F1 Deixem os meninos brincar - Julianne Cerasoli Skip to content

Deixem os meninos brincar

Motor Racing - Formula One World Championship - German Grand Prix - Race Day - Hockenheim, Germany

Teve toque para tudo o quanto era lado e até carro virando de ponta cabeça. E os comissários? Assistiram praticamente impassíveis. Praticamente, pois Jean-Eric Vergne levou dois pontos na carteira por não ter devolvido a posição para Romain Grosjean durante uma disputa.

Confesso que desconfiei quando, há algumas semanas, saiu a notícia de que os comissários seriam menos “cricris” daqui em diante, mas pelo menos esse início de nova fase tem sido promissor. Havia chegado a um momento em que todo acidente teria que ter um culpado, um punido. Mas Fórmula 1 não é trânsito, é competição, um tenta superar o outro e, às vezes, as coisas não terminam bem. É o popular shit happens.

Como na batida visualmente espetacular da largada. O próprio Massa admitiu que não fazia a mínima ideia que Magnussen estava por dentro. E nem tinha como saber, pois sua visão estava encoberta. Da mesma forma, o dinamarquês tinha direito de estar ali e esperar que Massa deixasse espaço. Talvez, se fosse um piloto mais experiente, de certa forma pilotaria pelo outro e seria mais cauteloso, mas daí a apontar culpados é um longo caminho.

Sim, pilotar pelo outro. É isso que Alonso faz muito bem e demonstrou mais uma vez na Alemanha, com dois acompanhantes de luxo: Vettel, cada vez melhor no roda a roda, e Ricciardo, absolutamente espetacular na defesa mesmo com pneus mais usados.

E daí vem o caso Hamilton. Lewis nunca pilotou pelos outros, não tem paciência para isso. Na verdade, ele conta que os demais estão pilotando por ele. É como se ele dissesse: “Você sabe que eu vou colocar de lado, então é melhor ir recolhendo”. Por um lado, isso lhe fez ter grandes recuperações e nos deu momentos épicos. Por outro, o fez correr riscos desnecessários. O quanto de risco vale a pena correr quando se disputa um campeonato com um piloto tão limpo como Rosberg promete ser a chave do título para ele.

13 Comments

  1. Parece que o que mais faz falta ao Massa é essa noção de tempo e espaço. Ele tirou o pé para não correr riscos na curva com o Bottas, mas deveria imaginar que alguém poderia vir por dentro e claramente ele não deixou espaço para um carro, tanto é que ele acertou o Magnussen que já estava em cima das zebras.

    Essa maré de azar sem fim parece estar ligado a essa dificuldade dele saber se posicionar onde não corra riscos desnecessários. Vide o acidente com o Perez e tantos outros “azares” que já ocorreram.

    • Falou curto e grosso, “Claro e Raspado”. Assino embaixo Ricardo.
      O Massa quer pasar de fininho e bate nessa finura que é a noção do tempo e espaço. Ele reclama, mas também ele acaba com a corrida dos outros. E já enche o saco tanta desculpadeira.

  2. Nessa batida do Massa não tinha piloto experiente que evitasse o Kevin tava no lugar onde podia estar não fez nada até massa vir pra cima dele, o massa não foi punido porque os comissário consideraram não haver má fe do massa justamente porque ele estava disputando com o bottas, só que o massa esqueceu que ali é uma curva eele não corre sozinho fosse maldonado grosjean sergio peres teria sido punido, eu considero acidente de corrida e se tivesse de punir alguem teria sido o massa.

  3. massa ta feio o troço ora ele, Hamilton abusou da sorte nos toques hoje ,mas Ricardo defendeu bem tb no inicio contra Hamilton nas primeiras voltas acho que da volta 7 ate a 12 por ali Hamilton naum passou Ricardo fácil não e com Alonso faltou pneu e mas uma volta ele recuperava em cima de Alonso a Ferrari sem pneu o rendimento é horroroso, rosberg caminha de vento em poupa, so as quebras e la na frente as punições por troca das 5 unidades podem mudar o campeão se não rosberg leva

  4. Hehe, poxa, Ju! Direção defensiva na F-1? Kkkkkk

  5. Hamilton dirige igual ao Senna… que deixava na mão do adversário a opção de bater ou não!

    • Exatamente! Muitos pilotos reclamaram de Senna naquela época. Me lembro de Senna ter feito a mesma coisa com Nannini o que Maldonado fez a Gutierres no Bahrein. Porém, naquela época a as coisas ficaram por isso mesmo…

  6. Aquela ‘molada’ na Hungria passou uma baita urucubaca para o Zacarias, que esta se transformando em prejuízo pra Williams. Felipe destruiu o carro nos GPs da Austrália, Canadá, Inglaterra(duas vezes, classificação e corrida) e Alemanha. Bottas segue invicto sem acidentes, só não pontuou em Mônaco por quebra de motor. Em 29 corridas o finlandês só teve um acidente no GP Brasil 2013, e sequer teve culpa, foi atingido por Hamilton em um típico acidente de corrida.

