F1 A tabela mostra uma realidade diferente das pistas - Julianne Cerasoli Skip to content

A tabela mostra uma realidade diferente das pistas

Se há um lugar em que os rivais podem sonhar em quebrar a sequência invejável de pódios de Sebastian Vettel, que já seria de dez provas,
não fosse a quebra do motor enquanto liderava no GP da Coreia do ano passado, é em Mônaco, neste final de semana.

Olhando para a tabela, o campeonato parece decidido. Após cinco provas, Vettel tem 41 pontos de vantagem para Lewis Hamilton, algo que nenhum piloto conseguiu desde que o vencedor passou a levar 25 pontos, no início de 2010.

No entanto, observando o calendário e o último GP, na Espanha, o cenário é diferente.

As características do apertado circuito de rua fazem com que a pressão aerodinâmica, principal vantagem da Red Bull, quase não gere diferença alguma. Em Mônaco, a disputa depende mais da mecânica dos carros, fator em que todos estão mais igualados.

Isso inclui na briga até a Ferrari, ainda mais porque neste final de semana serão utilizados os pneus super macios e macios, um alento para quem perdeu mais de 50s em 26 voltas para a Red Bull de Mark Webber no final do GP da Espanha, calçando os compostos duros.

Mônaco, aliás, não é o único circuito que pode equilibrar as forças. A próxima etapa será no Canadá, outro traçado urbano, cujas características principais são as chicanes e as retas. Ou seja, mais uma oportunidade para carros com boa reaceleração e velocidade de reta. Em outras palavras, outra chance para os rivais da Red Bull.

Até chegarmos a um circuito em que o time de Vettel e Webber dominou ano passado, em Valência, temos um mês, tempo suficiente para que equipes com grande poderio técnico e financeiro, como McLaren e Ferrari, recuperarem um pouco mais de terreno. E o GP da Espanha mostrou que, pelo menos para o time de Hamilton e Jenson Button, a diferença já está bem menor.

O traçado de Barcelona é daqueles que privilegiam os melhores carros, aqueles com aerodinâmica mais desenvolvida. E esse é o grande segredo da Red Bull. O fato de Hamilton ter chegado a menos de um segundo de Vettel, numa disputa franca, e de Button ter terminado em terceiro, à frente de Webber, mostra que a diferença real é menor que aquela que a tabela insinua.

A vantagem de Vettel nos pontos tem muito a ver com o início titubeante dos rivais – e para dizer a verdade, é a mesma do ano passado, caso o alemão não tivesse tido tantas quebras no início da temporada – mas há uma tendência de que os grandes encostem que pode salvar um campeonato que anda muito disputado dentro das pistas, mas monótono na hora de contabilizar os pontos.

Coluna publicada no Jornal Correio Popular

2 Comments

  1. Ju,

    Realmente o campeonato ainda não está definido, ainda mais se levarmos em consideração:

    1.) A RBR ainda tem um Kers titubeante e Newey já confessou que subestimou a dificuldade de desenvolvimento do equipamento;
    2.) A possibilidade do escapamento soprado ser proibido pela FIA, reduzindo parte da vantagem da RBR nas classificações. Lembrando que o segredo para a concorrência é não deixar as RBR correrem livres no início da corrida;
    3.) A Ferrari deve ter novos upgrades que funcionem, agora que descobriram o defeito no túnel de vento;
    4.) A McLaren nunca esteve tão próxima das RBR quanto em Barcelona, o que prova a qualidade das atualizações;
    5.) Mais cedo ou mais tarde, Vettel vai ter uma quebra ou abandono;
    6.) Provavelmente teremos a corrida no Bahrein em algum momento e serão mais 25 pontos em jogo.

  2. Sei não, Ju, ainda acho a RBR com boa margem. Seguindo o raciocínio de Helmut Marko, acredito que Alonso no final das contas, tenha ajudado mt a Mclaren, na Espanha, freando as RBR, principalmente Webber. Mônaco é a pista dos sonhos, onde o plebeu pode virar rei, que o diga Panis, de Ligier, em 1996. Como vc bem falou, pela tradição , recursos, e os bons pilotos, Ferrari e Mclaren pressionarão bastante.


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adicione o texto do seu título aqui