Antes do início da temporada, um dos temas que mais chamou a atenção foi a relação de marchas fixa. Expliquei por aqui que os engenheiros não consideravam isso um grande desafio, mas ainda assim o que vimos nestas quatro primeiras corridas foram variações na forma como cada time abordou a questão.
Trago para vocês estes gráficos compilados por um dos leitores do site F1Technical, chamado hollus. Ele foi inserindo os dados das quatro primeiras etapas para chegar a estes resultados e separou Sauber, Caterham e Marussia por falta de resultados consistentes até aqui. Além disso, apesar de não aparecer no gráfico, a Mercedes chegou à oitava marcha no GP da China.
É curioso vermos as diferenças entre as equipes com motores Mercedes, com o time de fábrica e a Force India optando por marchas mais longas do que Williams e McLaren. Como expliquei aqui, ter marchas curtas ajuda na reaceleração e prejudica a velocidade final, portanto, como temos visto Massa e Bottas voarem nas retas, isso mostra como falta downforce ao carro.
É possível mudar essa relação de marchas uma vez no ano mas, com esse cenário, podemos esperar, pensando nos circuitos mais extremos do campeonato, uma Williams e McLaren melhores em Mônaco e uma Force India e Toro Rosso mais fortes em Monza, por exemplo.
Não deve ser coincidência o fato das equipes com motores Ferrari – o time de fábrica, Sauber e Marussia – terem uma seleção bem semelhante. E a Red Bull, como de costume, optou por marchas mais curtas.
Além das velocidades em si, essas opções também implicam nas rotações utilizadas. O regulamento prevê um máximo de 15000rpm. Porém, a restrição de fluxo de combustível em 100kg/h tem feito com que os motores trabalhem bem abaixo disso. A Force India é a única que está batendo em 13000 a 14000 porque suas 4ª e 5ª marchas são muito espaçadas, mas isso só ocorre por instantes. Além de gastar mais combustível, isso também exporia a unidade de potência a quebras. Aliás, com essa configuração, será interessante ver se alguma equipe vai conseguir “bater no limitador” até o final do ano!
