As mensagens de rádio da F1 – parte 2 - Julianne Cerasoli Skip to content

As mensagens de rádio da F1 – parte 2

As mensagens de rádio da F1 são geralmente passadas pelos engenheiros de pista de cada piloto, mas os chefes de equipe também podem falar com eles
@McLaren

Nesta segunda parte da lista de mensagens de rádio da F1 estão as frases que estamos mais acostumados a ouvir nas transmissões: os rádios que ditam a estratégia da prova. Na primeira parte, separei as mensagens mais técnicas, sobre mudanças na regulagem do carro.

Plano A, B, F…:

Raramente as equipes vão para a corrida com a estratégia definida. Eles preveem alguns cenários detalhadamente antes da prova e dão nomes a cada um deles, plano A, plano B, etc.

Isso porque eles sabem que os rivais têm acesso a seus rádios e não querem entregar o jogo. Mais recentemente, alguns times começaram a usar o ‘’plano F’’, que nada mais é que buscar a volta mais rápida (fastest lap) para ter o ponto extra.

Target minus 12

Coloquei 12 apenas como exemplo, mas é algo que tem a ver com o item anterior. Para esconder sua estratégia, quando é necessário mudar a volta em que o piloto vai parar por conta de um desgaste excessivo, por exemplo, o engenheiro vai comunicar dessa maneira: vamos até 12 voltas a menos do que nossa volta-alvo (target), que foi acertada antes da corrida.

Estamos em estratégias diferentes

Muito usada quando um companheiro de equipe está próximo do outro e o engenheiro quer convencer quem está na frente a ceder passagem. É o mesmo que dizer ‘’ele está mais rápido porque tem um composto diferente de pneu, ou porque acabou de fazer a parada’’, ou ‘’não dispute com ele no momento porque essa não é sua corrida’’.

Janela de Safety Car

Se Hamilton, por exemplo, ouve que precisa aumentar o ritmo para que Perez fique em sua janela de SC, isso quer dizer que, se houvesse um SC naquele momento, Lewis parasse e Sergio não, o mexicano ficaria à frente. Então a janela de SC é uma quantidade de segundos necessária para se fazer um pit stop sob regime de Safety Car e voltar com pista livre.

Cuidado com o delta/Fique positivo/Keep the delta positive/Dash positive

Ouvimos isso principalmente em períodos de Safety Car Virtual. Isso porque o display de cada piloto vai mostrando o quanto ele está abaixo ou acima do tempo de referência (que será um tempo compatível com aquele em que eles rodariam se houvesse um SC ‘de verdade’). Eles querem ficar acima do tempo referência, para mostrar que diminuíram o ritmo, então por isso a linguagem usada é ‘’fique positivo’’.

É mais raro ouvir o contrário, ‘’fique negativo’’, mas acontece nos momentos em que pode ser vantajoso andar o mais devagar possível, e o engenheiro está tentando evitar que o piloto seja punido por isso. Uma inlap na classificação, por exemplo.

Por que se fala tanto sobre pneus nas mensagens de rádio da F1?

Mensagens de rádio da F1: Lewis Hamilton é conhecido por reclamar dos pneus e dar dor de cabeça para o engenheiro Bono
Lewis falando com Bono

‘’Bono, my tyres are dead’’ virou a frase clássica do rádio na F1. Até porque Bono (Peter Bonnington, engenheiro de pista de Lewis Hamilton) não dá a mínima para o que seu piloto diz. E porque a reclamação geralmente vem acompanhada de vitória para ele. 

Faz sentido ouvir falar tanto em pneu no rádio, afinal, é a parte que liga a pista ao carro, e também por isso vai mudando ao longo da corrida. Os pilotos sentem as mudanças com muita facilidade e o que eles trazem de informação é algo a que os engenheiros não têm acesso. 

Ok, eles podem ver os tempos de volta, prever qual seria o tempo ideal naquele momento com o tanto de combustível que o carro tem. As imagens da TV e dos fotógrafos contratados pelos times ajudam a ver a formação de bolhas, por exemplo.

Eles têm acesso às informações sensores que mostram a temperatura dos pneus e também acusam alterações de pressão, mas eles precisam da informação do piloto sobre a degradação.

Entre uma reclamação e outra, eles perguntam como estão em relação aos outros e, depois de pararem, questionam muitas vezes sobre o jogo que foi retirado, pois sabe que os pneus são analisados para que a equipe saiba quanto de borracha restou neles e tenha mais uma variável para avaliar na parada seguinte ou se vai até o final.

Durante a corrida, muito da conversa será sobre a condição dos pneus e com os engenheiros ‘cantando’ a corrida para o piloto. Eles falam das distâncias, se algum rival tem direito a usar a DRS, se o vento mudou de direção, se há alguma nuvem que vai trazer chuva em 10 voltas (e que, como sabemos, nunca chega), etc.

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