F1 Caiu a ficha - Julianne Cerasoli Skip to content

Caiu a ficha

Tem quem prefira apenas escrever e deixar a discussão rolar solta, mas sou do time que vê os blogs de uma maneira diferente. Os posts são apenas o alicerce de opiniões que só ficam completas com os comentários de vocês e nossas trocas de ideias. E, se tenho orgulho do trabalho feito aqui, tem muito a ver com essa excelente turma que comenta.

Muitos nomes eu reconheço desde os tempos de “Faster F1”. Dentro do jornalismo, sempre trabalhei com esportes – e sempre com o desejo de trabalhar com Fórmula 1 – mas decidi publicar meu material sobre o assunto apenas quando me senti capaz de fazer algo diferente. Afinal, assistia as corridas pela TV como todo mundo, mas tinha de mostrar potencial para um dia “mudar de lado”.

O embrião do Faster surgiu com a ideia de fazer um texto casando transmissões de diferentes países, demonstrando como uma mesma corrida pode ser construída de formas distintas. Junte-se a isso análises mais numéricas, uma vez que preferia deixar a interpretação para quem estava dentro dos paddocks, e o blog nasceu em junho de 2010. A aposta parece que deu certo e, a partir daí, foi tudo muito rápido: depois de cinco meses, meu “olheiro” Ico me chamou para escrever um texto no blog dele; pouco tempo depois, ele e Felipe Motta me apresentaram um projeto novo, que nascia em 2011, o TotalRace. E o Faster ficou “chique”.

Minha primeira cobertura de GP foi em Monza, naquele mesmo ano. De lá para cá, tive a chance de conhecer outros templos do esporte, como Silverstone e Nurburgring, cidades únicas, como Barcelona e Budapeste, e viver de perto uma decisão de campeonato inesquecível, em Interlagos.

Mas nada disso me emocionou tanto quanto esse último domingo.

Como compensação por problemas que tive com minha credencial, o prestativo chefe de comunicação da FIA, Matteo Bonciani, providenciou um upgrade, que me daria acesso ao grid. E eu jamais poderia imaginar o tamanho do presente.

A proximidade dos carros (e fiz algumas fotos que vão pintar em posts dessa pós-temporada), o indescritível clima de expectativa, a emoção da família de Felipe Massa ao ver o piloto entrando pela última vez em sua Ferrari, o papo longo de Alonso com Webber na despedida do australiano, o burburinho de um esporte único, que permite o acesso a suas estrelas instantes antes delas entrarem em ação. Todos os ingredientes que eu esperava estavam lá.

Até que eu resolvi caminhar até o fim do grid e ver a arquibancada. E me lembrei que, em 2010, eu estava justamente ali, espremida na grade, tentando chegar o mais perto possível dos carros. Ao perceber que, em três anos, tinha “mudado de lado”, não sei muito bem se consegui conter as lágrimas.

Nunca tinha parado para pensar em tudo isso. Quando se trabalha tanto, sacrificando horários, finais de semana e o que for em busca de um objetivo, a noção de tempo muda. As coisas parecem caminhar lentamente. Porém, nada como jogar um pouco de perspectiva para perceber como tudo valeu a pena.

Queria dividir isso com vocês porque sabem que este blog é nosso. As vitórias, também.

49 Comments

  1. Espetáculo Ju !!!
    Já tive uma experiência semelhante e entendo perfeitamente com você se sente.

  2. Oi,
    O comentário não vem exatamente de um fã do esporte, mas de um irmão feliz em perceber suas lutas e suas conquistas. Quem te conhece, sabe que vc não é de expor o que sente. E se o grid te emocionou, é pq este é o seu caminho.
    Como seu dindo já te disse: não há nada como trabalhar com o que se gosta.
    Parabéns. E voe alto. Ou melhor, faster.
    Beijos

  3. Maravilha Julianne, embora não te conheça pessoalmente, você é aquela amiga que depois das corridas fica conversando com agente, admiro sua forma de ver as corridas com grande conhecimento nos informando e ao mesmo tempo nos divertindo com as visões de emissoras diferentes nas suas narrações, espero que voce fique muitos anos com esse blog vejo todos os dias em busca das novidades.

  4. Parabéns Julianne você merece todo sucesso do mundo pela grande profissional que é, o blog é ótimo vejo todos os dias.

