Turistando na F-1. E o que se come em Melbourne

A cara de Melbourne: Brunch saudável e com sustância

O melhor lugar para comer: Grain Store, ainda que nos fins de semana a fila de espera seja grande!

O que evitar: Não deixe para ir jantar tarde porque só vai sobrar chicken wings e pizza de qualidade questionável!

Quem acompanhou o Turistando na F-1 desde o começo descobriu qual a pegada de cada um dos palcos das 21 etapas na primeira temporada, em 2017, e teve uma ideia de onde é uma boa, onde é uma roubada ir – e isso depende de gosto, como fiz questão de mostrar: uma viagem a Spa, por exemplo, pode ser a realização de vida de alguns e se tornar um pesadelo logístico para outros.

Na segunda temporada do Turistando, as coisas ficaram mais práticas: quer ir para um GP? Pois, lá estava seu guia.

Mas nada era tão importante quanto o tema desta terceira temporada do Turistando: a comida. O calendário da Fórmula 1 traz alguns altos e baixos, mas nada como ter a mente aberta para provar coisas diferentes, mesmo que isso signifique quebrar a cara de vez em quando.

A primeira palavra que me vem à mente quando penso em comida e Melbourne é brunch. Para quem não sabe, esse termo vem da simpática combinação entre café da manhã – breakfast – e almoço – lunch – e significa uma refeição ainda regada a muito café, mas com um pouco mais de sustância do que um café da manhã.

Os horários em que tudo acontece em termos de programação de entrevistas e sessões de pista em Melbourne é responsável por essa minha fixação com o brunch, mas também é verdade que a cidade tem muitos lugares especializados nessa refeição – e não tem erro: nunca comi um prato ruim por lá.

Mas também tem outro motivo importante: a Austrália é um dos poucos países para os quais a F-1 vai em que o café é efetivamente bom e forte. É bem possível que seja café brasileiro, já que o país é o maior exportador do mundo, mas o que importa é a maneira como ele é preparado e a proporção entre grãos e água. E lá na Austrália eles entendem que café não deve parecer um suco, como na maioria dos outros lugares. Então é a hora de aproveitar e tomar o máximo de café que o corpo aguentar!

Mas o brunch, claro, vai além do café e revela uma característica marcante de Melbourne: é uma cidade ligada ao bem-estar, a refeições nutritivas. É claro que você, como em qualquer lugar do mundo, vai encontrar de tudo, especialmente porque a Austrália é um país formado por imigrantes, com comunidades de todos os lados – muitas, evidentemente, da Ásia, além de uma forte presença italiana – mas chama a atenção o número de restaurantes locais com propostas mais saudáveis e por muitas vezes veganas.

E com muito abacate. Ele é a estrela destes lugares, e um prato de brunch clássico de brunch seria algo como abacate, ovos, sementes como chia e afins, salada e azeite. Tudo colocado em cima de uma torrada generosa. Isso é a cara de MelbouRne para mim.

Quem gosta das diferentes culinárias asiáticas também terá muitas opções na Austrália, da Índia ao Japão, passando por Tailândia, Vietnã, China, etc. E, é claro, se nada disso apetecer, sempre há uma cantina italiana por perto!

Anúncios

4 comentários Adicione o seu

  1. ]Muguello[ disse:

    agora que notei… salada de polvo com mozzarella de búfala! Yummy!!!!!

    Curtir

  2. Ricardo disse:

    “Então é a hora de aproveitar e tomar o máximo de café que o corpo aguentar!” Kkkkkkkk me identifiquei!!

    Curtir

  3. pedro araujo disse:

    uma amiga filha de australiano (de perth, cidade do daniel riccardo, né) me contou sobre o cafe australiano.

    disse que tem a ver com a necessidade de estar alerta quando se viaja de carro pela australia, as estradas sao retas intermináveis, o cafe australiano ajuda a evitar cair no sono ao volante…

    Curtir

    1. Nunca tinha pensado nisso, faz sentido!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.