F1 Só a “sorte” explica a corrida de Vettel em Abu Dhabi? - Julianne Cerasoli Skip to content

Só a “sorte” explica a corrida de Vettel em Abu Dhabi?

A decepção do sábado deu uma chance a Vettel, e ele a aproveitou

“Ele deve ser a pessoa mais sortuda da Fórmula 1”, riu Lewis Hamilton. “O Safety Car ajudou muito”, emendou Felipe Massa. Mal terminou o GP de Abu Dhabi e os rivais se apressaram em diminuir os feitos de Sebastian Vettel, que ganhou 21 posições em relação à largada para chegar em terceiro.

Há duas maneiras de olhar o feito: os detratores apontarão sorte e um carro configurado para ultrapassar; os admiradores, a prova cabal de que o bicampeão sabe ultrapassar e se dar bem largando mais atrás. Contudo, nenhuma delas explica completamente a corrida do alemão. Uma grande parcela de competência o colocou em posição de desfrutar da sorte. Algo que compararia à corrida de Alonso em Valência: o espanhol teve seus méritos ao escalar o pelotão, ter ritmo forte quando precisava, ultrapassar sem pestanejar, para depois herdar a vitória. Vettel veio de (muito) mais de trás e teve tantos méritos (e sorte) quanto seu rival.

Passemos um pente-fino na corrida do alemão, que contava com um equipamento preparado para ultrapassar após a primeira grande decisão da Red Bull após o mal-explicado erro do combustível (cuja culpa, segundo o time, é da Renault): largar do pitlane. Além de dar 10km/h a mais de reta a Vettel por meio de configurações de asa e câmbio, o tirou de uma primeira volta que seria das mais complicadas: Rosberg, Grosjean, Di Resta e Senna foram parar atrás de Vettel – o brasileiro chegou a tentar devolver a posição, em disputa que custou a primeira parte da asa dianteira da Red Bull – e Hulkenberg ficou pelo caminho. Com isso e se livrando das nanicas em 8 voltas, Vettel subiu a 13º, a 23s do líder.

Mas havia uma preocupação: seu ritmo não era semelhante ao dos líderes quando tinha ar livre, mesmo considerando que estava com os pneus médios. Seria pela asa ou o pneu macio era o melhor para a corrida? Essa questão teve uma solução apressada pelo segundo golpe, causado pelo mal entendido com Ricciardo atrás do Safety Car. E provou que o pneu macio seria o mais rápido e durável.

A primeira parada tão cedo não estava nos planos, nem mesmo a equipe sabia se os pneus aguentariam. Mas não havia escolha. Na relargada, Vettel usou muito bem a aderência (pelo pneu novo) e temperatura a mais (por não tê-lo aquecido atrás do SC) para escalar rapidamente, passando, além das nanicas, Di Resta, Grosjean, Senna novamente, as Toro Rosso com óbvia facilidade e Schumacher. Ganhou 10 posições em 11 voltas, todas na pista, antes que a rodada única de pit stop começasse.

A grande “sorte” de Vettel é que o primeiro SC o tirou do “confronto direto” com carros que seriam mais difíceis de passar pois fatalmente encontraria as Sauber e Massa e perderia mais tempo que, somado aos 23s que levava do líder na oitava volta, tornaria a diferença irrecuperável para alcançar o pódio. Mas, com 25 voltas completadas, Vettel estava a 22s do líder, com a parada custando cerca de 19s.

Passada com louvor a fase das ultrapassagens, o alemão adotou o ritmo da ponta, sendo alçado à segunda posição após os pit stops. Mais importante: os três primeiros haviam colocado mais de 12s nos demais pela “barreira” chamada Grosjean, que tentava ir até o final com pneus tão usados quanto os de Vettel e limitava os avanços de Maldonado, Perez e companhia, abrindo uma janela importante atrás de Button.

Isso deu margem de manobra para a Red Bull: se os pneus de Vettel acabassem, terminaria em quarto. Se o parassem, quarto seria o pior cenário. Resolveram dar uma chance para o alemão repetir a estratégia de Montreal e conseguiram mais três pontos com a ultrapassagem sobre Button.