  5. Muito legal Ju! Para mim também os grids são os momentos em que as coisas entram em perspectiva. Um dos momentos mais legais do meu ano foi quando abri o braço e fiquei sentindo o vento batendo no início da movimentação do grid em Suzuka. Várias fichas caíram ali.

  6. Julianne, se você chegou até aqui, foi por sua enorme competência. Seu blog é o melhor sobre F1… suas análises saem do lugar comum da grande maioria das coisas que lemos por aí. Parabéns e que você continue tendo muito sucesso!

  7. Post cativante pela homenagem que presta a todos nós que lemos e comentamos em cima do seu maravilhoso trabalho. Você, Julianne, além de superatenciosa com seus leitores, nos faz sentir importantes e diferenciados pelo altíssimo nível de seu blog, traduzido na profundidade técnica e competência com que você aborda a Fórmula 1 e na ótima qualidade dos comentaristas em geral, unidos por essa paixão comum que é o automobilismo, em clima de amizade e respeito como não se vê em outros blogs, mesmo quando temos eventualmente aqui e ali opiniões divergentes, o que é salutar, pois às vezes nos fazem ver coisas que no calor das paixões nos passam despercebidas.

    Infelizmente, só descobri você quase ao final de 2011, portanto não sou “um sócio-fundador” do blog, mas desde então ele é indispensável para mim.

    Mas, sobretudo e mais importante ainda, post cativante por você compartilhar conosco suas EMOÇÕES E PERCEPÇÕES PESSOAIS ao adentrar cada vez mais – graças ao merecimento pela qualidade de seu trabalho – o âmago desse ambiente fascinante, veloz e desafiador que envolve a F 1. Muito bacana isso.

    Pessoalmente, desejo a você um SUCESSO cada vez maior, na certeza de que ele nós trará generosamente na mesma proporção mais conhecimentos sobre nossa paixão comum e cada vez mais prazer na leitura do blog, que tem como características mais marcantes a isenção, a seriedade e o bom senso que você imprime em suas opiniões.

  8. confesso que não sou um comentador assíduo, mas certamente seu blog é a melhor parte do site (sem desmerecer as outras seções) por que uma coisa é a notícia pura e simplesmente, outra bem diferente é a visão de quem realmente gosta do esporte, uma informação que para quem não gosta é apenas um detalhe insignificante, mas pra quem realmente aprecia é um prato cheio… uma opinião, que nem é, e nem sempre tem a pretensão de ser, a verdade absoluta, apenas uma opinião… parafraseando Webber: humaniza as notícias, parabéns!

  9. Parabéns!!!

  10. Parabéns Julliane sou seu fã e de todos no site, acompanho vocês desde que vi o Ico no programa do Reginaldo Leme no fim do ano passado, você é muito talentosa e dedicada e isso é fundamental para alcançarmos o que queremos e chegar até onde não imaginamos…Seus comentários são diferenciados e completos…parabéns mais uma vez…
    Obs: Também já fiquei espremido na arquibancada do setor A pra tentar essa emoção…rs

  11. Olá Julianne,

    Que texto legal! Gostei muito da sinceridade e simplicidade, esta mesmo que nos leva a evoluções que um dia pensamos ser impossível de ser alcançada.
    Não sou de utilizar os comentários, mas sou um leitor assíduo de seu blog como também do Total Race. Aprecio muito o lado técnico da Formula 1 e aqui no seu blog eu encontro muita informação de excelente qualidade.
    Parabéns pelo bom trabalho que todos veem apresentando e que venha 2014, pois estaremos juntos.

    Grande abraço.

  12. Grande post, como todos escrito por você e todos do Totalrace. Texto simples direto e de fácil compreensão mesmo para quem não não é um aficionado em f1. Parabéns pelo sucesso e que você e o site cresçam mais ainda e tornem se referência a todos outros.
    Grande abraço e sucesso.

  13. Seu blog é muito bom! Parabéns pela excelência na exposição técnica das matérias relacionadas a equipes e pilotos.

    Deus esteja em seus dias!

  14. eeeee

    parabéns!!!

    e obrigado pelo excelente blog!!

  15. Juliana, você e o Ico são os melhores! E ponto final! Desejo que essa sua caminhada esteja apenas começando aí “do outro lado”.

