F1 Cada um com suas armas - Julianne Cerasoli Skip to content

Cada um com suas armas

55290cf180090.image

A dobradinha do GP da China da Fórmula 1 tinha tudo para representar a resposta da Mercedes à inesperada vitória da Ferrari há duas semanas, na Malásia. Mas acabou marcando o início de mais uma polêmica entre seus pilotos, Lewis Hamilton e Nico Rosberg.

O alemão acusou Hamilton de ter diminuído o ritmo em determinado momento na corrida para prejudicá-lo, fazendo com que gastasse mais seus pneus e ficasse exposto à aproximação de Sebastian Vettel, da Ferrari, que foi o terceiro colocado na prova. Segundo o alemão, o inglês colocou a dobradinha da equipe em risco em um cenário que já havia sido previsto pela equipe antes da prova.

É difícil concordar com Nico. O mais próximo que o alemão chegou do companheiro foi 1s8. Apesar de ser o suficiente para causar turbulência, é muito pouco para acusar Hamilton de, ao tentar economizar os próprios pneus, prejudicar a dobradinha da equipe. Nesse caso, o histórico pesa contra o alemão, que vem gastando mais a borracha que o companheiro desde o ano passado e, mesmo assim, não tem conseguido acompanhá-lo em nenhum momento.

É mais um episódio em que o raciocínio de Rosberg mostra que ele está mais preocupado em buscar artifícios para melhorar seus resultados do que em pilotar em si. Ora ele busca ajudas externas, ora caça demônios enquanto deveria abaixar a cabeça e, como fez ano passado, trabalhar duro para bater um piloto que sempre estará um passo à frente devido a seu talento natural, combinado com o amadurecimento que vem demonstrando.

Por outro lado, um desabafo do tipo até que demorou: Rosberg parece viver um inferno astral, sendo superado com uma frequência que não foi comum ano passado – e nem em sua carreira, diga-se de passagem – e certamente preocupado com a gravidez problemática da esposa. É preciso estar 110% focado para bater talvez o piloto que já é excelente e que vive um momento especial.

E talvez seja essa a explicação: Rosberg precisa encontrar uma maneira de quebrar essa espiral positiva de Hamilton. Nem que seja com palavras.

34 Comments

  1. A metralhadora de declarações está a toda na Mercedes, é Nick Lauda soltando o verbo contra o Alonso e puxando saco da Ferrari, Toto Wolff meio que passando a mão na cabeça do Hamilton, que por sua vez, faz pouco caso do caso e do companheiro de equipe e agora Rosberg (que em minha modesta opinião não passa de um piloto mediano, que tem certa competência por estar no lugar certo, mas me parece na hora errada) acusando o companheiro de prejudica-lo deliberadamente, olha o que causou a aproximação, mesmo que nem tão ameaçadora assim da Ferrari causou hein, esse caldo ainda vai ferver demais!!

  2. A pilotagem de Rosberg nunca me enganou. É apenas um bom piloto, não é fora de série como Hamilton, fato. Hamilton será campeão faltando umas 4, 5 corridas, merecidamente, pois é o piloto certo no melhor carro…não há milagres. Nesse GP o destaque pra mim foi Raikkonen e a bela disputa entre Button e Maldonado, dura mas leal!

    • E tbem do Ricciardo e o Ericsson. Uma RB disputando posiçao com uma Sauber….kkkkk quem diria einh ?

  3. Sou torcedor de Lewis. Acho que, na pista, não tem pra ninguém. Só que se Eu sou um baita piloto, eu não posso simplesmente ‘não ver’ meu companheiro naquela situação antes do pódio, ali na aguinha, na toalhinha. Nem um cumprimento. Nada.

    Lembro-me uma vez que ele ficou em segundo, perdendo pro imbatível (na época) Vettel e Lewis com cara de merda do seu lado.

    Tudo bem. Faz parte da personalidade do cara, etc. etc.. Tudo isso pra dizer que achei ele muito “saltitante” no pódio. Você pode achar que “comigo ninguém pode”. Só não pode demonstrar isso.

    No mais. Corridinha chata essa, hein? De madrugada, poucas disputas e terminada com SC. Tem que ser GasolineMan pra aguentar.Fazer o que. É um vício.

    • Power, corrida chata? Voce esta sendo generoso.

      A F-1 ha tempos apresenta corridas chatas, carros sem sal, sem sound (quase rimou); tudo muito burocratico, papai mamae de meia e touca. Nao consigo ver graca nem quando leio sobre comparacoes de numero de ultrapassagens nas temporadas. Sabemos que ultrapassagens ocorrem 99% por causa do querido DRS ou pneus da frente que acabam antes do concorrente.

