Viagens e bastidores

5 curiosidades da Bélgica que você não sabia

Foto: Julianne Cerasoli

O país é o palco de uma das corridas mais legais e mais tradicionais do calendário da Fórmula 1. Mas será que há curiosidades da Bélgica que você não sabia?

Mais Turistando na Bélgica

Por que o GP da Bélgica é um dos melhores para ir

O que se come de bom no GP da Bélgica e no GP da Itália

1 Um país dividido em dois, e a pista fica na divisa

Se fala francês e flamengo na Bélgica. Mas que raios de língua é essa, que tem nome de time de futebol? É basicamente o mesmo que holandês, mas com um sotaque mais leve (eu diria, mais afrancesado, como se fosse possível holandês ser afrancesado). É a língua oficial da parte norte da Bélgica, de onde Verstappen vem (sim, ele é nascido na Bélgica, a uma meia hora da fronteira com a Holanda). E a pista? Fica ao sul dessa região, mas logo na divisa. Mais um motivo para explicar por que os torcedores de Verstappen se sentem em casa.

2 Alerta de segurança máximo

Quando você chega a Bruxelas, seja de trem, seja de avião, sempre tem a impressão de que a cidade está com um alerta máximo de terrorismo. Afinal, não é comum na Europa ver policiamento com metralhadoras em locais de grande movimento – na verdade, em lugar algum. Por isso, Bruxelas se destaca. E é uma tensão que você também sente nas ruas, em uma intensidade maior que em outras capitais europeias.

3 Sem catchup na batata fria

São várias as coisas que os belgas acreditam fazer melhor do que ninguém. Cervejas, chocolates, waffles e, é claro, batata frita, já que foram eles quem as inventaram. Mas nada de colocar catchup na batata quando estiver com lá: a tradição é comer com maionese.

curiosidades da bélgica: batata frita é com maionese, e não catchup

4 Os belgas têm a menor cidade do mundo

Falando em chocolate belga, é ele que move a auto-proclamada menor cidade do mundo, chamada Durbuy – e que não fica longe da pista de Spa, sendo considerada a porta de entrada para a floresta das Ardenhas. E o quão pequena seria essa cidade, que pouco mudou desde o século XVI? Dizem que dá para andar de uma ponta à outra em cinco minutos…

5 Uma conexão inesperada entre Bélgica e Itália

Existe um ponto curioso que une a Bélgica à Itália, sedes de duas corridas que, tradicionalmente, são realizadas em sequência na Fórmula 1. Há um número curiosamente grande de italianos vivendo na Bélgica. Eles ficam atrás apenas dos holandeses e dos franceses que, além de vizinhos, têm ainda a vantagem de falar alguma das línguas oficiais do país.

Mas e os italianos? Eles começaram a chegar em grande número na diáspora da pós-unificação italiana (nas últimas décadas do século XIX) e se fixaram em grande número justamente na região onde fica a pista, mais precisamente na cidade de Liège.

2 comentários em “5 curiosidades da Bélgica que você não sabia”

Deixe uma resposta