F1 No olho do furacão - Julianne Cerasoli Skip to content

No olho do furacão

f1-united-states-gp-2015-l-to-r-maurizio-arrivabene-ferrari-team-principal-with-gino-rosat

 

ATUALIZAÇÃO: Situação aqui em Austin é a seguinte: escrevo às 8h e chove sem parar há 4h. Autoridades pedem para as pessoas evitarem as estradas – e o circuito fica a pouco menos de 30km da cidade – e os organizadores atrasaram abertura dos portões para o meio-dia. O treino livre aconteceria antes disso, às 10h. Mas está claro que não há condições, é esperado que chova praticamente o dia todo. E nada da FIA tomar uma posição.

xxxxxx

A sexta-feira em Austin foi de muita confusão – e parece que não vai parar por aí. As chuvas trazidas pelo furacão Patricia já comprometeram a sexta-feira e prometem atrapalhar o restante do final de semana. Depois do aguaceiro impressionante que começou a se formar logo antes do segundo treino, às 14h locais, e só parou por volta das 16h, a previsão é de ainda mais chuva para o sábado.

Até o momento, a FIA não se posicionou oficialmente, mas acredita-se que uma decisão será tomada até às 7h locais – 10h em Brasília – sobre a programação do sábado. Inicialmente, o treino livre será às 10h e a classificação, às 13h. Porém, como a pior tempestade é esperada para a tarde (pelo menos essa é a previsão do momento, uma vez que o cenário tem mudado rapidamente), é possível que as sessões sejam antecipadas.

Outra possibilidade é a disputa da classificação e da corrida no domingo, algo que aconteceu por duas vezes no Japão, em 2003 e 2010, e também na Austrália, em 2013. Porém, a previsão atual dá conta de que as piores tempestades ocorrerão entre a tarde de sábado e a manhã de domingo. Aí entra o pior cenário, com o grid sendo definido sem uma classificação.

Isso foi discutido no briefing dos pilotos nesta sexta-feira e a maior possibilidade é utilizar a classificação do único treino livre disputado. No paddock, comentou-se sobre a possibilidade de usar a classificação do campeonato ou até os números dos pilotos, algo que seria curioso porque o atual campeão, Lewis Hamilton, optou por continuar com o número 44 e iria para o fundo do grid. Isto, contudo, é bastante improvável.

De qualquer maneira, o final de semana de Felipe Nasr já está comprometido, já que o brasileiro ainda não entrou na pista. No caso de Massa, seria uma oportunidade para a Williams comprovar se os testes de acerto que tem feito nos treinos das últimas três sextas-feiras, todos com sessões sob chuva, deram resultado e melhoraram o rendimento do carro em um tipo de condição em que ele ainda fica devendo.

Por parte da FIA, é esperado mais cautela, uma vez que, da última vez que a Fórmula 1 se deparou com um fenômeno natural como o Patricia, no GP do Japão do ano passado, o resultado foi o pior possível.

5 Comments

  1. Céus apocalípticos!

    Me diga, Julianne: porque que Nasr – que leva o patrocínio que decora o carro da Sauber – é que tem de ceder sempre a vez dele para o trapalhão do Marciello? (Muito fraco esse italiano, só fama, ainda sou mais o Fuoco). Ou o Mecenas oculto do Ericsson aporta um patrocínio maior? Você saberia algo sobre isso, Julianne?

    • Até onde eu sei os aportes financeiros de ambos são equivalentes. Deve ser uma questão de contrato que blinda o Ericsson.

      • Obrigado pela atenção, Julianne. De qualquer maneira, vejo isso como um fato pra lá de bizarro, pois até o macacão do Ericsson leva a marca do patrocinador do Nasr e é o sueco que tem preferência!

  2. Caro Aucam respondendo ao seus questionamentos se eu não me engano essa é a segunda vez que o Marciello treina com a Sauber no primeiro treino livre no primeiro treino que ele fez não lembro em qual GP ele treinou no lugar do Ericsson, o mesmo procedimento aconteceu nos testes de meio de temporada alternando com um dos titulares da Sauber.
    Abraços.

  3. Caso a natureza e o bom senso permitam que a corrida aconteça, e se for e deverá ser no molhado, fica bom para a Ferrari que perde 10 posições no grid. E para nós que veremos uma.corrida mais movimentada.


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adicione o texto do seu título aqui