- Fim de todos os apêndices aerodinâmicos, permanecendo apenas as asas dianteira e traseira.
- Pneus slick, sem ranhuras
- Limite de oito motores por temporada e de 18.000rpm
- Redução de 75% da largura da asa traseira e aumento de 800 para 950mm na altura; asas dianteiras ficam mais próximas ao solo e maiores (de 1400mm a 1800mm)
- Difusor traseiro mais longo (330mm a mais) e alto.
Em um período de ebulição política e econômica, com a F-1 sendo atingida em cheio pela crise mundial, o campeonato de 2009 ficou marcado pelo nascimento, título e fim da equipe Brawn, campeã com um carro fora de regulamento.
Mas o mais interessante deste conjunto de regras é que ele foi determinado após os estudos do chamado Grupo de Ultrapassagem a fim de deixar as corridas mais emocionantes e basicamente o que foi feito em 2009 está sendo revertido agora para… tornar as corridas mais emocionantes.
Perguntei a um dos membros do Overtaking Group, Pat Symonds, se ele não sentia que todo o trabalho tinha sido jogado no lixo – na verdade, isso já começou a ocorrer quando o difusor duplo da Brawn foi aceito. E ele deu uma resposta interessante: “não tem como comparar a quantidade de dados que tínhamos à disposição para determinar aquelas regras e o que existe hoje. O trabalho que foi feito para desenhar o regulamento de 2017 é infinitamente mais detalhado”.
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Pois, bem. Voltando a 2009, logo de cara, ficou claro que quem desenvolveu seu projeto ao redor da utilização do KERS, que na época era pesado e muito limitado (dava 82bhp por 6s6/volta) errou. A BMW foi uma destas equipes. Os alemães foram um dos que decidiram focar cedo no projeto de 2009, apostando tudo na mudança de regulamento. Como McLaren e Ferrari, Hamilton e Massa, desperdiçaram muitos pontos na segunda metade daquele ano, Robert Kubica poderia ter entrado na briga caso a decisão fosse outra – e sempre deixou clara sua insatisfação por aquela decisão.
Outros que apostaram no Kers foram Ferrari e McLaren, que também pagaram caro pela disputa que foi até a última curva e chegaram em 2009 com projetos ainda verdes, e não coincidentemente foram dois dos times que mais cresceram ao longo daquele ano, voltando a um patamar mais condizente com sua história na temporada seguinte.
Porém, foi essa mudança de regra que fez com que os gigantes tivessem de se acostumar com a presença da Red Bull. O time usou os três anos anteriores a 2008 para reestruturar a fábrica comprada junto à Jaguar e atrair bons profissionais, mas seu grande trunfo foi entender o que seria preciso dominar com a tendência da F-1 se afastar dos testes e se aproximar das simulações. Ao fazer essa adaptação mais rapidamente que os times grandes, deu um salto que é importante até hoje.
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