Dificilmente esta ultrapassagem teria acontecido sem o segundo Safety Car. Vettel teve três voltas com ar livre após passar Button, e foi 0s5 mais rápido em uma e 1s nas duas últimas. Não dá para saber o quanto o inglês estava forçando. E o bicampeão havia voltado da parada 15s de Jenson, com 18 voltas para o final, diferença dizimada pelo Safety Car.

O saldo é de oito ultrapassagens descontando as nanicas e ritmo forte quando necessário. Carro voando na reta? Pneus melhores? Desde que o mundo é mundo ninguém sai passando todo mundo na F-1 só com o braço. Vettel fez um trabalho irretocável e teve seu resultado final aumentado pelas circunstâncias. Em um campeonato de oportunidades, colocou-se, mais uma vez, em posição de aproveitá-las. No equilíbrio entre sorte e competência, prefiro a abordagem pragmática do próprio líder do campeonato. “We had the chance to fuck it up but we didn’t.” Simples assim.

52 Comments

  1. É isso aí. Embora ele tenha se desculpado por essas palavras depois. 😉

    A expressão de Christian Horner numa entrevista pré corrida era de pura tensão, ele disse que se Vettel chegasse em 8º já seria lucro. Ainda segundo Horner, o alemão estava surpreendentemente tranquilo e confiante antes da prova.

    Vettel deu realmente um show e neutralizou a desvantagem. Alonso estava com um ar de desânimo momentos antes de subir ao pódio. Seu esforço tinha sido em vão.

    Sorte é fundamental mas é preciso estar no lugar certo pra aproveita-la. Kimi que o diga.

  2. E eu acho o espírito de liderança do Vettel mais legal do que o do Alonso. O Vettel é mais discreto, mostrando calma quando todo mundo queria “cortar os pulsos” – palavras do Horner, eu acho. O do Alonso é mais espalhafatoso, com repetidas situações de exagero.

    Porque vamos lá, o cara corre pela Ferrari, 400 milhões de dólares de orçamento por ano (acho que é isso, né?) aí diz que se sente um samurai lutando com uma espada pequena contra um exército, tenha dó… hehehe

  3. Alonso é um gênio das pistas, vê-lo pilotar é como assistir Jimmy Hendrix tocar guitarra ao vivo. Ele está entre os dez maiores pilotos de todos os tempos. Nenhum piloto seria capaz de fazer o que Fernando faz com essa Ferrari.

    Vettel e Red Bull representam uma perfeita fusão. Carro e piloto foram feitos um para o outro. É simplesmente incrível ver como o alemão se encaixa perfeitamente ao RB-8. Junto, os dois são a perfeita combinação homem-máquina.

    É muito bacana termos esses caras hoje na F1.

  4. Julianne, com todo respeito eu ainda acho que o Vettel precisa mostrar bem mais do que isso pra ser considerado um dos grandes da F1. Mikka Hakkinen é bicampeão e não encheu os olhos do mundo. Button é campeão e nem assim é o rei da cocada preta.

    Alonso está sendo tão aclamado por estar mantendo a briga aberta com um carro inferior. Isso é coisa de gente grande.

    De resto, minha torcida é que a Mercedes dê um carro bom para LH ano que vem. Não precisa ser o mais rápido, só precisa ser confiável. A velocidade, se não for muita diferença, ele tira no braço. Aí a briga vai ser bonita de verdade.

    • Com apenas 25 anos, ele só está atrás de Schumacher e Senna em número de poles e já está na lista dos 10 maiores vencedores da história. Carro muito superior? Acho que Mark Webber pode te responder que apenas isso não é suficiente.

      • Também penso assim.
        Acho que o pessoal esquece que a RedBull tem dois carros….
        Ou então consideram o Webber o pior piloto do Grid… Já que com um carro muito superior e dominador extremamente melhor que a Ferrari, ele permanece constantemente atrás…

    • Vettel esta semnpre sorrindo? Um brinde a sua humildade e carisma. Ele é o melhor piloto no melhor carro. Voce diz essas coisas mas adoraria ver Choronso com o carro da RedBull. Vettel teve muitas vitórias ainda com a Toro Rosso. Quando Schummacher foi para a Ferrari, ele passou toda sua experiencia a equipe e assim foram campeões 7 vezes. E Choronso??? O que fez ???
      Eu colocaria o Vettel como o melhor do grid. Este rapaz é um fenômeno desde que entrou na F1. Nunca sentiu pressão, nunca tem momentos ruins, nunca se envolve em falcatruas, choradeiras no rádio, jogos psicológicos, etc. Ganhou uma corrida de ponta a ponta com uma Toro Rosso, sendo um iniciante na F1. Seus números de vitórias e Pole Positions são incríveis pela sua idade.

