F1 GP da Espanha quanto custa e dicas - Julianne Cerasoli Skip to content

GP da Espanha ao vivo: Turistando na F1

A primeira coisa que você vai descobrir quando começar a planejar uma viagem para ver o GP da Espanha ao vivo é que ele não é exatamente em Barcelona. Mas dá para ver a corrida e ainda curtir uma das cidades mais autênticas da Europa, e de quebra ainda ver os craques do Barça em campo.

LEIA TAMBÉM: Comendo muito mais do que deveria em Barcelona

O torcedor só tem de se preparar para o calor, até porque a prova será realizada no começo de junho em 2023. E também levar em consideração que o GP da Espanha não é exatamente conhecido pela boa organização, muito menos pela boa qualidade da comida. Ainda mais agora que voltou a lotar nos patamares da época da Alonsomania.

Por outro lado, as arquibancadas garantem boa visão. O general admission (aquele ingresso que te dá entrada, mas sem lugar na arquibancada) é bastante razoável. E os preços são mais baixos que em outras provas europeias.

Compre ingresso para: setor F

A exemplo do que acontece em Interlagos, várias arquibancadas no Circuito da Catalunha oferecem uma visão bastante boa dos carros. Então as arquibancadas do miolo e especialmente do último setor são recomendáveis. Mas indicaria a arquibancada F por dois motivos: visão da parte final da reta e do maior ponto de ultrapassagem da pista. E é uma arquibancada coberta (já citei que faz calor em Montmeló em junho?). O ingresso para os três dias custa 660 dólares.

Para quem não se importa em torrar no sol, o general admission é uma boa porque a grama tem alguns morros em que dá para ver bem a pista, principalmente entre as curvas 6 e 8, bem no miolo. Mas se prepare para ter de chegar cedo, principalmente no domingo. O ingresso para os três dias de GA é pouco mais de 220 dólares.

LEIA TAMBÉM: Um começo cheio de dúvidas na F1 e um dia “glorioso” em Barcelona

É preciso confirmar isso com os organizadores, mas em anos anteriores era permitido sentar em qualquer arquibancada na sexta-feira, mesmo tendo ingressos para GA.

Crianças de até 5 anos entram de graça no general admission, mas não podem sentar nas arquibancadas. De 5 a 15, pagam meia-entrada. Assim como pessoas acima de 65 anos. Todos que tiverem ingressos para os três dias podem fazer o pitlane walk no final da tarde de quinta-feira.

Hospede-se em: Barcelona

Pode parecer uma obviedade, mas não é bem assim: o GP da Espanha é disputado em Montmeló, a 40min da capital catalã. Mas o acesso à pista é fácil com o transporte público e vale a pena ficar na cidade e poder curtir as atrações de Barcelona. Até porque as cidadezinhas próximas à pista não são das mais movimentadas.

Para facilitar, pesquise acomodações próximas às paradas do trem para Montmeló, como Sants, El Clot-Aragó e Sant Andreu. A linha é a R2.

Vá ao GP da Espanha ao vivo de: trem ou carro

Ir de trem é fácil, mas também gera a necessidade de uma caminhada de pelo menos 25 minutos até a pista. Em teoria, dá para pegar um táxi na estação de Montmeló, mas eles nem sempre estão à disposição.

Quem não quiser andar, tem a opção de pegar o ônibus especial de GP que a Sagales costuma prover. A linha sai da Estació del Nord, te deixa bem perto da entrada e custa 18 euros ida e volta.

O mais cômodo é alugar um carro, mas a própria organização aconselha evitar agora que a prova voltou a lotar. As vias de acesso à pista depois que você sai das rodovias principais se afunilam muito e houve engarrafamentos em 2022. O estacionamento custa cerca de 30 euros para os três dias e não sei como é a situação nas áreas para torcedores, mas é comum ocorrer furtos nos carros dos jornalistas. É quase um clássico de Barcelona.

Não perca: Sagrada Família e Camp Nou

Sim, visitar a Sagrada Família é batido e Barcelona tem outros vários encantos. Outras construções de Gaudí (recomendo ir em todas!) são fantásticas também. A noite vibrante e longa. A praia é daquelas longas e com areia (trazida do deserto). E tem o futebol, claro. Inclusive, já consegui ver semifinal de Champions League em semana de GP!

Combine com: Andaluzia

Uma região encantadora, com forte influência árabe e uma cultura bem diferente de outras partes da Espanha. Mas, ainda assim, mais espanhola impossível. Vai entender. Sevilha pulsa de dia e de noite e Córdoba tem na Mesquita-Catedral uma das construções mais impressionantes e carregadas de significado que já vi.

Só fica a dica de ir ANTES do GP, pois em meados de junho o calor já começa a beirar o insuportável por lá, mesmo para nós brasileiros.

Quanto fica ver o GP da Espanha ao vivo?

A passagem sai por cerca de 600 dólares. O hotel sai por cerca de 500 para o GP (e há boas opções de Airbnb mais baratas) e o ingresso por menos de 660 (ou menos de 220 no caso do general admission). Os preços subiram um pouco agora que a prova passou para junho, mais perto do verão europeu.

Barcelona é a segunda sede europeia mais barata do campeonato da F1, atrás só de Budapeste. E, como toda cidade grande, tem opções para todos os gostos. É possível encontrar menus (refeições completas) por menos de 20 dólares.

Não é necessário ter visto prévio para brasileiros entrarem na Europa (isso muda em 2025. É possível ficar, sem visto, por até 90 dias a cada 180 dias nos países que fazem parte do Tratado de Schengen.

Lembrando que este não é o gasto mínimo para ver o GP. E, sim, o melhor custo-benefício:

GP da Espanha quanto custa

Vale a pena ver o GP da Espanha ao vivo?

Se for uma desculpa para conhecer Barcelona e curtir a cidade, vale. E também está longe de ser uma das corridas mais caras ou complicadas do pontos de vista da logística. Como clima para um torcedor de F1, a prova acaba deixando a desejar.

É bom lembrar que o GP da Espanha foi um dos que tiveram seus problemas de infraestrutura revelados pelo aumento do público em 2022. Houve problemas no transporte. Faltaram trens mesmo com esquema especial e também táxis. Mas a grande reclamação foi devido à falta de postos de hidratação e o alto custo das garrafas de água (3 euros). Isso deve ser corrigido neste ano, ainda mais com a prova acontecendo mais próxima do verão.

3 Comments

  1. Juliane, é verdade ou você percebe nos comentários das pessoas mais antigas que Barcelona ficou mais cara após a olimpíada de 1992?

  2. Julianne sensacional tuas dicas! Além de um jornalismo com muita informação, a leveza e gentileza de compartilhar generosidade e experiência !


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquise
Redes Sociais
As últimas
Navegue no Site

Adicione o texto do seu título aqui