Julianne Cerasoli

Alonso x Massa: nem com os pneus preferidos

Felipe Massa Fernando Alonso
Posição na classificação
Tempo da Classificação (Q3) 1′15.688 (+0.253) 1′15.435
Posição na corrida 15º
Volta média na corrida 1′22.550 (+1.941) 1′20.610
Voltas 69/70 70/70
Pit stops 4 2

Confira a corrida de Massa e Alonso volta a volta

Finalmente vimos Alonso e Hamilton roda a roda novamente, justamente na pista em que, em 2007, os problemas internos da McLaren se tornaram impossíveis de ignorar. O espanhol andou no ritmo do inglês a corrida toda, mas três momentos com retardatários arruinaram suas chances de vitória– e de tomar a liderança do campeonato.

Primeiro, na tentativa de passar Buemi pela liderança, perdeu tração na saída da L’Epingle e facilitou para Hamilton. Depois, quando voava para retomar a liderança nos boxes, encontrou uma Lotus e perdeu tempo. E, nas últimas voltas, pegou Chandhok numa saída de curva e, novamente, perdeu tração e permitiu a ultrapassagem de Button. Aliás, ninguém passa mais facilmente que esses 2 prateados!

Massa e Liuzzi pareciam ligados por algum ímã

Interessante é que o mesmo carro que chegou 1min atrás na Turquia andou de igual para igual no Canadá – com os pneus com que se dá melhor e mais curvas de baixa. Pelo ritmo, Massa andaria na toada das Red Bull, mas o acidente na largada o fez ter um trabalho de recuperação, no qual não é particularmente especialista.

Dá para notar nos gráficos que o ritmo de Felipe caiu mais drasticamente que o de Alonso nas voltas de antecedem as paradas, o que sugere problemas em cuidar da durabilidade dos pneus. Das 69 voltas que completou (chegou 1 atrás), foi melhor em 22, mas a diferença chegou a 1s em três fases da prova, o que pode ser atenuado pelo tráfego e pelas estratégias diferentes. Mas é impossível negar que Massa foi dominado pelo companheiro mesmo usando seus compostos “favoritos”: médio e super macio.

Sair da versão mobile