      • É aí que eu cito o famoso, nem 8 nem 80. O Vettel é sem dúvida muito bom, mas não teve muitaS, e sim uma vitória pela Toro Rosso, a única deles até hoje, diga-se de passagem. Também foi ruim e errou muito em 2010, devido a pressão por conquistar o título, que você disse que ele nunca sentiu. Quando ele quase perdeu o título, correu pra ganhá-lo. Então, Vettel não é o melhor absoluto. Mas seu argumento sobre o que fez o Alonso para melhorara Ferrari é realmente um ponto válido. Tudo está sendo feito ao redor do Alonso e ele agradece dizendo que é pouco. Eu se estivesse na equipe já teria pedido minha conta e ido nem que seja pra Toro Roso. O Alonso esquece que está ainda em disputa pelo mundial pq a estratégia da Ferrari deu certo na maioria das vezes, a Ferrari neste quesito está errando muito pouco este ano, bem como no box, que ela pode não ter a melhor marca, mas está sempre perto dela. Então, se o Alonso está brigando, não é só 90% talento e 10% equipe.

  5. Agora eu quero ver ele falar q. o SC estragou a corrida dele…ou q. a FIA estava de complo contra ele como no GP-Europa…eheehe
    Eu vou na mesma opiniao q. os pilotos, acho q. o Vettel teve muita sorte, 02 SC nos momentos chaves pra ele, com o melhor carro do grid, q. mesmo ele errando ele chega na frente. Um fato é q com 15s de diferença para Jenson, com 18 voltas para o final, ele precisaria ser 0,833seg., No Minimo, mais rápido q. o JB para encostar nele até o fim da corrida.
    Portanto é as duas coisas, sorte e boa pilotagem…sorte essa q. a Ferrari nao soube aproveitar qdo ela tinha…agora corre atras do tempo perdido.
    Abrçs

  6. O pessoal duvida do talento do Vettel… Cara, em 2008 ele teve mais pontos na Toro Rosso que os pilotos da titular RBR. Sem contar aquela corrida de Monza.

    Em 2009 foi ele e não a Red Bull que chegou na Brawn. O Webber nem fez muito naquele final de temporada.

    Em 2010 Alonso era favorito e não conseguiu passar um Vitaly Petrov. Neste mesmo circuito. Durante a prova inteira. E o Vettel consegue chegar em 3º.

    Aí entra o fator sorte, claro que o piá teve sorte, mas o Senna pra ganhar a 5ª e 6ª corrida em Monaco também teve muita sorte, com gente abandonando a frente dele, e nem por isso questionam as 6 vitórias dele no principado. Alonso ganhou pelo menos 5 posições em Valencia, devido a problemas em quem vinha a frente (2 por não precisar ficar preso no piloto a frente e 2 por abandonos). Isso não foi sorte?!?! Fora disso chegaria em 5º, nada honroso. E ele guiou o carro da Ferrari, que fez a estratégia dele.

    O que eu digo é… Nem 8 nem 80… Não dá pra dizer que Vettel é só carro… Se fosse assim o guri ia sofrer na mão do Webber. Nem que Alonso é só talento. Ele não faz a estratégia, é o povo da Ferrari que faz, e teve muita estratégia que tirou ele de 11º pra 2º, de 7º pra 1º e por aí a fora. Então, Alonso não é só talento… Teve que fazer o que foi programado pra ele, tal qual Vettel.

    E não se enganem… Agora o carro da RedBull tá uma máquina… Mas só depois de Valencia… Até ali era Mclaren e Ferrari quem ditavam o ritmo do campeonato.

