Horários, características da pista e tudo sobre o GP de São Paulo

. (Photo by Dan Istitene/Getty Images)only //

Max Verstappen e a Red Bull chegam ao Brasil em um bom momento no campeonato, depois de derrotarem a Mercedes em uma pista na qual eles sempre se deram bem nos Estados Unidos e confirmarem seu favoritismo no México. Mas a maneira como, de uma hora para a outra, Verstappen e Perez começaram a escorregar para todos os lados na classificação no circuito Hermanos Rodriguez mostra o quão rápido o pêndulo pode pender para um lado ou para o outro.

O ‘apagão’ da classificação aconteceu porque a Red Bull não conseguia fazer o pneu macio funcionar em uma volta lançada quando a temperatura caiu um pouco na Cidade do México. Não foi nenhuma mudança dramática, o que dá a medida da importância de se colocar o carro na janela correta. No domingo, com mais calor e pneus mais duros, foi a Mercedes quem sofreu, com superaquecimento.

Para o Brasil, a expectativa é de temperaturas mais próximas ao que foi visto na Turquia, ou seja, abaixo de 20ºC. E foi lá que aconteceu o grande apagão da Red Bull justamente porque eles não conseguiam fazer o pneu funcionar. Este, também, é o cenário preferido para a Mercedes.

Um fator complicador é o formato do final de semana, com apenas um treino livre antes de ser definida a configuração para a classificação e as duas corridas. Por outro lado, diferentemente das outras sprint, a definição do primeiro grid não será tão tarde, ou seja, as equipes terão menos preocupação em ter de acertar o carro para lidar com temperaturas muito diferentes entre as sessões.

Na pista, a Mercedes pode usar sua velocidade de reta superior no primeiro e último setores, e a Red Bull deve ser melhor no segundo. Agora que os alemães conseguiram (e isso até mesmo Christian Horner atesta) melhorar o desempenho de seu motor na altitude (o que já seria um fator menos importante se a previsão de que não faça calor se confirme, já que a perda deles está relacionada à maior necessidade de refrigeramento), o duelo será mais apertado do que se esperava inicialmente.

Notas de estratégia

Se tem uma coisa que as duas sprint mostraram é que a corrida do sábado pode ser morna, mas escancara para as equipes e pilotos o tanto que eles precisam arriscar no domingo – e não é coincidência que os dois acidentes entre Hamilton e Verstappen tenham acontecido em domingos de finais de semana de sprint.

No sábado, se a previsão de que não fará calor se confirmar, os pneus não devem se desgastar o suficiente para criar uma diferença grande entre quem largar de macio e quem escolher o médio. A não ser, claro, que chova, pois há essa possibilidade.

E olha que Interlagos nem precisa de chuva para ter corrida maluca, como quem testemunhou o final incrível de 2019 pode testemunhar. A estratégia vencedora no último GP Brasil acabou sendo de três paradas por conta de um Safety Car, mas, antes disso, não havia muita diferença entre uma e duas paradas. Em 2018, no entanto,a tática de uma parada foi melhor. A diferença foi o quão distanciado o meio do pelotão estava, permitindo que os pilotos administrassem o ritmo e os pneus.

Mas os estrategistas vão tentar manter suas estratégias flexíveis. Isso porque Interlagos teve nove períodos de Safety Car nas últimas cinco corridas, uma média muito maior do que o normal.

Fique de olho

Pierre Gasly foi um dos nomes do último GP no Brasil e também da última corrida no México. O nível de downforce em Interlagos é bem mais baixo do que o usado no Hermanos Rodriguez, mas a AlphaTauri se aproveita bem do motor Honda e, colocando os pneus na janela correta na corrida, Gasly pode se meter na briga de Ferrari e McLaren mais uma vez. Lembrando que a McLaren deve voltar a aparecer bem, agora com ambos os pilotos de unidade de potência nova. A Ferrari parece ter um pacote melhor no momento, mas Interlagos guarda semelhanças com o Red Bull Ring, onde Lando Norris até segurou um tal de Hamilton.

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