Esqueça dutos, difusores, até a chuva. A corrida do Canadá mostrou que, para ter emoção, é só complicar a escolha dos pneus. Com a necessidade por regulamento de usar os 2 compostos que a Bridgestone leva às provas durante a corrida, se um deles se esfarelar rapidamente, abre-se a porta para diferentes estratégias e ultrapassagens.
Os japoneses parece que farão sua parte, mudando os compostos em relação aos usados no ano passado para as próximas corridas. A tentativa é levar os pneus ‘errados’ e com performance bastante diferente entre eles para dar dor de cabeça às equipes.
São 4 tipos de pneu: duro, médio, macio e super macio. A diferença de composição faz com que eles variem em performance e durabilidade. Quanto mais rígido, mais durável e menos veloz.
Circuito | Pneus de 2010 | Pneus de 2009 |
Bahrein | Médio/Super Macio | Médio/Super Macio |
Albert Park | Duro/Macio | Médio/Super Macio |
Sepang | Duro/Macio | Duro/Macio |
Shanghai | Duro/Macio | Médio/Super Macio |
Barcelona | Duro/Macio | Duro/Macio |
Monte Carlo | Médio/Super Macio | Macio/Super macio |
Istanbul | Duro/Macio | Duro/Macio |
Montreal | Médio/Super Macio | N/A |
Valência | Médio/Super Macio | Macio/Super macio |
Silverstone | Duro/Macio | Duro/Macio |
Hockenheim | Duro/Super macio | N/A |
Hungaroring | Médio/Super Macio | Macio/Super macio |
Spa-Francorchamps | Duro/Macio | Médio/Macio |
Monza | Duro/Macio | Médio/Macio |
Cingapura | Médio/Super Macio | Macio/Super macio |
2 Comments
não seria mais indicado para a disputa, levar os quatro compostos,e deixar de exigir a troca? quantas variantes surgiriam. mesmo sem a guerra de fabricantes.
provavelmente seria muito caro e complicado de explicar aos espectadores. Só se voltasse aos moldes de 2006, eu acho, quando tinham que escolher qual o composto do final de semana todo na sexta.