    PS.: Queria ver esses carros voltar ao primeiro circuito pra ver um novo tempo, pra vermos quanto em tempo eles ganham durante um ano de atualizações. Seria uma experiência legal, hein?!?!?!

    • Eu nem discuto.
      Alem de memória super fraca, mesmo com números mostrando que ele é um excepcional piloto, irão aferrecer a opinião negativa sobre ele.
      Então… é melhor deixar quieto e deixarem falar m*….

  7. Pedimos desculpas pela escolha de palavras da jornalista

  8. Droga teclei Enter antes de terminar. Carambola, desculpe pelo Droga. M*, desculpem pelo carambola…

  9. Comparar Vettel, que é um bom piloto, mas ainda não é um fora-de-série, pois ainda não guiou carros ruins, com Webber, que é um piloto mediano, não serve de parâmetro, algo como comparar Alonso e Massa, Hamilton e Button, afinal sabemos quem são os melhores em cada equipe, os primeiros. Na disputa entre Vettel e Button, duvido que Hamilton deixaria o alemão passar, DUVIDO! Vettel pode chegar ao nível de Alonso e Hamilton, mas enquanto estiver sob as asas de Newey restará uma dúvida. Se de fato o alemão for para a Ferrari em 2014, aceitando um novo desafio sem Newey por trás, verei com bons olhos sua iniciativa por autoafirmação. Os grandes se fazem quando guiam carros medianos, pois até mesmo Damon Hill foi campeão…Ps: o demonstrativo de como um carro otimo pode ajudar um piloto mediano fazer bons pontos, vemos em Webber em comparação com Massa, afinal, a diferença de pontos entre os segundos pilotos de RBR e Ferrari é gritante! Podemos ver na prática o quanto um bom carro pode mascarar números!

    • Concordo com você,

      Se fosse o Hamilton no lugar do Button, o Vettel não teria terminado essa corrida…

      • FATO! Ia dar lambança!

    • Essa é somente sua opinião. Vettel é vitorioso

    • Vettel esta semnpre sorrindo? Um brinde a sua humildade e carisma. Ele é o melhor piloto no melhor carro. Voce diz essas coisas mas adoraria ver Choronso com o carro da RedBull. Vettel teve muitas vitórias ainda com a Toro Rosso. Quando Schummacher foi para a Ferrari, ele passou toda sua experiencia a equipe e assim foram campeões 7 vezes. E Choronso??? O que fez ???

      Eu colocaria o Vettel como o melhor do grid. Este rapaz é um fenômeno desde que entrou na F1. Nunca sentiu pressão, nunca tem momentos ruins, nunca se envolve em falcatruas, choradeiras no rádio, jogos psicológicos, etc. Ganhou uma corrida de ponta a ponta com uma Toro Rosso, sendo um iniciante na F1. Seus números de vitórias e Pole Positions são incríveis pela sua idade.

    • Pegue os vídeos da temporada 2008, Vettel na Toro Rosso, nem de longe a melhor equipe daquela temporada, e depois nos diga o que ele fez. Verá erros como em Melbourne, Barcelona e Silverstone. Verá também excelentes provas como em Mônaco, Canadá, Valencia, Spa, Cingapura, Fuji, Interlagos. E, claro, a lendária Monza!

      O mesmo Hamilton (excelente piloto, só não tem a cabeça no lugar) que você cita tomou pau da Toro Rosso de Vettel em Interlagos 2008, você viu bem, talvez não lembre… Hamilton decidiu fechar Maldonado em Valencia. Deu no que deu!

      • Hamilton fechou Maldonado em Barcelona.Piada nê!E eu jurava que o maldonado tinha voltado a pista perigosamente e batido em hamilton.

      • Caro Billy, mas não se esqueça que aquela Toro Rosso era um carro projetado por Newey e tinha motores Ferrari, e dirigida pelo experiente Gerard Berger…Portanto, não era uma HRT da vida! Não estou desmerecendo a corrida de Vettel, mas o alemão apesar dos números, ainda não está ao nível de pilotagem de Alonso e Hamilton, na minha humilde opinião.

