Viagens e bastidores, Viajando para o GP

10 curiosidades do Bahrein que você não sabia

10 curiosidades do bahrein

1 Leve uma jaqueta mesmo se a previsão for de calor

Toda vez que você entrar em um ambiente, vai congelar. O ar condicionado é considerado quase como um cartão de visitas imprescindível. Então não se assuste da temperatura ir de mais de 30 graus para menos de 20 quando entrar em qualquer estabelecimento. Essa é provavelmente uma das 10 curiosidades do Bahrein que você não sabia.

2 Circuito de Sakhir é atração turística

A F1 é tão importante para o turismo do Bahrein que ganha destaque nas propagandas estatais e nas que são mostradas pela maior companhia aérea do país, a Gulf Air. Eles agora estão tentando atrair outros eventos, mas a categoria foi a primeirona a “colocar o país no mapa”, em 2004.

3 Aeroporto é aula de sociologia

O aeroporto de Manama é interessante do ponto de vista geográfico-sociológico, já que recebe muitos voos de e para lugares que fogem dos nossos livros de história. Não é raro eu seguir um grupo com traços e vestimentas cuja origem não consigo identificar para ver qual o voo eles vão pegar. Brincadeira maluca? Talvez. É claro que o aeroporto de Dubai também tem muito disso, mas, por ser menor, em Manama me parece que as diferenças são mais latentes.

4 Eles não gostam de calçada

O conceito de calçada passou longe por lá. A sociedade é muito voltada para os carros (o litro da gasolina sai por pouco mais de US$ 0,50). E o calor pela maior parte do ano desencoraja caminhadas. Então é bem normal que o que seriam calçadas na verdade sejam só um amontoado de areia.

5 O parque de diversões dos sauditas

Os dias de semana na capital Manama são sossegados até que chega a quinta-feira, o equivalente à sexta para os muçulmanos. Milhares de sauditas cruzam a fronteira sedentos por álcool e mulheres. É raro um hotel que não tenha também uma balada, e elas viram a noite.

6 Bahrein é uma ilha. Mais ou menos

O Bahrein é uma ilha (na verdade, um arquipélago de 33 ilhas) então a ligação com a Arábia Saudita é feita por uma longa ponte. E o mais curioso é que a fronteira fica bem no meio dela. Quem não tiver visto, pode ser obrigado a dar meia volta. Mas dizem os locais que não tem pôr do sol mais bonito do que lá, bem no posto de controle da divisa com os vizinhos.

7 Bahrein é mais liberal que os vizinhos

O Bahrein é bem mais liberal também em relação às mulheres na comparação com a Arábia Saudita ou mesmo o Qatar. Não são todas as muçulmanas que cobrem a cabeça por lá, e não existe um código de vestimenta para as estrangeiras. Por outro lado, o voto feminino é uma conquista recente: as barenitas só passaram a votar em 2002.

8 Presença norte-americana

O Bahrein é um dos aliados norte-americanos no Oriente Médio. Os americanos inclusive têm uma base naval no distrito de Juffair, onde muita gente da Fórmula 1 se hospeda. A cooperação vem desde a época da primeira Guerra do Golfo, em 1991.

9 Conexão Bahrein-Portugal

10 Curiosidades do Bahrein Foto Julianne Cerasoli
Vista do Forte do Bahrein. Foto: Julianne Cerasoli

Tem um pedacinho de Portugal por lá. Trata-se de um forte que não foi erguido pelos portugueses e cuja construção começou em 2300 a.C. O local serviu como capital de uma importante civilização local, os Dilmum. Mas foi ao conquistar o que hoje é conhecido como Qal’a que os portugueses se instalaram na ilha, em 1559. Contudo, a presença dos portugueses não durou muito: em 1602, foram expulsos por locais. 

10 Qualidade de vida é alta no Bahrein

Não que eles tenham se isolado desde então. O Bahrein já liderou ranking de melhores lugares para estrangeiros morarem no mundo e ainda é considerado o melhor lugar para expatriados no Oriente Médio. Isso significa que as pessoas preferem ir morar lá do que na mais famosa Dubai.

Um comentário em “10 curiosidades do Bahrein que você não sabia”

Deixe uma resposta