5 curiosidades do Canadá que você não sabia - Julianne Cerasoli Skip to content

5 curiosidades do Canadá que você não sabia

A sede do GP da Fórmula 1, Montreal, é o tipo da cidade pela qual você se apaixona assim que chega. Mas logo que avista a primeira porta absurdamente grossa, lembra que é um lugar bem mais inóspito no inverno. Quando a categoria passa por lá, a cidade está voltando à vida após meses “hibernando”. Bora conhecer outras curiosidades do Canadá?

1 A F1 fala francês no Canadá

Não só a corrida, mas muito da relação do Canadá com a Fórmula 1 está restrita à região de Quebéc, onde o francês também é língua oficial. Os dois canadenses que venceram corridas – Gilles e Jacques Villeneuve – vieram de lá, assim como os dois canadenses do atual grid (Lance Stroll e Nicholas Latifi, inclusive, são de Montreal, onde a corrida é disputada). E essa história de falar francês não fica só na teoria: as pessoas começam a conversa com o típico Boujourhi, e seguem no idioma que você responder.

2 Montreal é um canteiro de obras em junho

Uma das curiosidades do Canadá é que o clima torna difícil fazer a manutenção das cidades

A cidade sempre parece um canteiro de obras quando a F1 passa por lá. Isso porque junho é um dos poucos meses em que o clima colabora para fazer melhorias. O inverno lá é pra lá de rigoroso: mesmo as médias de temperaturas máximas durante os primeiros meses do ano não passam de 0 grau. Eu disse médias.

3. A cidade tem um labirinto subterrâneo

E onde as pessoas ficam? Há grandes complexos de lojas e escritórios subterrâneos, muitas vezes conectados às estações de metrô, e nos quais é bem fácil se perder (que dizer, pelo menos para mim é, mas eu também me perco em shopping, então…). As janelas são grossíssimas e as portas, bem mais pesadas que o normal.

4. País de imigrantes = comida boa

O Canadá é um país formado em grande parte por imigrantes e continua recebendo muita gente até hoje. Na população atual, 20% não são nascidos lá. Historicamente, os nacionalidades que mais emigraram para lá foram os britânicos, chineses, indianos, filipinos e italianos. Isso, como sempre, significa muita comida boa e de muita variedade nas grandes cidades.

Há vários contrastes entre o velho e o novo em Montreal. Foto: Julianne Cerasoli

5. Canadá tem 20% das reservas de água do mundo

É um fato que 20% da água de todos os lagos do mundo estão no Canadá. Mas o país não tem tantos rios. Então, se a conta é dos recursos renováveis de água, o país tem 9% do total do mundo. Ainda é bastante, claro, mas neste quesito quem ganha é o Brasil, com mais de 12% dos recursos de água renováveis do mundo!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquise
Redes Sociais
As últimas
Navegue no Site

Adicione o texto do seu título aqui