        • É só vcs se lembrarem dos resultados do Vettel no primeiro semestre deste ano na F1! Fez nada! Agora conseguiram acertar o carro, virou gênio outra vez! Parem com isso. A F1 a um bom tempo é Campeonato Mundial de Carros, a um bom tempo não é mais de Pilotos! Tem carro ganha, não tem não ganha. Vide Barrichelo Vice mundial algumas vezes, Damon Hill campeão, etc,etc,etc.
          Em um ano por exemplo o Barrichelo foi Vice mundial no outro foi 15o. É isso.

        • Não era uma HRT, mas longe, muito longe de ser uma Red Bull e até mesmo uma Ferrari de hoje em dia.

          Não desmerecendo Hamilton, citado por você, ele só guiou Mclaren até hoje. Nesse ano, a equipe teve o melhor conjunto durante boa parte da temporada: da Austrália ao Bahrein (4 provas) e da Alemanha à Cingapura (5 provas). Nem por isso seus pilotos lideram o campeonato. Ter só o melhor carro não basta.

          No mais, apesar de ser um sítio concorrente, aconselho isso aqui: http://tazio.uol.com.br/blog/blog-do-tazio/a-real-importancia-de-adrian-newey

        • A Toro Roso foi a 6ª força do mundial, Vettel fez 35 pontos (seu companheiro apenas 4), terminou em 8º no mundial. Vettel tirou sim leite de pedra naquela temporada.

          Berger foi tão bom diretor que ninguém mais o quis para trabalhar com ele. Interessante ele ser tão bom. O alemão está sim…

          E quanto ao Hamilton. Só guiou Mclaren. Ano passado o Button era o único que podia com o Vettel e o Hamilton lá atrás. O Hamilton que não é tudo isso. Muito supervalorizado pra quem em 6 anos de Mclaren perdeu um título praticamente ganho (em 2007, tá era garoto, vamos colocar assim) e ganhou em 2008 por incopetência dos adversários, não méritos seus, depois não fez absolutamente nada. E os únicos anos “justificáveis” são 2009 e 2012 (que a Mclaren não lhe deu carro pra ser campeão.

          • Americo, Vettel é um bom piloto, fato, mas ainda precisa vencer sem ter o melhor carro. Vettel ainda não teve que suplantar as deficiências do carro…Vamos lembrar que a RBR foi apartir da segunda metade de 2009 o melhor carro, até hj…Portanto, guiar o melhor carro da categoria por 3 anos e meio, ajuda muito um piloto com potencial, algo que não pode ser dito do mediano Webber, que mesmo com limitações técnicas gritantes (afinal larga muito mal!!!), quase foi alçado a gênio com o imbatível carro de 2010. Imbativel, pois não sejamos ingênuos, afinal Alonso só chegou disputando o título com a RBR em 2010, pela briga interna livre dos austríacos, erros dos pilotos taurinos, e raríssimas deficiências técnicar do carro. Ou seja, Newey tem uma grandiosa parcela nesse sucesso.

  10. Eu não sei em critério algumas pessoas dizem que nehum outro piloto faria o que alonso faz na ferrari, o carro da ferrari em ritmo de coirrida é o melhor da temporada não teve nenhuma falha mecanica foi o melhor carro em algumas provas, o unico parametro para alonso é felipe massa os outros pilotos para serem parametros teria que está guiando uma ferrari. olha até felipe numa prova quando o carro esta bom foi mais rápido que alonso, nessa prova de agora alonso perdeu para uma lotus inferior a ferrari. tudo bem que kimi saiu em quarto e alonso em sexto mas alonso já na primeira volta ganhou duas posições assim como kimi madonaldo sem o kers não ofereceu resistensia para alonso,

  11. Julianne, como sempre vc eh muito sensata e expoe suas ideas de maneira muito clara, acho que o Vettel nao merece este campeonato nada mas por que ele nao pilotou e nao pilota um mal carro, o Alonso comecou o ano com uma carroca e mesmo assim ganhou corridas e chegou a lideranca do campeonato, essa corrida foi muito boa para o Vettel, entendo que vc explicou bem o que aconteceu e sabemos que ninguem eh bicampeao mundial por acaso, campeao talvez, mas bi nao, mas como me daria gosto em velo pilotar a Ferrari e dar uma RBR ao Alonso, ao Schumacher ou ao Hamilton, melhor, como seria legal dar uma RBR ao Pedro de La Rosa, tenho certeza que el ganharia algumas corridas, quem sabe ateh o Bruno Senna ganharia umas…mas esse eh um assunto para conversar de bar e um tema muito subjetivo, melhor esperar o campeonato acabar e que o melhor piloto passe por cima do melhor carro , ou que o melhor carro de a um pilot muito bom seu 3 campeonato.