    Valtteri Bottas Lewis Hamilton Colide Brazil 2013
    http://www.youtube.com/watch?v=l2G2eA-QmVg

    Saber se posicionar na pista evita acidentes, a impressão que fica é que Felipe esta pilotando no pelotão da m… como um novato. Bottas tem boas chances de terminar o mundial na terceira posição, a frente das Ferraris, principalmente a frente de Alonso. Seria a melhor resposta de Felipe ao time italiano, Bottas esta se encarregando de fazer o serviço…

    A uruca de Massa após dez corridas impressiona:
    01) AUS – Zica, abandonou ao ser atingido por Kobayashi.
    02) MAL – Corrida discreta, mas somou pontos.
    03) BHR – Corrida discreta, mas somou pontos.
    04) CHN – Zica, equipe erra nos boxes, piloto fica sem pontos.
    05) ESP – Zica, Felipe erra na classificação, corrida foi um fiasco total.
    06) MON – Zica, na classificação foi atrapalhado por Ericsson.Corrida discreta, mas somou pontos.
    07) CAN – Zica, Massa fazia grande corrida, mas abandonou ao bater com Pérez na última volta.
    08) AUT – Classificação com pole, mas na corrida chegou em 4º atrás de Bottas.
    09) ING – Zica, péssima classificação da Williams prejudicando Bottas e Massa, o brasileiro abandona na 1º volta ao se chocar com Raikkonen.
    10) ALE – Zica, ótima classificação da Williams com Bottas e Massa, mas o brasileiro abandona na 1º volta ao se chocar com Magnussen.

    Em algumas classificações, Bottas e Massa foram mal por causa do piso molhado(bom exemplo foi o GP da Malásia), ambos fizeram boas corridas de recuperação, mas o resultado foi discreto. Williams não tem mais moral pra dar ordens a Bottas, na pista e nos resultados o finlandês desbancou Felipe na condição de primeiro piloto.

    Batalha de Grid:
    Bottas 6 x 4 Massa

    Batalha em corridas:
    Bottas 7 x 3 Massa

    Pontuação em corridas:
    Bottas 9 x 4 Massa

    Classificação:
    Bottas – 15, 18, 03, 07, 04, 13, 04, 02, 14, 02
    Massa – 09, 13, 07, 06, 09, 16, 05, 01, 15, 03
    *Valtteri foi punidos na AUS com a perda de 5 posições no grid por trocar o câmbio.
    *Valtteri foi punido na MAL com a perda de 3 posições no grid por bloquear Daniel Ricciardo no Q2.

    Corridas:
    Bottas – 05, 08, 08, 07, 05, ab, 07, 03, 02, 02
    Massa – ab, 07, 07, 15, 13, 07, 12, 04, ab, ab

    Lembrando que, Massa exigiu contrato de primeiro piloto e vantagem de desenvolver o carro a seu estilo de pilotagem! Bottas ainda tem que ceder seu carro a Felipe Nasr e Susie Wolff, nem por isso fica se lamentando, sua resposta vem na pista. O estagiário com 29 corridas esta dando uma sova no experiente piloto com 201 largadas…

    Mundial de pilotos:
    05º) Bottas, 91 pontos
    10º) Massa, 30 pontos

    Raikkonen, Pérez e Massa se destacam como as grandes decepções da temporada. Até os pilotos da Mclaren com carro ruim estão na frente da pontuação…

  7. E daí vem o caso Hamilton. Lewis nunca pilotou pelos outros, não tem paciência para isso. Na verdade, ele conta que os demais estão pilotando por ele. É como se ele dissesse: “Você sabe que eu vou colocar de lado, então é melhor ir recolhendo”.


    Hehe, e de quem a gente lembra, quando pensa nessa postura do Senna Negro?

  8. E sobre a mudança de freios da Mercedes, Ju? Sinceramente, achei bobeira a RB e a Ferrari não protestarem. Seria uma chance a mais para elas, e talvez pintasse vitória do Bottas.

  9. Julianne,

    Creio que o toque entre Massa e Magnussen foi acidente de corrida, mas acho que o Felipe Massa foi muito otimista e ingênuo em tangenciar a curva por fora e pensar que em uma largada, nenhum outro piloto fosse colocar o carro por dentro na curva.

    Ótima corrida, os toques foram normais, ainda bem que não interferiram com punições, assim como é na Indy atualmente. Gostei da corrida do Raikkonen, parece que as coisas começam a melhorar.

    A não entrada do Safety Car, na rodada do Sutil, você achou correta?

    Abs.

  10. Perfeito!
    Ninguém duvida do talento e da velocidade do Hamilton, mas ele não consegue amadurecer.
    Quanto ao Zacarias, por mais que ele não tenha tido culpa em alguns dos incidentes, me parece evidente que a sova imposta pelo desempenho do Bottas está mexendo muito com ele.
    Para quem chegou na equipe com o status de primeiro piloto, ele está reclamando demais e apresentando resultado de menos.


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adicione o texto do seu título aqui