Mark Webber ultrapassou Fernando Alonso a cinco voltas do final para vencer na Grã-Bretanha. Ambos tinham ritmo semelhante, fizeram duas paradas e a única diferença em sua corrida foi a escolha da ordem dos compostos – e a opção vencedora de Webber foi a mesma de cinco dos sete primeiros colocados. Apesar de, à primeira vista, a perda da segunda vitória seguida por parte do líder do campeonato tenha parecido um erro estratégico, a tática adotada pela Ferrari era a mais lógica para a corrida.
Mesmo que as equipes tivessem andado pouco com pista seca, ficara claro no sábado que o pneu duro seria o melhor para a corrida. O próprio Alonso teve dificuldades para equilibrar seu carro com o composto macio. A decisão de largar com os duros visava usar o pior composto apenas na parte final, com menos combustível e com o asfalto mais emborrachado. Outra possibilidade era a chuva, o que faria com que os macios sequer fossem utilizados caso a opção fosse largar com os duros. O único risco, calculado, era na largada: digo isso porque o F2012 é o melhor carro no quesito no ano – Massa ganhou 27 posições até aqui e Alonso, 17.
Mas por que não funcionou? Os problemas de Alonso foram na execução, detalhes que se tornaram decisivos na disputa contra um carro no mínimo tão bom quanto nas curvas de alta de Silverstone. No primeiro stint, o espanhol parou apenas uma volta depois de Webber. Dado que seu ritmo com pneus usados era melhor do que, por exemplo, Vettel, Massa e Schumacher, que haviam parado antes, Alonso poderia estender seu primeiro stint e ainda voltar confortavelmente à frente do australiano, história que se repetiu logo antes da segunda parada, ainda que com menos intensidade.
Tivesse atrasado sua primeira parada em, digamos, três voltas e mais uma na segunda, sobrariam 11 giros com o pneu macio, provavelmente suficientes para manter-se à frente. Digo provavelmente porque o ritmo de Webber no final foi bastante forte, inclusive se comparado ao de Vettel, levando a crer que o australiano economizou combustível para atacar nas últimas voltas, sabendo que esse seria o momento vulnerável de Alonso.
Mas o que levou Alonso a parar antes? A resposta está nas 13 voltas que Massa fez com o pneu macio no início da prova, sem maiores problemas. Ainda que fosse difícil precisar seu ritmo pelo tempo perdido atrás de Schumacher, o graining não foi um grande problema para o brasileiro, então os estrategistas assumiram que Alonso não perderia rendimento mesmo se fizesse as 15 voltas finais – repito, com o carro mais leve e a pista mais emborrachada – com o mesmo composto.
O difícil é entender por que houve essa discrepância entre os ferraristas. Alonso afirmou que o carro passou a sair de frente quando trocou os pneus, algo que Massa não acusou no primeiro stint. Isso pode ter ocorrido por uma série de fatores, desde a diferença no acerto dos carros até uma má interação entre o F2012 leve e o composto em questão e foi uma surpresa causada pelo pouco tempo de pista sem chuva.
Não é a primeira vez que se tem a impressão de que Alonso perdeu pontos devido à estratégia. A Ferrari não vem cometendo erros graves no quesito, mas demonstra uma abordagem por vezes muito conservadora e engessada.
Felipe Massa teve seu melhor resultado em 30 GPs, mas o quarto lugar poderia ter sido um pódio caso a Ferrari fizesse seu trabalho nos boxes, cobrisse a parada de Vettel e o brasileiro tivesse passado Schumacher mais rapidamente. Enquanto o trabalho de um foi dificultado pela falta de informações em relação à duração do pneu duro – e por isso falo em estratégias muito conservadoras, porque a Red Bull também tinha poucas informações e apostou parar Vettel cedo – o do piloto foi atrapalhado pela falta de velocidade de reta da Ferrari que, ainda que tenha sido atenuada, ainda existe – vide o troco impressionante de Hamilton em cima de Alonso com pneus novos e DRS aberta.
Parando três voltas depois de Vettel, Massa perdeu a posição, mas manteve um ritmo muito semelhante ao do alemão, levando a crer que conseguiria continuar na frente. Só perdeu terreno quando foi atacado por Raikkonen no final.
Bruno Senna ganhou três posições na pista e duas por paradas na primeira volta, sendo alçado à oitava posição. Uma rodada na volta anterior à entrada nos boxes o fez perder ao menos 6s, que seriam decisivos para sua corrida, pois fez com que ficasse atrás de Hulkenberg pelo resto da prova – quando o alemão voltou de sua parada, estava 1s à frente de Bruno. A Williams tentou o undercut na segunda parada, mas Bruno perdeu mais de 1s atrás do retardatário Pic e, quando Hulk fez sua parada, voltou 0s9 à frente. Mesmo sentindo-se mais rápido, Senna só ultrapassou a Force India – que adotou estratégia semelhante a Alonso, mas fez um stint final de 17 voltas – no penúltimo giro. O piloto da Williams acha que poderia ter brigado com Schumacher pelo sétimo posto, ou seja, acha que perdeu cerca de 15s com Nico.