      Eu nem comparo o que esta ai hoje com 20, 30 anos atras. Vejo uma procissao chata em que para se availiar a capacidade do piloto temos que rezar para uma chuva.

      Desse vicio a chatice da droga placebo me curou. Somente uma baita insonia para me manter acordado para ver aquilo. De dar do o que virou a F1.

      Meus amigos americanos tentaram gostar disso. Desistiram ha tempos.

      Enquanto isso a motogp continua espetacular. Mesmo com o Marques sobrando nos ultimos anos.

      • Do jeito que vocês falam até parece que corridas chatas começaram agora.

        É incrível como parece que é moda falar mal da F1. Que as corridas andam chatas.

        F1 É ISSO. Sempre foi. Corridas realmente boas nunca chegam a meia dúzia por ano.

        Se o esporte precisa mudar é porquer precisa se readequar aos tempos atuais, não porque está “ruim” está exatamente como ele é.

    • Mas o Lewis cumprimentou o Rosberg. Depois do engenheiro da Mercedes. E a alegria dele no podio nao parecia desdenhar, mas sim de ver o trabalho gerando frutos. Pois quanto mais ele se distanciar dos 2° e 3° colocados, mas folgado vai ficando pra ele durante o campeonato. Pois a Ferrari está crescendo cada vez mais. Vai chegar uma hora que será pau-a-pau. Hoje a Ferrari ainda perde em volta lançada e com os pneus medios. Mas com os macios já anda no mesmo ritmo. Quanto mais o Lewis maximizar os pontos agora, melhor será pra frente. Tem mais é que dar piruetas mesmo….eheheheh
      Abrçs

  4. Digo e reafirmo: O Hamilton éh um dos melhores pilotos de sua geração e, se tudo der certo, ele caminha pra ser um dos grandes de todos os tempos!

  5. O Hamilton temcontrolado o Rosberg. Até agora, em 3 corridas, não pressionou o Hamilton em nenhum momento. Está mais para escudeiro que concorrente ao título.
    E além de não conseguir chegar no Hamilton, ainda terá um Vettel babando atrás em algumas provas.

  6. Esse é o estilo Rosberguiano de ser. Ele pilota calçado em informações dos boxes e espera que o cara da mesma garagem pilote pelos dois. Nico está perdido, não consegue nas CNTPs tirar o mesmo que o Lewis tira de um carro exatamente igual e talvez lá no seu intimo não entenda como, sendo alemão, não receba uns pôneis a mais debaixo da carenagem.
    O cara chegou na equipe antes do Hamilton, bateu o grande, navegou quando o barco era a remo e agora quando a carroça realmente anda. eis que vem o Inglês e come a cereja do bolo.
    Complicada a situação do Rosberg. Vai perder a disputa interna e ainda receber um esporro na salinha da Mercedes.
    Não foi uma corrida ruim. As Ferraris estiveram por perto, do sétimo pra cima cada posição foi bem disputada, vimos um Button vendendo caro a posição, e errando o que é raro. A China nunca foi lá mesmo um primor de corrida.
    Dizem que no Bahrein o tempo é mais quente e é só daqui há uma semana!!!

  7. Rosberguinhos e seus joguinhos de intriga. Até um vídeo respondendo as questoes do twitter ele tá fazendo…kkkkk Até a torcida da alemanha ele está perdendo.
    Melhor ele reaprender a pilotar ou já era…vai virar o Vasco da F1…rsrsrs (com respeitos aos vascainos, mas nao podia perder a piada…srsr)

    • Sê não vai com a minha face?!?!?!

      • kkkk…nao é pessoal David Santos…respeito os vascainos. Mas o meu lado flamenguista nao tinha como perder a piada…eeheheh
        abrçs

  8. Rosberg já está sentindo os efeitos do domínio avassalador de Hamilton
    A posição atravessada de Hamilton na largada hoje foi um golpe duro Kkkkkkk

    • kkkk…é verdade. Aquela largada de lado foi épica….kkkkkkk
      O ruim em toda esta história é que o Rosberg é muito vingativo. Nao podemos esquecer SPA, que ele fez tudo aquilo pra “marcar o ponto” dele. Espero que o Nico tenha aprendido a liçao, que jogar sujo nao compensa, mas se vier alguma tentativa de dar o golpe, nao me espantaria.

