F1 Os estreantes de 2013: Razia, Gutierrez, Bottas, Van der Garde e Chilton - Julianne Cerasoli Skip to content

Os estreantes de 2013: Razia, Gutierrez, Bottas, Van der Garde e Chilton

Muito se fala na influência do dinheiro na revelação de jovens talentos para a Fórmula 1 nos últimos anos, resposta direta à crise e ao retorno das equipes independentes, esmagadas pelas montadoras na primeira década de 2000. No entanto, faz sentido pensar que o dinheiro vai para os mais capazes e é isso que os estreantes na categoria em 2013 querem provar.

Luiz Razia
4 de abril de 1989, Barreiras, Brasil
Estreia em 2013
Por que Razia: pelo comprometimento e crescimento mostrado ano passado
Credenciais: vice-campeão da GP2 em 2012, mostrou grande inteligência no cuidado com os pneus

Razia é o primeiro a admitir que cometeu alguns erros na carreira, indo para a GP2 imaturo demais e correndo o risco de cair em descrédito por não estar pronto para dar o próximo passo. A temporada de 2012, no entanto, foi decisiva para o baiano de 23 anos, que mostrou grande profissionalismo e aproveitou bem a oportunidade que teve de viver em Milton Keynes e trabalhar dentro da fábrica da Red Bull. Na pista, tornou-se um especialista em economizar pneus e, um a um, ir superando os rivais nas voltas finais para lutar pelo título da GP2. Com esse crescimento e apoio financeiro, tornou-se um pacote interessante.

Talvez não tanto quanto o próprio Razia esperava, é verdade. Mesmo não condenando as vagas nas nanicas, o piloto sonhava com um cockpit mais competitivo. Porém, se a Marussia não é o melhor lugar do mundo para começar na F-1, também é fato que Razia não poderia esperar mais um ano para dar esse passo e, ao lado de outro estreante, tem plenas condições de bater o companheiro e deixar uma boa impressão, se não para o público em geral, que sempre o verá se classificando lá para o final do pelotão, para quem importa, no paddock.

Esteban Gutierrez
5 de agosto de 1991, Monterrey, México
Estreia em 2013
Por que Gutierrez: chega como promessa após ser eleito o piloto que cuidou melhor dos Pirelli em 2012
Credenciais: campeão da GP3 em 2010 e terceiro na GP2 em 2012

Esteban Gutierrez tem, por enquanto, uma carreira com altos e baixos. Ganhou tudo no kart no México, tornou-se o mais jovem piloto do país a vencer um campeonato internacional, aos 17 anos, quando dominou de maneira impressionante a Fórmula BMW Europeia. Correndo pela tradicional ART Grand Prix dali em diante, não foi bem na F-3 Euroseries, mas sagrou-se campeão no ano de estreia na GP3. Demorou para engrenar na GP2, sendo terceiro colocado em sua segunda temporada, atrás de Luiz Razia e Davide Valsecchi, ambos no quarto ano na categoria.  Foi eleito pela Pirelli o piloto que cuidou melhor dos pneus em 2012.

Aos 21 anos, o mexicano garantiu uma ótima porta de entrada na F-1, beneficiado pelo investimento forte da Telmex. Na Sauber, tem um time com tradição em lapidar jovens talentos e que mostrou a maior evolução no último ano e chegou a ser copiado pelas grandes.

Valtteri Bottas
28 de agosto de 1989, Nastola, Finlândia
Estreia em 2013
Por que Bottas: nunca terminou um campeonato abaixo do terceiro lugar na base e tem experiência efetiva de 3 anos como pilotos de testes na F-1
Credenciais: campeão da GP3 em 2011

Depois de Nico Hulkenberg e Pastor Maldonado, a Williams faz sua terceira aposta em um piloto sem experiência na F-1 em quatro anos ao promover Valtteri Bottas. O finlandês foi campeão da F-Renault 2.0 no segundo ano, foi por duas temporadas terceiro colocado na F-3 Euroseries correndo pela mesma ART de Gutierrez – quando foram companheiros marcou mais que o dobro de pontos que o mexicano, com ambos em seu ano de estreia – e conquistou o título da GP3.

O ponto positivo de Bottas é a experiência com F-1, superior à maioria dos estreantes dos últimos anos – entre aqueles que queimaram a etapa da GP2, é o mais bem preparado desde Vettel em termos de quilometragem. Por outro lado, o finlandês pode estar ‘enferrujado’ por ter ficado um ano sem correr e demorar alguns GPs para engrenar, como aconteceu com Hulkenberg ano passado. De qualquer maneira, estreia por uma equipe que já conhece e que vem em evolução.

Max Chilton
21 de abril de 1991, Reigate, Inglaterra
Estreia em 2013
Por que Chilton: por enquanto, mais pelo dinheiro do que por resultados
Credenciais: mostrou evolução na terceira temporada de GP2, em que foi quarto colocado.

O terceiro estreante é Max Chilton, que luta contra o estigma de pagante. O britânico é filho de um empresário milionário do setor de gerenciamento de riscos e dono da equipe Carlin, que fechou parceria com a Marussia na GP2 em 2012. Em seu terceiro ano na categoria de acesso à F-1, Chilton foi quarto no campeonato e venceu duas provas. No entanto, sua carreira até aqui indica que está alguns passos abaixo de seus colegas estreantes de 2013.

Guiedo van der Garde
25 de abril de 1985, Rhenen, Holanda
Estreia em 2013
Por que Van der Garde: apesar de estreante, é rodado na F-1
Credenciais: campeão da World Series de 2008 e top 10 na GP2 de 2009 para cá

Parecia que Van der Garde seria a eterna promessa que nunca chegaria ao posto de titular na F-1. Afinal, desde 2007 figurava como piloto de testes aqui e ali, mas seus resultados na GP2, onde estava desde 2009, não convenciam o suficiente. Pilotando pela Caterham também na categoria de acesso, o holandês participou de seis sessões de treinos livres na F-1 em 2012. Patrocinado pela marca de roupas McGregor, trata-se de um piloto consideravelmente rodado para um estreante, que o time conhece e lhe é rentável.

Com Van der Garde e Pic, a Caterham, a exemplo da Marussia, desistiu do modelo de ter um pagante e um assalariado mais experiente, o que ceifou as vagas de Kovalainen e Glock. De fato, pode-se dizer que a estratégia não rendeu frutos muitos visíveis após três anos e nenhum ponto para ambos os times. Veremos o que o novo paradigma vai trazer.

6 Comments

  1. Hulkenberg que trate de pisar fundo na Sauber.

    • E Rosberg na Mercedes.

  2. Vendo seu post, Ju, me lembrei das palavras de Nigel Mansell para o Sport TV, onde citava as longas carreiras na F-1 atual, causadoras da estagnação em carreiras promissoras…Não é um mau pensamento, mas a fila tem que andar…

  3. Tirando o Chilton que já começa em time ruim acredito que os demais estreantes vão andar bem. Estou bem curioso para ver o Bottas pilotando pois nunca o vi na GP3, quanto ao Gutierrez acredito que não fará feio porque na GP2 ele errava muito pouco.

  4. Tenho curiosidade de saber sobre a situação de Maldonado. Imagino que o suporte financeiro do governo Chavez vá sofrer algum tipo de corte, caso o poder mude de mãos na Venezuela.


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