Viagens e bastidores

5 curiosidades de Baku que você não sabia

Baku é uma mistura bem única. Foto: Julianne Cerasoli

1 Não se engane pelo visual de Baku na TV

Sabe aqueles prédios bonitos que aparecem na televisão na transmissão? São basicamente os únicos. Na rua de trás, já é bem diferente. E as curiosidades de Baku não param por aí. O Azerbaijão é daqueles países em que há muita riqueza, que não chega à maioria da população. O dinheiro vem das reservas de petróleo e, principalmente, de gás.

2 O trabalhador azeri muito provavelmente não vai ao GP

O ingresso mais barato, para ver só os treinos livres de sexta-feira, comprado antecipadamente, custa mais que o salário mínimo no Azerbaijão, que é de 41 dólares por mês (!). A entrada não sai por menos de 61. Por isso, a F1 sofre resistência popular devido ao alto investimento, mas os organizadores garantem que o retorno em termos de turismo compensa o que é gasto com sobras.

3 O país fez parte da União Soviética, mas não é apenas russo

O Azerbaijão é uma mistura no mínimo inesperada: na comida, muita influência turca. Na cultura, muito da Rússia. E, na região, a influência é da vertente de islamismo praticada no Irã, o xiita.

entre as curiosidades de Baku estão a influência da Turquia e do Irã
Foto: Julianne Cerasoli

4 Se for para o Azerbaijão, não vá para a Armênia. E vice-versa

Quem viaja por aquele pedaço do mundo costuma ir para Azerbaijão, Geórgia e Armênia na mesma tacada. Mas tem um problema: os azeri odeiam os armênios e vice-versa, então você será questionado por um se tiver o visto do outro no passaporte.

Isso tem a ver com um conflito que já dura quase 100 anos no território Nagorno-Karabakh, que declarou independência mas segue oficialmente fazendo parte do Azerbaijão.

Trata-se de uma região de maioria armênia mas que faz parte do país vizinho desde uma decisão de Stalin na época em que a região fazia parte da União Soviética.

Foto: Julianne Cerasoli

5 Uma família controla o país há anos

Basicamente tudo se chama Aliyev, que é o sobrenome do presidente desde 2003, Ilham Aliyev. Como tanto tempo? O mandato lá é de 7 anos, com reeleição infinita. Isso foi alterado em 2009. Antes, eram 5 anos de mandato com só uma reeileição permitida. E adivinha quem foi o presidente antes dele, de 1993 a 2003? Seu pai, Heydar Aliyev. Ele venceu as duas últimas eleições com 85% dos votos, em meio a relatos de ataques à liberdade de expressão. E tem cargo para a família toda no governo, claro. Então, trata-se de um regime democrata. Desde que não digam o contrário.

Um comentário em “5 curiosidades de Baku que você não sabia”

Deixe uma resposta