  12. Julianne , desculpe tenho uma pergunta :

    Quantas zonas de ativacao de DRS tinham nesse circutio ?
    Essas mesmas zonas existiam em 2010 quando o Alonso tinha que passar ao Petrov ?

    Estou curioso por que muita gente disse que o Alonso nao passou ninguem la em 2010 e o Vettel passou quase todo mundo em 2012, estamos ou nao comparando laranjas com limoes ?

    Se nao me engano o Alonso apesar de nao ter um carro com as maiores velocidades de reta e nao tendo alterado sua relacao de marchas ultrapassou a alguns carros para chegar em segundo nao ??

    Obrigado

    • Não tinha dois locais de DSR em 2011. O RBR esse ano é bem melhor que a Ferrari do Alonso em 2011. O Alonso é mais piloto que o Vettel.

    • Fernando,
      Não havia DRS (hoje, há duas no circuito), além de ser uma época com outra abordagem em relação aos pneus. Pense que Petrov estava lá (assim como Rosberg a sua frente) porque havia ocorrido um SC na volta 1 e eles tinham colocado pneus que aguentariam com tranquilidade todo o restante da prova.
      Ali ficou claro que Alonso era mais rápido no geral, mas perdia em velocidade de reta (como ocorreu com Kimi contra Massa na Índia). Não sei se vc se lembra, mas Alonso chegou penduradíssimo nos motores no final daquele ano, enquanto a Renault estreava um propulsor no último GP. Some a isso uma configuração de muita carga aerodinâmica e dá para entender o que aconteceu.
      Ou seja, laranjas e limões. Por isso prefiro a comparação com Valência.

      • Muito obrigado Julianne, vc sempre super coerente, tambem acho sua comparacao muito mais valida, nada mas pensei en deixar esse tema um pouca mais claro jah que sao anos diferentes condicoes diferentes enfim.

        Obrigado outra vez.

      • Caramba Julianne
        Excelente resposta. Sempre tendo respostas sóbrias, coerentes e com embasamento lógico.
        Parabéns.

  13. Precisa análise, Julianne. Parabéns.

    Todo campeão precisa ter a sorte do lado e é incrível como ela acompanha os grandes pilotos. Vi Prost ganhar 51 corridas, destas, boa parte cairam em seu colo porque o 1º quebrou, o 2º rodou, o 3º teve pneu furado, etc. Ayrton Senna também teve seus momentos de sorte, assim como Piquet, Mansell,… Schumacher então nem se fala. Alonso teve seus momentos de sorte esse ano, mas agora ela parece ter virado para o lado de Vettel.

    Mas a grande verdade é que Sebastian fez uma brilhante corrida, e independente de sorte foi merecido o 3º lugar. Fazer o que ele fez numa pista difícil de ultrapassar não é para qualquer um. Teve sorte? Teve, em alguns momentos sim, mas seu talento foi o fator determinante para terminar em 3º, mais que a própria sorte.

    Um abraço, Julianne.

  14. Ju, parabéns pelo post. Disse tudo.

  15. Quer saber? Sorte é fundamental. Napoleão, quando escolhia um general, sempre perguntava a seus comandados: “Mas ele tem sorte?” É isso, sorte é fundamental.

    Vettel é um puta piloto e quem não enxerga isso é cego de pai e mãe.

    • Simples assim…. hehehehe…

  16. Otima e esclarecedora analise. Detecto uma diferenca muito grande entre o Alonso e Vettel; o senso de humor. Vettel está sempre na midia em condicoes espontaneas de puro bom humor. Ja Choronso sempre muito mala.

    Vettel ainda sera contestado mesmo apos o 5º titulo dele. Schumacher Vigarista que o diga…. Por ultimo, toda unanimidade é burra.

