Achei curiosa a declaração de Sebastian Vettel, ao defender a permanência de Mark Webber por mais uma temporada na Red Bull porque , mesmo que não sejam “melhores amigos”, trabalham “na mesma direção” no desenvolvimento do carro. “Temos uma visão parecida a respeito do carro. Não é que um gosta do acerto completamente diferente do outro.”
Claro que há uma boa dose de politicamente correto nas declarações do alemão, até porque por várias vezes desde que começaram a correr juntos, em 2009, ele e Webber optaram por peças com especificações diferentes – isso aconteceu inclusive na temporada asiática deste ano. Contudo, dada a primazia técnica da equipe há três anos, estes episódios não parecem ter interferido no ritmo de desenvolvimento do carro.
Depois de sofrer nas três primeiras etapas – com diferença média em relação à pole de pouco menos de 0s7 – a Red Bull marcou quatro poles nos últimos cinco GPs, sendo que, no Canadá e em Valência, por vantagem superior a 0s3 (veja a comparação completa nos gráficos do excelente blog F1Fanatic). Agora, vai a Silverstone, circuito de alta velocidade e curvas de raio longo, características mais próximas justamente àquele em que mais sofreu, Barcelona. Será um bom teste para determinar o tamanho do salto da equipe após os updates levados a Valência, que permitiram o ritmo assombroso de Vettel na classificação e na corrida.
O mesmo não se pode dizer da McLaren, que parece perdida principalmente nos últimos três GPs. E esses ‘apagões’ não são exatamente incomuns nas últimas três temporadas, desde que Button chegou a Woking. Nos anos anteriores, ou a McLaren manteve um ótimo nível de desenvolvimento durante o ano (2007/2008), ou cresceu bastante após um projeto equivocado.
O time de Button e Hamilton começou o ano como a equipe a ser batida, com “dobradinhas” seguidas na classificação. A impressão era de que, resolvidos os problemas nos pit stops e algumas decisões estratégicas conservadoras, eles seriam imbatíveis na luta pelo título. De lá para cá, Button marcou seis pontos em cinco provas e mesmo Hamilton, que não vem tendo tantos problemas de aderência e equilíbrio como o companheiro, ficou a uma média de 0s37 da pole nas últimas três provas. Se pensarmos que a Red Bull estava a 0s86 na Austrália e tem 0s33 de vantagem hoje se comparadas as poles, é um déficit e tanto.
Não é um cenário novo. Há aproximadamente um ano, escrevi um texto exatamente sobre isso no blog, pouco antes de um pacote que finalmente funcionou e levou o time adiante. Em 2010, a equipe não conseguiu se desenvolver tanto quanto a Ferrari na reta final e ficou para trás.
Whitmarsh e companhia não cansam de dizer que os estilos diferentes de Button e Hamilton não prejudicam o desenvolvimento. O chefe da equipe, inclusive, garante que até os acertos dos dois são parecidos. O que explicaria, então, esses ‘apagões’ no desenvolvimento? Em Silverstone, circuito que favorece seu carro, a equipe aposta em um novo pacote. Será um teste e tanto, mas não o único até o final da temporada: a McLaren está devendo uma evolução contínua há algum tempo.
É justamente o contrário da Ferrari. Calculando a distância para a McLaren, que era dominante na Austrália, os italianos pularam de 1s85 para 0.1 em sete GPs. Isso significa que ainda estão a pelo menos 0s4 da Red Bull, o que justifica o clima de que a liderança de Alonso no mundial é provisória.
Porém, ao mesmo tempo em que ninguém tem se desenvolvido melhor durante a temporada do que a Scuderia, muito disso tem a ver com os projetos inicialmente equivocados. A vantagem da equipe é que não há a preocupação em mudar o foco de seus carros, cuja tendência tem sido de sair de frente. Afinal, seu líder é um dos poucos que lidam bem com isso. Conhecendo o único estilo que têm de atender, fica mais fácil manter uma rota do desenvolvimento.
7 Comments
Julianne,
Complementando aquele comentário/pergunta que fiz anteriormente, li por aí uma notícia que a McLaren inclusive pretenderia adotar a pull rod dianteira no carro do ano que vem, a exemplo do que já faz a Ferrari este ano. Dizem por aí que Lewis gosta de carros com oversteer e Jenson exatamente o contrario – com understeer. Presume-se, então, que se isso ocorrer, teremos uma situação inversa a deste ano, com Lewis andando atrás de Button. Partindo-se dessa premissa e entrando um pouco numa Teoria Conspiratória (rsrsrsrs) será que a McLaren já estaria querendo se garantir fazendo um carro mais ao gosto de Jenson (com a pullrod) considerando a possibilidade de Hamilton sair da equipe? (Saída que acho quase impossível). Especulações, especulações. . .E dizem também que a adoção do bico novo (necessária) alterou profundamente a geometria das suspensões e, para equilibrá-las, seria preciso mexer no carro todo. Julianne, veja se consegue por ordem na casa aí, (rsrsrs) isto é, nesses argumentos todos que andei lendo.
Penso que a Red Bull deu salto “quântico” e Vettel vai engordar ainda mais suas opulentas estatísticas. . .
Não esqueci das suas perguntas anteriores. Verei o que eu consigo fora do campo especulatório!
E os engenheiros?? Contam muito… como ficou a dança de cadeira do pessoal da engenharia dos carros??? Houve mudança no período?
Julianne,
Será que a direção técnica do Sam Michael tem alguma influência na apatia de desenvolvimento da McLaren?
Pois na Williams, o carro do ano passado projetado sobre a direção do Sam Michael era uma draga e quase não evolui. Já o carro deste ano, sobre a direção técnica do Mike Coughlan, ex-McLaren, já consegui até vencer corrida.
Na Ferrari, o carro lançado no começo do ano era muito problemático, mas sobre a direção técnica do Pat Fry, ex-McLaren, já melhorou bastante e venceu duas.
Enfim, a McLaren tem um histórico de ter bons projetos e rápido desenvolvimento.
Será que o estilo de direção do Sam Michael em conjunto com a postura paz e amor do Whitmarsh podem estar influenciando o ritmo de desenvolvimento da McLaren? O Sam Michael esteve na Williams de 2001 até 2011 e coincidiu mais ou menos com o período de decadência da equipe.
Será que o homem tem pé frio?
Abs.
Ricardo,
Tudo indica. . .
Ron Dennis tem que reassumir urgentemente o comando.
Respondendo a todos que questionaram sobre os engenheiros: fiz um recorte ao falar dos pilotos para comparar com a situação das rivais mais diretas da McLaren, mas isso não significa de maneira alguma que esses “brancos” de desenvolvimento tenham a ver apenas com isso. Tinha um professor na faculdade que dizia “isso não dá uma matéria, dá uma enciclopédia” e esse é o caso!
Ju, não sei se é falsa impressão, ou verdade, mas o carro da Mclaren, intencionalmente ou não, me parece rapidíssimo no sábado, e devorador de pneus no domingo, algo que a concepção do projeto parece ter ocasionado…