F1 GP de Mônaco horários e tudo sobre - Julianne Cerasoli Skip to content

Guia do GP de Mônaco

Ir bem no GP de Mônaco é uma questão de ir entrando no ritmo aos poucos, sem fazer grandes revoluções no acerto, sem tentar encontrar o limite logo de cara. É ir construindo a confiança até aqueles minutos finais do Q3 na classificação.

É na compreensão de que é preciso construir uma simbiose entre você, o carro e cada muro e ondulação da pista (cujo nível de aderência vai aumentando bastante a cada volta) que o piloto faz a diferença em Mônaco.

AQUI OS HORÁRIOS DO GP DE MÔNACO

Conquistando a pole ou um bom resultado para sua equipe, é meio caminho andado para a glória no domingo. Quem largou na frente ganhou mais de 45% das corridas por lá. Caso contrário, as chances de recuperação não são das maiores.

Como acertar o carro para o GP de Mônaco

Quando você projeta o carro, já dá para ter uma boa ideia se ele vai se dar bem nas ruas de Mônaco, de tão específico que o circuito é. E não tem muito o que você possa fazer aerodinamicamente para mudar isso: é a mecânica que vai fazer a diferença.

É claro que você vai colocar a maior asa que tiver, e vai haver um nível máximo de downforce para seu carro que pode ser menor que o de seu rival. E não há muito o que você possa fazer quando esse é o caso. O jeito é somar os pontos em Mônaco e aproveitar quando isso vai ser vantagem, como em Monza, por exemplo.

Você também vai amaciar as suspensões, deixar o carro se movimentar o máximo possível, porque seu piloto vai atacar as zebras. E vai beliscar o muro algumas vezes. O ângulo do volante será maior, ou não dá para fazer o hairpin do Fairmont.

O carro precisa não só apontar para a curva com agilidade, mas girar com agilidade. Além disso, a tração é fundamental, ou seja, a aderência mecânica conta muito.

Falando em pneus, quem geralmente sofre com superaquecimento, tem um fim de semana tranquilo em Mônaco. Quem não consegue colocá-los na temperatura ideal tem um pouco mais de trabalho, mas eles não são uma peça tão fundamental quanto em outros GPs.

Ultrapassagens no GP de Mônaco

Não é exatamente a turbulência que dificulta as ultrapassagens em Mônaco, então não foi por isso que a corrida de 2022, com os novos carros, teve 13 ultrapassagens. E nem por isso que o GP de 2023 teve incríveis manobras. Sim, bem abaixo da média das temporadas, mas bem mais do que a única ultrapassagem registrada em 2021.

Os GPs diferentões de 2022 e 2023 tiveram a ver com a chuva. Em 2022, caiu um dilúvio quando os carros estavam no grid, o que embaralhou as estratégias. Em 2023, a água apareceu mais para o final da prova.

Sem isso, simplesmente não há espaço para se ultrapassar se o piloto da frente não errar ou se a diferença de rendimento entre os dois carros for gritante.

LEIA TAMBÉM: Como é e quanto custa ver o GP de Mônaco ao vivo

Não havendo espaço, o piloto acaba ficando por muito tempo atrás do outro, e tudo vai superaquecendo, até que ele tem de se afastar um pouco. Basicamente, você só passa se o rival deixar a porta aberta. E acidentes acontecem quando os pilotos veem uma porta aberta e ela na verdade era só uma fresta.

Já vimos ultrapassagens em vários cantos em Mônaco, mas o ponto principal é na saída do túnel. Ano passado, a única ultrapassagem do GP foi no hairpin. Tentativas na Ste Devote e na Rascasse podem dar certo, mas precisam de um pouco de colaboração da outra parte. Caso contrário, o muro está lá para servir de testemunha.

Qual é a melhor estratégia no GP de Mônaco

A estratégia para o GP de Mônaco tem uma regra: posição de pista. Como é muito difícil ultrapassar em condições normais, vale mais a pena ficar lento na pista e parar só uma vez do que tentar qualquer outro tipo de tática.

Já vimos corridas estrategicamente mais variadas por lá quando os pneus se desgastavam mais. Um exemplo clássico foi a batalha de 2011, com Vettel com duas paradas, Alonso com três e Button com quatro separados por menos de 2s5 no final. Mas quem ganhou? Vettel, que optou em focar em posição de pista, ou seja, em parar o mínimo de vezes possível.

Photo: Wolfgang Wilhelm

Em outro exemplo mais recente, Lewis Hamilton mal conseguia fazer o carro virar nas últimas voltas, mas conseguiu segurar Max Verstappen com pneus de 67 voltas. Novamente, a Mercedes focou na posição de pista e levou.

Isso aconteceu por conta de um SC, que aparece em 80% das corridas em Mônaco. Claro que tudo depende do momento em que a corrida é neutralizada, mas ele tem mais chance de jogar a favor de estratégias em que se faz a primeira metade da corrida com menos mais duros. Isso porque estes pilotos podem esperar por mais tempo na pista e aproveitar a interrupção para economizar cerca de 10s com a parada.

Como foi o GP de Mônaco de 2023

O GP de Mônaco foi o mais perto que Fernando Alonso chegou de vencer em 2023.

Max Verstappen conseguiu uma das poles mais difíceis do ano, em um circuito cheio das ondulações que a Red Bull não gosta e em um sábado complicado em termos de temperatura de pneu. No domingo, ele optou por largar com o pneu médio, enquanto Alonso, ao seu lado, estava com o duro. Havia vários pilotos com essas duas opções no grid, e a ideia de largar com o duro era ficar na pista o máximo possível esperando a chuva que era prevista para o final.

Então Verstappen tinha que abrir uma vantagem para neutralizar isso ao mesmo tempo em que preservava o pneu para tentar, também, esperar a chuva. E ficou claro que ele tinha conseguido fazer o pneu médio durar mais que o duro de Alonso quando começou a chover. A opção conjunta com a equipe foi trocar pelos médios, pois a previsão era de uma chuva leve. Mas não foi, e ele teve de voltar para os boxes mais uma vez.

Verstappen ficou na pista uma volta a mais que Alonso, por pouco não abandonou, mas conseguiu se arrastar até os boxes e colocou o pneu de chuva. Assim como a decisão do começo da prova, houve interpretações diferentes por todo o grid. As Mercedes logo colocaram pneu de chuva, as Ferrari tentaram ficar. Foi um caos. E foi assim que Esteban Ocon chegou ao pódio.

2 Comments

  1. Suas colocações são sempre em lúcidas, virei seu fã
    Obrigado

  2. Eu tenho criticado bastante o Mazepin, mas você acha que essa dificuldade dele com as bandeiras azuis se deve a talento/adaptação ou simplesmente é desprezo pelos rivais?


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