F1 Novidades de 2011: regulamento técnico - Julianne Cerasoli Skip to content

Novidades de 2011: regulamento técnico

Não tem jeito. Todo ano, a FIA faz alguma alteração nas regras, ora numa aposta para tornar as corridas mais interessantes, ora para corrigir alguma brecha que as equipes tenham encontrado no ano anterior. O jeito é aprender tudo de novo a cada início de temporada. Para 2011, a entidade promoveu mudanças importantes, tanto no regulamento técnico, quanto no esportivo.

Hoje nos concentraremos mais nas mudanças técnicas, que prometem ser as principais novidades do ano.

Asa traseira móvel

asa traseira móvel renault f1 2011
Antes e depois da asa traseira móvel em ação

A FIA chama o novo dispositivo para ajudar nas ultrapassagens de sistema de redução de arraste (drag reduction system, ou DRS). Sua função é, basicamente, a mesma do duto aerodinâmico: flexionar uma das lâminas do aerofólio para gerar um ganho de velocidade nas retas. As diferenças são que a ATM será acionada por meio de um botão no volante, é item obrigatório a todos os carros e tem regras especiais de uso.

O aerofólio traseiro é composto de duas lâminas, sendo que a móvel é a de cima. O regulamento prevê que essa lâmina se curve (de uma hora para a outra, não pode ser lentamente) e se distancie em 50mm – equivalente ao tamanho de uma pilha AA – da outra. Isso forma um “corredor”, que reduz a resistência do ar e gera um ganho de cerca de 10km/h – o que varia de acordo com o circuito e o carro. Quando o piloto frear, a asa volta ao normal.

A novidade poderá ser utilizada a todo momento nos treinos livres e de classificação, mas tem restrições durante as provas.

Aos domingos, a FIA determinará uma zona de ultrapassagem – geralmente nas retas dos boxes, a partir de 600m do próximo ponto de freada – e esse será o único local em que a asa poderá ser utilizada.

Somente o piloto que está menos de 1s atrás do concorrente na tomada da curva anterior a essa zona pode acionar a asa nas corridas. Linhas pintadas no asfalto ajudarão a mostrar quando e onde isso ocorrerá. Neste momento, a FIA emitirá um sinal e o piloto verá uma luz acender em seu volante e, só assim, poderá acionar o botão. As transmissões também terão um aviso de que o procedimento está liberado.

Essas engenhosas regras para as corridas podem sofrer alterações durante a temporada. A ideia é evitar procissões como a do Bahrein – que originou o projeto – e de Abu Dhabi, sem tornar as ultrapassagens fáceis demais. É esperar para ver.

KERS

O sistema de recuperação de energia cinética volta mais atraente após a desastrosa estreia de 2009. O aparato capta a energia térmica gerada pela frenagem, a transforma em energia cinética e, consequentemente, potência para o motor. Com o aumento do peso mínimo do conjunto carro + piloto de 605kg para 640kg, o problema deixou de ser os quilos a mais. A batalha agora é distribuir as baterias de maneira que não comprometam a aerodinâmica, respeitando a distribuição de peso fixa, sobre a qual trataremos no item a seguir.

O piloto pode acionar o botão em qualquer momento da volta, mas apenas por 6,67s por giro. Sua maior valia é o torque nas saídas de curva e nas largadas.

Apenas as equipes que estrearam ano passado não usarão o KERS em 2011, por motivos financeiros.

Limite mínimo e distribuição de peso

Como dito anteriormente, o limite mínimo de peso subiu para 640kg, para que a adoção do KERS fosse vantajosa. Outra alteração é na distribuição de peso, fixada em 53.5% a 54.5% na traseira e 45.5% a 46.5% na dianteira. Como os pneus Pirelli são novidade para todos, a decisão de engessar, apenas neste ano, esses números, veio para prevenir mudanças na distância entre eixos durante a temporada, o que traria um gasto a mais.

Fim dos dutos aerodinâmicos e difusores duplos

difusuor duplo brawn 2009
O difusor duplo da Brawn em 2009 deu o que falar

Dois diferenciais de performance que causaram polêmica nos últimos anos e acabaram sendo permitidos pela FIA agora estão banidos. O difusor duplo, que Brawn, Williams e Toyota interpretaram como legal no início de 2009, e que devolveu grande parte da pressão aerodinâmica que deveria ter sido perdida com a drástica repaginação aerodinâmica pela qual os carros passaram ao final de 2008. Vale lembrar que as regras foram alteradas na época visando o aumento do número das ultrapassagens.

Outro artefato que é passado é o duto foi trazido pela McLaren no início de 2010. Como utilizava o piloto com uma espécie de apêndice aerodinâmico – ele tinha que tapar, com mãos ou pernas, uma entrada que direcionava o ar à asa traseira, provocando um efeito semelhante ao da ATM – ele gerou discussões e agora é ilegal.

Rodas mais presas

Depois de vermos várias rodas saírem voando em acidentes em 2010, as equipes terão que instalar uma segunda barra que resista aos impactos.

3 Comments

  1. Acredito que a extinção dos difusores duplos e a segurança das rodas, é positivo, mas KERS e ATM, para mim só fariam sentido se liberassem o uso. Fico imaginando toda vez que tocamos no assunto “zona de ultrapassagem”, pilotos como Senna, Clark, Peterson, Villeneuve, devem revirar no túmulo!!! PS: imagina o torque mais forte (KERS) nas saídas de curva, com esses pneus menos duráveis!?

  2. Algo que me preocupa é a combinação do uso do Kers, ATM, volante com excesso de botões e pneus Pirelli com diferentes níveis de desgaste no momento da ultrapassagem.

    Pela regra atual, o piloto que está sendo ultrapassado ainda pode se defender realizando uma troca de trajetória na pista.

    Alguém já parou para imaginar, um piloto se aproximar de um carro à velocidade de 300 km/h, ter que olhar a luz no painel liberando o uso da ATM, observar a faixa de 600m na pista, apertar o botão da ATM, do KERS, observar nos espelhos se um piloto atrás também não está tentando ultrapassá-lo e no meio do caminho o piloto da frente mudar a trajetória?

    Espero que ninguém se machuce…

  3. Regulamento estapafúrdio! A FIA não aprende nunca.
    É sempre assim, mudam tudo pra não mudar nada.


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