    • Pois é, isto está dando o que falar. E a FIA havia prometido mais rigor nos testes, mas parece que está fazendo-os nos pontos errados. Ou será que o mecânico colocou mais de 100kg de força nesse movimento? 😉
      Mas essa é a mágica de Newey: fazer algo que o regulamento proíbe de uma maneira que não está prevista nele, ou seja, está sempre um passo adiante.

        • Vale destacar, inicialmente, que a peça não é ilegal por flexionar, já que as regras ditam que o aerofólio dianteiro deve ser rígido no seu plano principal, as duas superfícies planas inferiores, aguentando a carga de dezenas de quilos estipulada pela FIA. Ninguém falou nada sobre o nariz, apenas que ele deve resistir ao crash-test obrigatório, o que pode ser feito com uma estrutura interna mais rígida.

          FONTE: http://www.correiodopovo.com.br/blogs/pitlane/?p=12444

          • Red, por mais que a matéria explicite muito, me parece algo como Brawn fez em 2009, ou seja, nas entrelinhas do regulamento, portanto ilegal, afinal, a movimentação das asas e bico, trazem ganhos aerodiâmicos visíveis! Se repararmos melhor, vemos que o bico também e flexiona…Esse é um lance típico de genialidade ilegal, afinal mesmo que os pesos da FIA não mostrem, mas as imagens são claras…Algo como a famosa “mão-de-Deus de Maradona”, pois todos veem, inclusive a FIA, mas deixam o pau quebrar! Assim é fácil vencer quatro corridas seguidas, sair de último e chegar em 3º…As imagens são claras! Newey é genial mas flerta com o ilegal muitas vezes, como o caso do mapeamento de motor que imitava o controle de tração! Imagina se fosse a Ferrari de Alonso???

  17. “mas deixam o pau quebrar!”

    Eu até te entendo, Wagner, mas na próxima corrida, repare bem no Slow Motion. Todas as asas, e não somente as da RBR, se flexionam.

    Podemos até dizer que o “ilegal” da Red Bull é mais evidente, porém, fica difícil pra FIA, cuja entidade mantém testes sob regras, punir pelas imagens de TV. Seria punir o pressuposto rasgando o regulamento.

    No futebol é diferente, pois não existe mais ou menos mão, tampouco testes neste sentido.

    Veja bem, não defendo a FIA, mas não é tão simples quanto parece. O que ela pode fazer é modificar os testes, o que já foi feito, mas não punir/banir pelas imagens, pois se as equipes passam pelos mesmos, puniria o legal. O regulamento seria desrespeitado.

    E, Wagner, deixo aqui uma retórica no ar > Será que as equipes aceitariam a punição/banimento pelas imagens de TV? Ou elas percebem que isso seria uma tremenda confusão de “acho isso/não acho”?

    • Caro, Red, teve algo parecido com as punições por vídeo, basta lembrarmos do F-duct da Mclaren, o qual a FIA julgou sua irregularidade pelas câmeras on board demonstrar o risco da retirada constante de uma das mãos do volante…Temos também o caso das asas dianteiras flexíeis da RBR em 2010/11 que em corrida quase tocavam o chão…Acredito que com toda tecnologia disponível hj, um dos motivos da competitividade da F-1 atualmente, é a restrição regulamentar, afinal, sabemos que se os engenheiros podessem fazer tudo o que imaginam, chegaríamos a “aberraões esportivas”, como controle de tração, mapeamento de motor (ainda hj usado), suspensão ativa, telemetria corretiva (hj não mais), limitador de velocidade nos boxes (na minha humilde opinião, deveria ser como antigamente, no freio e velocímetro; imagina quantas mudanças teríamos nas corridas por erros de approach e punições, tornando a categoria menos perfeita e robotizada, suscetível de erros e por quê não mais humana); simuladores (hj usados, mas que faz com que as equipes de maior poder econômico já cheguem aos circuitos praticamente com os carros acertados, criando um desnível para com as menores, retirando a tentativa de equilibrar as coisas em pista) enfim, fico na dúvida quando dizem que essas restrições punem a criatividade, atrapalha a transferência de tecnologia da categoria para a indústria automobilística, ora, balela, afinal, muitos produtos que a F-1 usa hj, como fibra de carbono e kevlar, não foram inventados por ela…o fato é: se a F-1 deixasse de existir hj, a indústria automobilística mundial continuaria a existir tranquilamente, pois com a capacidade técnica da indústria no geral, pesquisas sempre existirão, basta saber até onde o lucro e os interesses se unirão…

      • O duto da mclaren foi proibido no ano posterior. Então, sob esta ótica, o bico RBR ano que vem não pode ser usado. Beleza, tudo certo então.

