F1 GP da Arábia Saudita horários e guia - Julianne Cerasoli Skip to content

Guia do GP da Arábia Saudita

O palco do GP da Arábia Saudita é a segunda pista mais longa do campeonato (perdendo apenas para Spa-Francorchamps) e a segunda mais veloz (a média de velocidade fica atrás apenas de Monza).

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São 27 curvas, algumas cegas, muitas feitas em pé embaixo, com uma configuração interessante de DRS: são três, praticamente em sequência, sendo que o ponto de detecção da segunda fica no final da primeira zona, e o mesmo ocorre entre as zonas 2 e 3. Ou seja, pode valer a pena só emparelhar, permanecer atrás nas zonas de detecção e só ultrapassar na terceira.

Curiosidades e contradições da Arábia Saudita

A pista sofreu algumas alterações para aumentar o nível de segurança, já que a combinação entre curvas cegas, alta velocidade e poucas áreas de escape não era das melhores. Além disso, como a obra de Qiddiya, que vai sediar a pista permanente do GP da Arábia Saudita, está atrasada, a F1 deve ficar em Jeddah pelo menos até 2026.

É bem hardcore. De pé embaixo com os muros próximos e alta velocidade. É disso que nós gostamos, é o que dá adrenalina.”

Valtteri Bottas

O traçado tem alguns pontos interessantes: as primeiras curvas são bem estreitas, então os pilotos vêm de uma reta de 500m e, de repente, o espaço diminui, o que gera uma largada potencialmente complicada.

O restante do primeiro setor é técnico e o foco dos pilotos será maximizar o ângulo nas entradas das curvas a fim de não perder tempo na sequência que começa na 4 e só vai terminar na 12. Eles não vão ter muita chance de respirar no primeiro setor, e a temperatura e umidade locais não ajudam.

O segundo setor começa com a curva a 13, de 180°, em inclinação (ainda que não tão dramática quanto a de Zandvoort), seguida por curvas de pé embaixo pelo menos na classificação, iniciando a sequência de três zonas de DRS, entre o fim do segundo setor e todo o terceiro, culminando com a curva 27, ufa, a última!

Como acertar o carro para o GP da Arábia Saudita

Pode ser complicado encontrar o melhor acerto para o circuito de Jeddah, com as poucas informações que os times têm sobre a pista e apenas uma sessão de treinos livres acontecendo à noite, ou seja, com as temperaturas de pista mais próximas do que os pilotos vão encontrar na classificação e na corrida.

Afinal, não é uma corrida ao entardecer. A largada é às 20h locais. Então a temperatura já está bem diferente do FP1 e FP3.

Em termos de configuração de carro, equipamentos que naturalmente gerem menos arrasto são favorecidos. Em uma escala de 1 a 5, o nível de downforce desejado é de apenas dois, então algo mais próximo de Monza.

Ultrapassagens no GP da Arábia Saudita

É uma pista bastante estreita e com muros muito próximos, além de ter muitas curvas. Ok, muitas delas exigem só uma pequena correção no volante, mas também são cegas, então não são lugares de ultrapassagem.

E dá também para tentar algo na primeira chicane, com uma boa possibilidade de ter de sair da pista ou para completar a manobra, ou para não bater. Em comparação com a prova de abertura no Bahrein, são esperadas menos ultrapassagens, até porque o desgaste de pneus não é tão acentuados. As corridas das Arábia Saudita não costumam chegar a mais de 30 ultrapassagens, um número relativamente baixo.

Isso tem a ver com o layout da pista, mas também com a baixa degradação de pneus. A pista de Jeddah é considerada a terceira em que é mais difícil de se ultrapassar na temporada.

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Qual é a melhor estratégia no GP da Arábia Saudita

A grande surpresa da estreia de Jeddah no calendário foi a qualidade do asfalto, bem mais aderente do que se esperava. Isso fez com que os pneus funcionassem bem e a escolha de C2, C3 e C4 por parte da Pirelli se tornasse até um pouco conservadora. Mesmo assim, ela foi mantida para 2024.

O desafio do ponto de vista estratégico é equilibrar o fato de o circuito de Jeddah ser daqueles em que a posição de pista é mais importante que o ritmo, devido à dificuldade de se ultrapassar, e a alta possibilidade de Safety Car ou mesmo bandeiras vermelhas. Então as equipes ficam de olho nas janelas de SC e têm de reagir rapidamente.

Como foi em 2023

A Red Bull começou a temporada com problemas técnicos nas duas primeiras corridas, e com Sergio Perez andando no mesmo ritmo de Max Verstappen em Jeddah. Max largou em 15º justamente uma quebra no eixo de transmissão, foi ajudado por um Safety Car na volta 18, que o colocou na mesma estratégia de Perez, a 5s do mexicano logo que se livrou rapidamente de Russell e Alonso na relargada.

Tinha muita corrida pela frente, mas Verstappen não conseguiu diminuir a vantagem. E olha que ele seguiu acreditando que poderia passar Perez e Max só parou quando passou a sentir um ruído na parte traseira. Faltavam 12 voltas. Vendo a distância e calculando os riscos, decidiu que era hora de aliviar.

Como aconteceu no Bahrein, o ritmo de corrida de Fernando Alonso foi o segundo melhor da pista e o espanhol foi novamente ao pódio com a Aston Martin.

2 Comments

  1. Sem entender quase nada de automobilismo, me foi sugerido este blog pelo café com velocidade. E gostei demais da forma clara que vc aborda o assusto. Fica de fácil entendimento pra leigos como eu. Parabéns pelo trabalho.


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