Julianne Cerasoli

Coreia marca fracasso e domínio do conjunto Vettel-Red Bull

Eis a última vez em que vimos Vettel a pé

GP da Coreia, 2010. Sebastian Vettel faz a pole, pula bem na largada e controla o ritmo na frente. Nada que não tenhamos visto algumas vezes neste ano, senão por uma quebra de motor que, àquela altura, parecia que o tirava da luta pelo título. Um ano depois, aquele momento se tornou emblemático: é a última falha do conjunto Red Bull-Vettel.

De lá para cá, o alemão venceu nada menos que dois terços das corridas disputadas, ou 12 de 18 possíveis, conquistou quatro segundos lugares, um terceiro e um quarto. Sim, o bicampeão completou todas as voltas disputadas desde aquele dia! Além disso, largou na pole em 14 oportunidades no período.

Outra marca que mostra o tipo de domínio imposto por Vettel é o de número de voltas na liderança. Daquela quebra na Coreia até esta vitória incontestável em Yeongam, são 760 voltas na ponta de um total de 1073, ou pouco mais de 70%. Neste ano, liderou 651 das 947 disputadas (68.74%).

Maior número de voltas lideradas em uma temporada

Ano Piloto Voltas Total % na liderança
1992 Nigel Mansell 694 1036 66.99
2004 Michael Schumacher 683 1122 60.87
2011 Sebastian Vettel 651 947/1133 68.74
1994 Michael Schumacher 646 1046 61.76

Ela pode não ter sido comemorada como muitos esperavam, mas a pole de Lewis Hamilton impediu que a Red Bull alcançasse duas marcas importantes: de construtor com o maior número de poles consecutivas e segunda equipe na história a largar em primeiro em todas as corridas de uma temporada.

O último recorde pertence à Ferrari, no longínquo 1952, enquanto a primeira é das Williams de Adrian Newey do início dos anos 1990.

Equipe Nº de poles Corridas
Williams 24 GP da França 1992 – GP do Japão 1993
McLaren 17 GP da Alemanha 1988 – GP da Alemanha 1989
Red Bull 16 GP de Abu Dhabi 2010 – GP do Japão 2011

Porém, a Red Bull ainda pode superar a McLaren e a Williams em maior número de poles – ambas têm 15 – em uma temporada se confirmar Vettel ou Webber na ponta nas três próximas corridas. Se as três forem de Vettel, o alemão supera Nigel Mansell no quesito.

No dia em que a Red Bull se sagrou bicampeã de construtores, a McLaren comemorou sua 700ª largada. São 174 vitórias (24.9%) e 147 pole positions (21.0%). Só a Ferrari tem mais largadas, com 828.

Os “150 GPs” de Massa

A equipe italiana, inclusive, comemorou o 150º GP de Felipe Massa. No entanto, o brasileiro largou pela 149ª vez e, como esteve por duas vezes em finais de semana nos quais não largou – GP dos EUA em 2005 e, obviamente, da Hungria em 2009 – não deu para entender muito bem a conta.

De qualquer forma, o piloto agora é o terceiro em número de largadas da história da Ferrari, com 97, atrás apenas de Rubens Barrichello – o qual superará no início do ano que vem – e Michael Schumacher, que tem 180.

Schumacher VS Vettel

Vettel tem colocado seu nome em diversas listas de pilotos que conquistaram mais isso ou aquilo em uma temporada. Quase sempre com a companhia de sua referência de infância, Michael Schumacher.

Muitos começam a imaginar se conseguirá chegar nas 91 vitórias de Michael e nem é preciso dizer que Vettel tem um longo caminho pela frente. Já discutimos aqui o quão difícil é construir e manter um time dominante por tanto tempo quanto a Ferrari conseguiu no início dos anos 2000 – equipe pela qual Schumacher conquistou 79% (72) de suas vitórias (mesmo tendo disputado 63% de seus GPs na Scuderia).

Além disso, outra dificuldade é consistentemente converter essa supremacia em vitórias. A média de vitórias de Schumacher na Ferrari é de 40% – isto, em uma gama de 180 GPs e 11 temporadas, sendo que em pouco menos da metade a Scuderia não tinha o melhor carro. A média atual de Vettel, com três temporadas de Red Bull, sendo duas e meia de domínio, é de 36,5%.

Apesar de alcançar os números de Schumi seja tarefa dificílima para qualquer um, não dá para negar que Vettel tem se esforçado em 2011. Pelo sistema de pontuação pré-2010, o alemão teria 143 e estaria a seis de bater o recorde de maior pontuação em uma temporada – 148 de Michael em 2004, num total de 18 provas.

Isso nos leva à porcentagem. Vettel somou até agora 87,3% dos pontos possíveis, contra 84,71% de Schumacher em 2002. Com mais 54 pontos acumulados nas últimas três provas, bate mais esse recorde. Já que sua média até agora é de impressionantes 21,8 pontos por corrida, se mantiver o ritmo chegará a cerca de 414 após o GP do Brasil. Na moeda pré-2010, isso significaria cerca de 170 pontos!

Sair da versão mobile