        Sobre os simuladores, servem muito mais pra conhecer e se familiarizar com o circuito. Ainda não chegamos ao ponto de um simulador poder acertar um carro, considerando desniveis d epista, zebras, temperaturas, ventos, e outras condições que variam demais durante o final de semana.

        Sobre a F1 robotizada. Eu penso assim… Tudo a seu tempo… Hoje vivemos a era da tecnologia. Nada mais justo que a velocidade no pit ser comandada por computador. Agora outros auxílios retiram a precisão do piloto, e como o campeonato é pra ver o melhor piloto (em tese), então tem-se que retirar as ajudas eletrônicas mesmo.

        Sobre produtos que a F1 usa hoje não inventados por ela… Alguns foi a F1 que soube moldar para a industria automobilistica, mesmo não sendo a F1 a inventar. A F1 não inventou alumínio e ferro, mas os usa de vez enquanto… 😉

        Ainda assim concordo que a industria não precisa da F1. Mas, se depender da RBR, a F1 tbm não precisa da industria (não a automobilística), então tá tudo bem… hehehehe…

  18. Sobre o fato da transferência de tecnologia da pista para as ruas, basta lembrar da tentativa frustrada da Mclaren em construir um superesportivo com efeito solo, inviável tecnicamente? Não, mas financeiramente, afinal, nas disputas em pista, entra o dinheiro farto dos patrocinadores, querendo mídia, ao passo que na penunbra do dia-a-dia…Em uma entrevista, Emerson Fittipaldi falou sobre no futuro as linhas de montagem produzir carros de série em fibra de carbono…Minha humilde opinião há curto prazo (100 anos, kkkkk) é não, pois a indústria do aço é um cartel muito forte, além do alto custo produtivo da fibra de carbono na atualidade e sua mão-de-obra especializadíssima, hehe, money talks!

  19. Wagner, eu vejo da seguinte forma…

    Com base nos vídeos, a FIA proibiu o método de acionamento. Não havia e não houve testes neste sentido. [Aqui, só depende da subjetividade (seguindo o regulamento, claro)]

    Já no caso da asa, são realizados testes nas mesmas, logo, a FIA não pode utilizar, por meio da TV, do “eu acho que flexionou mais, vamos punir/banir”, pois a irregularidade, neste caso, deve ser apontada nos testes.

    Ela (FIA) pode criar regras (ser mais inteligente que os projetistas) que dificultem a implantação de tal asa pela RBR, mas não pode transgredir o regulamento. Se passou nos testes, está legal.

    [Desconheço a informação de que a RBR tenha sido punida (asa, tal como este caso) por imagens de vídeo]

    • Pelo que o Ross Brawn disse em entrevista à Autosprint, o “bico borracha” deve ser banido ano que vem. Parece ser mais um caso de algo que estava proibido pelo “espírito das regras”, como os ingleses gostam de dizer, mas não textualmente.
      Existe uma certa lógica interna de não mudar as regras no meio do jogo (isso não foi sempre respeitado, mas é um pedido recorrente das equipes), por isso o banimento vale para a temporada seguinte.O mesmo vai ocorrer com o DRS duplo.

      • Ju, quando vc fala da mudança das regras no meio do campeonato, basta lembrar que RBR e Mclaren ano passado, eram as equipes que melhor utilizavam o difusor soprado, quando no GP da Inglaterra de 2011 a FIA resolveu limitar em x % os efeitos dos gases, a Ferrari venceu o GP e aí surgiram os boatos de FIARRARI, daí a entidade voltou atrás no GP da Alemanha…Definitivamente baniram em 2012.


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