Uns falam em sorte, mas certamente a questão é de competência. Assim como McLaren – no primeiro semestre – e Ferrari – no segundo – mostraram claramente no ano passado, vencer um adversário tecnicamente mais forte é maximizar as oportunidades. Mesmo que o carro não ande tanto quanto os rivais, todos os outros fatores – desempenho dos pilotos na classificação, largada, ritmo de corrida e pitstops; estratégia por todo o final de semana e trabalho dos mecânicos nas paradas – precisam ser perfeitos.
Foi o que a McLaren experimentou neste GP da China, ao menos com Lewis Hamilton. O piloto esteve irretocável: soube encontrar o equilíbrio entre cuidar dos pneus e ser agressivo nas ultrapassagens, abrindo caminho para que a estratégia de três paradas funcionasse – afinal, ela só é viável se o piloto corresponder na pista.
Tudo começou a funcionar no sábado, quando Hamilton, percebendo que não brigaria pela pole, poupou o último set de pneus macios. Button e Rosberg, por exemplo, não o fizeram, ao passo que Webber e Schumacher, outros que lucraram bastante com as três paradas, também tinham borracha nova. Provavelmente, Lewis usou os pneus mais novos em seu terceiro stint, no qual ultrapassou Button – chegou a andar 2s mais rápido que o companheiro.
Outro ponto que funcionou à perfeição foram as paradas em si, outro fator fundamental numa estratégia de três pits. Hamilton foi, e com margem, o que menos tempo gastou nos boxes entre os que optaram por fazer 4 stints – lembrando que o tempo de Liuzzi contabiliza 2 trocas de pneu e um drive through.
Entre os que pararam duas vezes, Massa teve menor perda. Mas esse pouco menos de 1s de vantagem para Vettel não é nada se comparados os ritmos de corrida dos Red Bull e dos Ferrari nos pneus duros. É o menor dos problemas da Scuderia no momento.
Tempo de perda no pit
Karthikeyan | 26.049 |
Massa | 42.792 |
Barrichello | 43.190 |
Di Resta | 43.207 |
Vettel | 43.528 |
Alonso | 43.775 |
Kobayashi | 43.791 |
Petrov | 43.986 |
Heidfeld | 44.037 |
Kovalainen | 44.375 |
Perez | 44.870 |
Trulli | 45.289 |
D’Ambrosio | 45.703 |
Hamilton | 1:01.978 |
Liuzzi | 1:02.126 |
Rosberg | 1:03.496 |
Schumacher | 1:03.886 |
Webber | 1:05.665 |
Button | 1:05.774 |
Buemi | 1:08.660 |
Sutil | 1:10.755 |
Maldonado | 1:12.842 |
Glock | 1:18.418 |
Perez | 1:27.612 |
No comment yet, add your voice below!