Julianne Cerasoli

Deixem os meninos brincar

Motor Racing - Formula One World Championship - German Grand Prix - Race Day - Hockenheim, Germany

Teve toque para tudo o quanto era lado e até carro virando de ponta cabeça. E os comissários? Assistiram praticamente impassíveis. Praticamente, pois Jean-Eric Vergne levou dois pontos na carteira por não ter devolvido a posição para Romain Grosjean durante uma disputa.

Confesso que desconfiei quando, há algumas semanas, saiu a notícia de que os comissários seriam menos “cricris” daqui em diante, mas pelo menos esse início de nova fase tem sido promissor. Havia chegado a um momento em que todo acidente teria que ter um culpado, um punido. Mas Fórmula 1 não é trânsito, é competição, um tenta superar o outro e, às vezes, as coisas não terminam bem. É o popular shit happens.

Como na batida visualmente espetacular da largada. O próprio Massa admitiu que não fazia a mínima ideia que Magnussen estava por dentro. E nem tinha como saber, pois sua visão estava encoberta. Da mesma forma, o dinamarquês tinha direito de estar ali e esperar que Massa deixasse espaço. Talvez, se fosse um piloto mais experiente, de certa forma pilotaria pelo outro e seria mais cauteloso, mas daí a apontar culpados é um longo caminho.

Sim, pilotar pelo outro. É isso que Alonso faz muito bem e demonstrou mais uma vez na Alemanha, com dois acompanhantes de luxo: Vettel, cada vez melhor no roda a roda, e Ricciardo, absolutamente espetacular na defesa mesmo com pneus mais usados.

E daí vem o caso Hamilton. Lewis nunca pilotou pelos outros, não tem paciência para isso. Na verdade, ele conta que os demais estão pilotando por ele. É como se ele dissesse: “Você sabe que eu vou colocar de lado, então é melhor ir recolhendo”. Por um lado, isso lhe fez ter grandes recuperações e nos deu momentos épicos. Por outro, o fez correr riscos desnecessários. O quanto de risco vale a pena correr quando se disputa um campeonato com um piloto tão limpo como Rosberg promete ser a chave do título para ele.

Sair da versão mobile