      • Hamilton ganhou a corrida naquele momento kkkkkkkk

  9. A Mercedes também tem um pouco de culpa na frustração demonstrada pelo Rosberg.

    Depois da última derrota para a Ferrari, a estratégia da Mercedes foi andar mais lenta para preservar pneus e se proteger de um eventual ataque da Ferrari no final da corrida. O problema é que eles andaram o tempo todo com pouca margem de vantagem para a Ferrari e quem correu o risco de tomar um undercut foi sempre o Rosberg.

    Por isso, tanta reclamação por parte dele. Pois ainda por cima, teve que andar no ar sujo no começo da corrida e desgastou mais pneu e poderia correr riscos no final.

    Se o carro da Ferrari conseguir se aproximar mais da Mercedes nas próximas corridas, Rosberg vai ter que trabalhar como escudeiro para ajudar a equipe.

  10. É só o Alemão fazer a pole. Quer mais uma chance? Largar melhor. Simples assim!!!

    • Muito bem dito!

  11. Puro jogo de cena. Mas o efeito está sendo inverso.
    Ontem Rosberg caiu no ridículo.

    Ele sabe que simplesmente não há o que fazer pra superar Hamilton. Chegou na terceira prova da temporada e concluiu que nada do que fizer será suficiente pra chegar na frente de Lewis e se não tomar muito cuidado ainda tem Vettel andando muito forte e muito motivado.
    A vida não está fácil pro Nico.

  12. Bom … o Rosberg desde o ano passado, nunca andou no ritmo de Hamilton. O Hamilton quando largava na frente voava, e quando largava atrás passava. Foi assim no Barhein, Canada ( o Hamilton efetuou a ultrapassagem e logo depois o carro estragou), foi assim nos Eua, Italia, Japão, Hungria, entre outras que eu não to lembrando. O Rosberg tá na formula 1 pra pedir pra o companheiro andar mais rápido pq ele tá sendo atrapalhado ?
    F1 é pra ultrapassar, se ele não tem caixa pra isso, só lamento. Eu sei que ele tem problemas pessoais sérios, mas, mesmo assim, ele não está no nível do Hamilton. Nunca foi um piloto excepcional, e além de agora ele ter absoluta certeza de que não será fácil acompanhar o Hamilton, ainda vem um expert com um bólido vermelho 4 vezes campeão, trazendo com ele o homem de gelo, que pra mim, são 2 melhores que o Rosberg.
    Ele tem 2 escolhas: Ou ele se concentra no que tem q fazer e começa a brigar, ou ele cala a boca e vai virar escudeiro rapidinho. #LH44

    • Boa análise. Penso assim tbem. Ano passado o Nico foi beneficiado por causas das quebras, um piloto mais genial, teria administrado esta diferença durante o ano, mas o Lewis sempre conseguiu escalar a diferença…e fez isso 2 vezes.
      Em relaçao as poles, Lewis viu o que fazia a diferença e corrrigiu/melhorou a sua performace em classificaçoes, este ano nao tem dado nenhuma chance a Rosberg.
      E pra ajudar Lewis ainda, ele tem a Ferrari entre ele e Rosberg. Que no decorrer do ano, vai estar brigando pau a pau com as Merc…e ai esses pontos ganhos agora pelo Lewis vao ajudar muito lá na frente.
      Abrçs

  13. Não sou admirador de Hamilton,pois falta-lhe humildade,mas reconheço sua profunda genialidade ao volante,Rosberg mostrou-se um piloto competente e concentrado,mas não muito além disto,é um piloto técnico sim,mas não está à altura da genialidade do jovem Lewis.
    Este rapaz inglês está a caminho de tornar-se tri-campeão mundial com perfeita justiça e merecimento,Hamilton tem uma habilidade natural ao volante,um talento amplo,sendo que em pista chuvosa atualmente perde apenas para o menino Vettel,Rosberg está caminhando para ser uma versão germânica de Gerhard Berger,um piloto técnico sim (como já citado antes),mas não capaz de fazer frente a Hamilton,já que ele está muitos passos à frente do jovem alemão de Wiesbaden.
    E quanto a Ferrari,ainda existe o jogo de equipe,mas está maquiado e o jovem Vettel é sim,o primeiro piloto da marca de Maranello.

