Viajando para o GP

GP de São Paulo ao vivo: Turistando na F1

Muitos de vocês sabem de todas as dicas para ver o GP de São Paulo ao vivo em Interlagos, imagino que muita gente ainda sonha em ir ao GP brasileiro porque, vamos combinar, os ingressos não são baratos e a cidade (que já não é nenhuma barganha normalmente) costuma se inflacionar também. Mas, aconteça o que acontecer, leve uma boa capa de chuva e se prepare para viver quatro estações do ano em um dia!

Para os assinantes do No Paddock da F1 com a Ju, fiz um podcast com guia com dicas de torcedores aqui.

Para quem viu o vídeo que postei contando minha experiência na arquibancada A em 2008, quando chegaram a tentar tirar minha blusa sem eu perceber: Eu sei que os caras que estavam ao meu redor passaram de qualquer limite, mas isso não significa que o discurso de “não é tudo isso, é só ir de roupa larga e não ir no banheiro sozinha” sirva de consolo. Mesmo falar alguma coisa para uma mulher que esteja passando do seu lado que você não conheça já constrange. Para nós, é “a parte chata” de Interlagos. E não precisava ser assim.

Ah, “mas autódromo está cheio de homem bêbado em grupo e você sabe como eles são”… pois bem, vou contar outra história. Meses antes daquele GP do Brasil, estava em Valência, no GP da Europa, sozinha na arquibancada. Aquela pista era do lado da praia e fazia um calor infernal, perto dos 40ºC (não por acaso, depois tiraram aquela corrida do mês de agosto, auge do verão europeu, porque era impraticável). Vi que algumas mulheres estavam na arquibancada com a parte de cima do biquini e shorts, mas todas estavam acompanhadas por homens. Decidi fazer o mesmo e ver no que dava, mesmo estando sozinha. Sabe o que aconteceu? Nada. Absolutamente nada. E olha que a Espanha não é das sociedades mais igualitárias da Europa.

Voltemos ao Brasil?

Compre ingresso para: setor A

Ali atrás está o setor A

Não é o melhor, especialmente se chover, mas tem um dos melhores custos-benefícios da temporada se levarmos em consideração a vista, que pega a subida do café e a reta e boa parte do miolo, dependendo de onde você fica. Infelizmente, como não se respeita a numeração dos ingressos, é preciso chegar cedo para ter a melhor vista (e, quem sabe, pegar a sombra da árvore), já que é um setor bem grande. O preço é de 990 reais.

Hospede-se em: Morumbi, Berrini ou perto de Congonhas

Ok, o melhor mesmo é encontrar uma vaguinha na casa de amigos caso você não more em São Paulo. Mas é preciso levar em consideração o tempo que pode ser perdido de carro ou de transporte público. Por conta disso, o melhor é ficar o mais perto possível da pista, sem ficar exatamente em Interlagos, que não é das áreas mais charmosas da capital paulista.

A opção de Congonhas vale a pena porque tem um ônibus especial saindo de lá. As demais levam em consideração a proximidade da linha esmeralda da CPTM, lembrando que a opção de ir de trem é melhor para quem vai de setor G.

Vá de: trem + Uber ou ônibus

A dica é não ir até a estação Interlagos, parar um pouco antes, e completar com Uber. Digo isso para quem vai ficar no setor A, já que é uma bela caminhada desde a estação até lá em cima. Também há a opção do ônibus especial saindo de Congonhas. É fácil, mas tem a questão do trânsito especialmente na sexta. Sábado e domingo costuma ser mais tranquilo para chegar (claro que o trânsito será enorme perto do circuito, mas pelo menos será apenas lá).

Quanto fica ver o GP de São Paulo ao vivo?

Essa pergunta é difícil de responder, porque a passagem vai depender de onde você está vindo, obviamente. A hospedagem dá para garantir por menos de 2000 reais chegando quinta e saindo segunda e São Paulo é uma cidade que pode ser cara, mas que tem opções para todos os bolsos. Os preços dentro do circuito são astronômicos como em todo evento grande.

Vale a pena ver o GP de São Paulo ao vivo?

Especialmente com as corridas cheias de reviravoltas que temos tido em São Paulo e com o atrativo extra de poder ver duas corridas, já que o GP brasileiro é fim de semana de sprint, vale a pena passar por alguns perrengues para participar da festa. Você fica muito perto da pista em Interlagos, esse é um diferencial enorme. É uma experiência muito legal para qualquer fã de F1.

Deixe uma resposta