Mas quem roubou a cena foi Romain Grosjean. Após um toque na primeira volta, o francês parou nos boxes e mudou a estratégia: efetivamente, fez apenas uma parada, com dois grandes stints (de 24 e 26 voltas cada) com pneus duros. Não é a primeira vez que o atual campeão da GP2 se aproveita da facilidade que a Lotus tem para economizar pneus e bate os rivais com esse tipo de estratégia, que lhe deu o pódio no Canadá. Se pensarmos nos cerca de 11s que Grosjean perdeu entre ser lento na pista após o toque com Di Resta e para trocar o bico, provavelmente ele roubaria a posição de Massa. Mais uma prova de que ficar o máximo de tempo com o pneu duro era o melhor em Silverstone.
14 Comments
Análise caprichada essa!
Também gostei muito da análise!
nessa corrida, acredito que a ferrari perdeu a vitória por causa de uma estratégia arriscada, não conservadora. uma estratégia conservadora seria usar ao máximo os pneus bons e pouco os ruins. quando alonso parou uma volta depois do webber, eu simplesmente não entendi o que a ferrari pretendia. estragaram um jogo de pneus bons só para evitar que o australiano se aproximasse.
bom, depois deu para entender a estratégia, levando em conta que eles tinham os dados dos pneus do massa, mas, mesmo assim, uma estratégia normal, seria utilizar os macios por apenas 11 voltas. seria uma estratégia segura e conservadora – suficiente para garantir a vitória.
uma estratégia alternativa muito boa para a corrida do alonso seria utilizar os softs no segundo stint, por 10 voltas, mas todas hot laps. os pneus iriam embora rápido, mas seria o suficiente para manter a distância pro webber e terminar a prova, no último stint, com os pneus bons, apenas controlando a vantagem.
no geral, me parece que a ferrari toma a estratégia conservadora quando precisa arriscar e arrisca quando precisa ser conservadora.
Falo em conservadorismo justamente por decisões como jogar fora o primeiro set de pneus duros para impedir que Webber se aproximasse: a estratégia da Ferrari é geralmente marcar o adversário mais próximo do campeonato, o que faz com que eles não enxerguem outras possibilidades, não vejam o todo.
Essa possibilidade de um stint curto no meio da corrida, algo que a McLaren fez, seria um risco grande demais para alguém que lidera a prova. Parando cerca de 10 voltas depois do primeiro pit, ele voltaria junto de Raikkonen, atrás também de Massa e Vettel. A possibilidade de ficar encaixotado deve ter sido avaliada.
entendi. realmente, acho que falta um pouco de inteligência na equipe que decide as estratégias. eles têm que pensar grande. essa filosofia de marcar o que está próximo no campeonato fez o alonso perder o campeonato de 2012.
seria ótimo ter o rádio do alonso quando o chamaram pro primeiro pit stop. queria saber se ele aprovou a idéia de bom grado.
*fez perder o campeonato de 2010.
Muito bom. Parece que já foi o tempo de achar que o pneu macio é sempre o melhor.
abr
Durante a corrida eu achava a estratégia da Ferrari muito mais lógica. Guardar os macios pra tanque vazio e pista emborrachada faz todo o sentido. Eu achei muito estranho quando o Webber “atropelou” o Alonso no final.
Eu achei interessante a virada que a Pirelli fez na F1, mas acho que esses pneus ainda precisam melhorar um pouco, ficaram muito exagerados. É muito sem sentido um pneu mais macio piorar a performance de um carro. Aí o que acontece é que a corrida fica mais “lotérica” do que “estratégica”, e não acho que isso seja bom…
Ju,
o que aconteceu com a Mercedes,foi a deficiência em curvas de rápida ou ela ficou para trás em desenvolvimento em relação as rivais ?
Acho que tem um pouco dos dois. Acredito que a performance tenha sido particularmente alarmante para eles pela temperatura da pista. Porém, devem se adaptar melhor à pista de Hockenheim.
Em primeiro momento, a sensação que fiquei quando vi Alonso e Hamilton com pneus duros, foi se manter o máximo possível na pista, para se caso a chuva viesse, fazerem apenas uma parada. O stint mais longo era tão bom, que vimos após a parada dos ponteiros, Hamilton liderar a corrida! Com o diferencial de o inglês ter detonado os pneus em corrida de recuperação, algo que não se passou com Alonso, sendo assim, o espanhol poderia se manter bem mais na pista…
Julianne,
Sei que nada tem a ver com este seu caprichado post, mas como você é tão apaixonada por automobilismo, gostaria de perguntar-lhe: você já viu no Youtube o novo vídeo do Ken Block, rodado em San Francisco? Muito bacana, não? Ken Block não se destaca no WRC, mas sabe armar uns shows realmente espetaculares. Ele é excelente no que faz. Achei impressionantes os voos que ele faz nas ladeiras, já posicionando de lado o carro ainda no ar, para aterrissar em plena curva no ângulo certo! Só faltou mesmo “dançar” na Lombard Street. . .
Já vi os vídeos do Block sim, uma precisão incrível!
ju;
com o massa evoluindo a cada corrida é possível ele começar a bater o alonso no quesito performance,pois ele no seu melhor momento bateu kimi que é um piloto muito rápido e andava em um ritmo semelhante ao Hamilton.