F1 Button tem faca e o queijo na mão na McLaren - Julianne Cerasoli Skip to content

Button tem faca e o queijo na mão na McLaren

A Red Bull tem Vettel, a Ferrari tem Alonso, a Lotus tem Raikkonen, a Mercedes tem Hamilton e a McLaren… Jenson Button. Ninguém o coloca no mesmo nível dos demais em condições iguais, mas o inglês já demonstrou que, quando tem o carro na mão, é capaz de bater todos eles. E é por isso que anda cheio de confiança antes de sua primeira temporada como líder em Woking.

Desde setembro, tanto ele, quanto a equipe, sabem quais serão os pilotos de 2013. Tempo suficiente para que o inglês tenha sido bastante ouvido em seus pitacos. É verdade que Button não pede nada demais: sua pilotagem funciona apenas com um carro absolutamente neutro, algo que, por sinal, não desagradaria em nada Sergio Perez que, quanto menos correções tiver de fazer com o volante, mais pode mostrar de seus encantos com os pneus. Nos três anos com Hamilton, a necessidade de neutralidade também existia, mas se o desenvolvimento levasse o carro a ficar mais nervoso, Lewis conseguia se virar. Agora, o foco da equipe é único.

Outra grande notícia para Button é que o problema de aquecimento de pneus – a McLaren demorou muito para compreender como lidar com os compostos de 2012 da Pirelli, com temperaturas ótimas de operação diferentes para traseira e dianteira – foi contornado no final do ano passado. Isso foi particularmente prejudicial para suas classificações e o levou a algumas corridas abaixo da crítica, como no Bahrein e no Canadá. Após uma mudança na direção do acerto e novidades introduzidas no carro para corrigir o problema, o inglês pulou de classificar-se em 16º na Inglaterra a lutar pela vitória duas semanas depois, na Alemanha.

É por essas e outras que fica difícil prever o que pode acontecer com Button agora que conseguiu, digamos, ganhar a equipe para si e tirar aquele que possivelmente é o piloto mais rápido em uma volta lançada do caminho. Ao mesmo tempo em que, com o carro na mão, pode ser imbatível, um upgrade que altere o comportamento do carro pode colocar tudo a perder. Também é questionada sua capacidade de encontrar soluções para seus corriqueiros problemas de acerto.

Politicamente, o piloto de 33 anos, que deu suas escorregadas no passado, hoje se mostra preparado para encarnar o papel de líder. E ele não se cansa de repetir isso, relembrando Perez por meio da mídia de sua inexperiência e da diferença de estar em uma equipe grande. A dinâmica entre os dois, inclusive, promete ser um dos temas espinhosos da temporada.

Fica claro que este momento, em que tem a equipe para si e o companheiro ainda em desenvolvimento, é decisivo na carreira do campeão de 2009. Ainda mais correndo pela equipe que atravessa seu melhor momento técnico desde o título de 2008: a McLaren foi quem mais vezes largou na pole em 2012 e só não venceu sete das últimas 10 etapas do ano por quebras. Além dos apagões com os pneus, são elas que Button quer ver longe nesta temporada para mostrar que merece este posto tão privilegiado.

10 Comments

  1. O Button é tão excepcional que até agora ninguém postou nada sobre ele, né??? ele é um bom piloto mas a maclaren tinha umdos melhores do grid que é o Hamilton

  2. Julianne,

    Este vai ser o ano da verdade para vários pilotos e até para as equipes. Veremos como Button vai lidar com a sua posição de aparente e presumível liderança na McLaren. Ele vai precisar de um carro flagrantemente dominante para obter pole-positions, pois em seus 3 anos em Woking só obteve uma e o carro do ano passado foi bom, mas não excepcional como a Brawn, a McLaren é que pisou na bola. Perez é rapidíssimo, mas precisa traduzir melhor essa velocidade nos treinos de qualificação. Mas, se não é uma dupla de largada, é uma dupla de chegada, obviamente pelo carinho com que ambos tratam seus pneus. Será interessante vermos como se desenvolverá o relacionamento entre os dois, mas Button não é de reclamar, ele enfrenta desafios, como quando decidiu correr ao lado de Lewis, e não foi triturado por ele, inclusive proporcionando a todos nós belos duelos roda a roda com Hamilton. Por outro lado, li por aí que Perez tem o gênio difícil, faz o estilo “prima donna”, você confirma isso que se diz dele, Julianne? Talvez por isso que a Ferrari, para não tirar a paz de Alonso, tenha sempre desconversado sobre a sua contratação, que às vezes era dada como certa. Se somarmos a notória rapidez de Perez a essa sua propalada característica de personalidade, mais o fortíssimo patrocinador que sempre o apoiou e poderá eventualmente aportar na McLaren, Button vai ter que comer o mingau quente pelas beiradas para prevalecer sobre o mexicano, ao final.

    • Sim, a dificuldade do Perez trabalhar em equipe não era exatamente um segredo dentro da Sauber. Por outro lado, ele é bastante jovem, então veremos como a situação se desenvolve.

      • Obrigado pela atençao, Julianne. É verdade, Perez é muito jovem, ainda nem completou 23 anos e já está na McLaren, com 2 anos de experiência na F 1. Estou esperando um ótimo desempenho dele nesta temporada, inclusive com vitórias.

  3. A imagem mais marcante que tenho de Button em 2012 é o passão que tomou por fora de Vettel em Abu Dhabi faltando 3 voltas, hehe, ou seja, não tem a fome de um puro sangue. Duvido que Hamilton, Koba, Maldonado, Alonso, Raikkonen, ou até mesmo Massa aceitariam aquela manobra cordialmente…A estrela de Button nunca me impressionou, e aposto em Perez, mesmo com toda inexperiência do garoto.

    • O Hamilton também não aceitou tomar um passão do Maldonado em Valencia. Deu no que deu. Pelo menos 12 pontos jogados no lixo.

      • Muito bem lembrado, Billy!

      • Caro, Billy, de todos os pilotos que citei acima, acho Massa o mais mediano, e mesmo assim protagonizou com Kubica em 2007, uma das mais belas disputas de posição da F-1 moderna! Nem no Canadá em 2011 o inglês se aproximou do nível dessa batalha…
        http://www.youtube.com/watch?v=0O1AwFKqjz4

  4. É, sem dúvida a temporada 2013 representa uma exelente oportunidade para Button. Mas não será tudo tão simples quanto alguns podem imaginar. Muitas coisas precisam se encaixar pra que os resultados apareçam.
    Torço pra que a McLaren construa um grande carro e JB possa competir em igualdade de condições com os outros pilotos.
    A F1 agradece.

  5. Vai ser interessante a disputa entre os dois encantadores de pneus…


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