    • Ma Darswik. Não consegui ver esse jogo de equipe “maquiado” da Ferrari. pelo contrário, o engenheiro do Kimi informou que ele tinha um ritmo melhor que o do Alemão e pediu pra ele acelerar, aí o jovem Versttapen ficou pelo caminho, o safety antrou e já sabemos o resto da história. O que vejo é pela primeira vês em Maranello os dois lados da garagem trabalharem em suas estratégias e que vença o melhor. So far o lado do Vettel tem se dado melhor e fica difícil culpar a equipe se o Nasr arranca pedaços dos pneus do finlandês.
      Pelo menos não vemos o Raikkonen chorando pelos cantos e reclamando do Vettel.

    • Eu tbem acho um pouco disso em relaçao a Ferrari. Kimi apesar do ritmo melhor ficou cozinhando ovo atras do Vettel muito tempo. Só no final foi informado a atacar Vettel…nao está muito claro, mas eu tbem acho que o 1° piloto em Maranello é o Vettel.
      Abrçs

  14. O Hamilton fez o que qualquer pessoa decente e de caráter teria feito. Responder na lata as agressões verbais infundadas do mal caráter alemão que divide a equipe com ele.

    Ok, eu sei que muitos aqui abaixariam a cabeça se estivessem no lugar do Lewis. É comum encontrar pessoas com síndrome de servidores como alguns aqui nos comentários, pessoas que não se dão o valor e que nunca serão alguém na vida. Vendidos, fracos e sem caráter.

    Mas graças a Deus temos alguém na F1 que não leva desaforo pra casa. Acham que só porque o cara é negro ele vai baixar a cabeça pra esse nazistinha de merd*, que não consegue ganhar na pista e agora fica tumultuando o ambiente da equipe.

    • kkkkkkk! KRACAS!!!!!!!!

    • Ô Loko djow!!!!!

      Apesar de parecer um pouco pesado, concordo com você que uma pessoa vendida, fraca, sem caráter e com síndrome de servidor, jamais poderia se candidatar a um cargo de Piloto. Ainda mais de F-1.

      Agora, uma outra coisa é aqui no espaço JuCera. Aqui cada um acha o que quer. Apesar de ser defensor e torcedor do Lewis, até gosto quando alguém fala mal dele sem ele merecer, só pra criar um atritozinho, uma discussão sem mágoas.

      Valeu! Não deixe de comentar…

    • Rosberg só tem a arma politica pra jogar…porque pilotando fica no meio do pelotao…kkkk

    • “nazistinha de merd*”???

      Quando errei em ofender Lewis, Seb e Alonso, pedi desculpas, pois naquele momento, percebi que tais ofensas estragam o blog (e muito bom, diga-se de passagem), mas vendo agora, parece que o povo gosta é de agressão.

      • Quem está certo é você, disso não há dúvidas.

  15. Se me permitem irei participar do debate, primeiramente eu tambem aprecio o estilo do bom lewis guiar, recorda-me por demais o nosso grande ayrton, desde o inicio quando o vi correr de kart na chuva num desses muitos circuitos perdidosna inglaterra sabia que ele era da turma dos miseravelmente bons, e pensei assim que o vi estrear contra Alonso que sua capacidade não poderia melhorar muito alem daquilo assisti seus tropeços e seus reveses nos piores dias de Mcllaren pensei que Hamilton era aquilo um ás mas sem aquele toque dos anjos perdidos como Senna, clark e outras lendas, no entanto o rapaz ao confrontar-se contra Rosberg renasceu recuperou a direção daquele caminho esquecido, deu o tão desejado passo final em sua capacidade, hoje ele é definitivamente aquela ponta de esperança que foi interrompida prematuramente no passado, ele nunca sera Senna, ele nunca será clark mas se e se continuar assim ele será dignamente mais do mesmo clube, já quanto Nico esse clube é exclusivo demais pra ele teria que se reinventar talvaz morrer e nascer denovo, apesar de ser um piloto muito eficiente de ter sido moldado para ser um piloto de f1 desde sua infancia não possue as credenciais necessárias, ate simpatizo com sua vontade de ganhar mas lamento muito por ele também porque essa tarefa nesse momento não é realizavel O pobre Nico está enfrentando nao um simples piloto mas verdadeiro monstro que nem mesmo demonstrou sua capacidade total de guiar ainda.

  16. Eu acho Hamilton um bom piloto, mas não consigo ver nenhuma genialidade nele ele zempre pilotou os melhores carros, e com os carros,que pilotou era para ser no minimo tetra campeão, jogou fofa o campeonato de 2007 e o de 2012 quando a mclaren foi o melhor carro em boa parte do campeonato, na minha modesta opinoão não acho que hamilton bateria vettel com o mesmo carro..

  17. Hamilton sera tri, é inevitável.


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adicione o texto do seu título aqui