Em nove edições, foram oito vencedores, de cinco equipes diferentes. Resultados inesperados , como a primeira vitória da Red Bull em 2009 em pleno passeio da Brawn, a conquista de Lewis Hamilton em meio ao domínio de Sebastian Vettel em 2011 e a estreia de Nico Rosberg na pole e no lugar mais alto do pódio em 2012. O histórico mostra que o GP da China não é muito chegado a comprovar tendências. É lugar de surpresas.
Isso é resultado da combinação entre o tipo de traçado, o asfalto liso e as temperaturas, geralmente amenas. Note que as grandes surpresas do GP da China aconteceram de 2009 para cá, ou seja, desde que a prova passou de outubro para abril. Com os termômetros permanecendo perto dos 20ºC e as características da pista, quem acertar a mão na configuração do carro sai ganhando.
O circuito de Xangai apresenta uma série de curvas de baixa e média velocidade de raio longo, combinada com duas retas bastante longas. Não se parece, portanto, nem com o circuito de rua de Melbourne, nem com a alta velocidade da Malásia.
Por ter freadas fortes, mas raras curvas de alta, o traçado chinês tem uma particularidade: força mais os pneus dianteiros do que os traseiros, devido à transferência de peso nas freadas e às curvas de raio longo. Assim, o desafio das equipes será fazer os dianteiros aquecerem rapidamente durante a classificação e não se degradarem demais na corrida.
A explicação para a súbita superioridade da Mercedes em 2012 tem a ver com isso: eles conseguiram não apenas fazer os dianteiros funcionarem na classificação, como também evitaram a degradação por falta de temperatura. Porém, ainda que a Pirelli vá fornecer os mesmos compostos do ano passado, os pneus deste ano são diferentes, se aquecem mais facilmente e têm uma zona de funcionamento mais ampla. Por isso, não dá para transferir diretamente o sucesso de Rosberg para 2013.
Falando em compostos, o GP marca a estreia do pneu macio e a terceira prova do médio. Este composto durou até 30 voltas em Melbourne e menos de 20 na Malásia. Como o traçado chinês coloca menos energia no pneu e a temperatura certamente estará mais baixa, é de se esperar um desgaste menos que o de Sepang. Outro fator a ser observado é que, como na China as ultrapassagens são relativamente fáceis, o leque estratégico se amplia
Portanto, tudo indica que teremos uma briga entre carros com duas e três paradas, assim como nos dois últimos anos: em 2011, Hamilton venceu parando uma vez a mais que Vettel e ultrapassando o alemão nas últimas voltas; em 2012, Rosberg fez a estratégia de dois pits funcionar e bateu as duas McLaren, que pararam três vezes.
Qual será a tática vencedora desta vez? Será que a Lotus vai lidar melhor com os pneus que os rivais? A Red Bull resolveu de vez os problemas de desgaste – e os internos? A Mercedes consegue repetir 2012 – e com quem? E a Ferrari, tem mesmo o ritmo de corrida da Austrália e de classificação da Malásia ou foi tudo uma questão circunstancial?
As perguntas são muitas. Porém, ao mesmo tempo em que todos querem um final de semana sem chuva para entender melhor a relação de forças, talvez a China não seja o lugar ideal para isso.
12 Comments
Esta errado: http://www.totalrace.com.br/site/noticia/2013/04/emerson-fittipaldi-conta-como-derrotou-o-carro-mais-selvagem-da-f-1
O carro nao era selvagem, era largo. WIDE AND NOT WILD.
hehehehee
Agradeço pelo alerta. O responsável pela matéria efetuou a correção.
Sem problemas. Como nao sabia a quem recorrer, mandei a voce. Creio que o erro foi devido a sotaque. O menino leu wide e como no cerebro ha a palavra wild (o L do brasileiro nao he pronunciado em portugues ou em qualquer outra lingua), wild deu uma escanteiada no wide.
Outro erro comum com brasileiros? world e word… chicken e kitchen…. mas geralmente os erros vem do sotaque. credi car (nao dizem crediT carD)….
Bom trabalho. A corrida vai ser animau. 😉
Surpresa “boa” seria se o Felipe fizesse a pole.
JU,NA SUA OPINIÃO QUAIS FORA OS COMPANHEIROS MAIS OSSO DURO QUE O MASSA JÁ TEVE ?
Alonso, pois é o único que ele pegou no auge
Pode-se dizer que o Schumacher ainda estava no auge ?
Não acredito. E, apesar do Kimi ter sido campeão, ele nunca guiou na Ferrari o que guiou na McLaren. Agora, está voltando à velha forma.
Acredito que desta vez deve ter o Kimi de novo no podium (de novo com respeito a Australia, pq com a China já sabemos no que deu o ano passado), as Mercedes de verdade metem medo, e oxala o espanhol se ferre de novo (muito dificil mas já pensaram esse asturiano metido num inferno astral?).
JU COMPARANDO AMBOS OS PILOTOS NO AUGE QUEM VC ACHA QUE FOI O MAIS COMPLETO E RÁPIDO: ALONSO OU SCHUMACHER ?
Aí entramos no assunto do post. Um sucesso de um piloto depende de inúmeros fatores, até da época em que ele compete casar com seu estilo preferido. Por isso evito comparações deste tipo.