  16. Não costumo postar comentários mas pode acreditar, leio todos os posts do totalrace, Oricchio, Felipe Motta e Fabio Seixas. Cada um com suas características, pontos de vista diferentes e me fazem chegar a uma conclusão própria pra cada assunto debatido.

    Não tem como eu postar minha aba de favoritos, mas o seu ainda esta como “Faster F1”, pois acompanho desde o início.

    Como somos amigos no facebook, pude acompanhar de perto sua emoção em Monza, Barcelona no estádio e tudo mais. Fico muito feliz em ver uma jovem, sendo feliz no que faz, e fazendo com amor e entusiasmo.

    Não há dinheiro no mundo que pague o nosso prazer em fazer o que mais gosta/ama… e pensar que muitos acordam e levantam se lamentando que tem que trabalhar contando as horas pra sexta feira chegar logo.

    Somos privilegiados 🙂

    … e PARABÉNS pelas conquistas 😉

  17. Desculpe, quis dizer Julianne. É a força do hábito (minha irmã chama Juliana). abs.

  18. Julianne,

    Imagino sua alegria em chegar no momento que tanto trabalhou pra chegar.
    Mas como vc mesma disse, não veio de graça. Tem muito trabalho, paixão e carinho no que faz.

    Não sou muito de comentar mas sempre leio seu blog. É um dos poucos que falam de F1 que ainda vale a pena acompanhar. Não só pela qualidade, mas pela sensibilidade e sensatez.

    Espero que você continue seu caminho e conquistando mais e mais sonhos.

    Enquanto isso, nos ficamos aqui acompanhando o blog e nos espremendo na grade para ficar o mais próximo possível dos carros. =)

    Sucesso.

  19. Parabéns Ju…o seu blog é um dos melhores que conheço sobre Fórmula 1,sempre com informações precisas e curiosidades!! me divirto e me informo muito aqui!
    Sucesso sempre!

  20. PARABÉNS JU! Você merece!!!! Fico muito feliz por você!!!
    Sucesso sempre!!!!
    Beijos

  21. Beleza Julianne ! Vc cresceu com o blog ! Sabendo q vc estava no grid – merecimento garota – eu fiquei super atento e vidrado na telinha te procurando, pois, para mim (e um montão de gente) vc faz parte do show.

  22. Ju, na verdade, creio que vc não imagina a extensão do seu excelente trabalho, o quanto sua capacidade minuciosa e bem elaborada de trabalhar contribui para a compreensão desse esporte apaixonante e rápido que tanto nos contagia! Parabéns!!! Como diria minha professora do primário, rsrsrs, “continue brilhando”!!! 😉 Ps: depois de ler vc, mudei minha forma de acompanhar a F-1.

  23. Julianne, nao sei se te posso chamar Ju, antes de mais nada queria agradecer a vc por sempre ter sido muito anteciosa comigo , em 100% que eu perguntei algo pra vc obtive respotas tuas.

    O seu blog dentro do TOTAL Race eh sem sombra de duvida a cereja do bolo que acabou sendo o melhor lugar para ver opinioes de gente embasada e fora isso os comentaristas sao um espetaculo a parte , ha muita gente aqui que opina com fundamento e faz o trabalho de vcs crescerem, conto contigo , com o ICO e o Felipe Motta para poder seguir a minha paixao pela F1 de uma maneira mais clara e interessante.

    Muito obrigado por seu espaco, muito obrigado por se tao pe no chao, muito obrigado por um dia vc ter ido a Interlagos , ficado ao lado do alambrado e deposi de poucos anos ter conseguido pular a cerca e estar compartilhando tantas experiencias legais conosco

    FP ,

  24. isso é apenas o começo. have fun.

  25. Julianne,

    Parabéns!!!

    Fico imaginando o momento de emoção que você deve ter sentido. Guarde ele com carinho na sua lembrança para sempre. Porque se na pista o piloto vence, sobe no pódio, recebe o troféu, este foi o seu troféu, foi o seu Grande Prêmio, que você conquistou com muita raça e determinação. Não é feito de cristal, de kevlar ou outros materiais nobre, mas é feito de emoção, de sentimento que só quem vive sabe dar o devido valor.

    E se tem uma pessoa que merece viver o que viveu é você pela dedicação, pelo conhecimento e por ser tão coerente e profunda em suas análises.

    Fico muito feliz por você conquistar seu espaço. E desejo que este seja apenas o primeiro passo de uma grande carreira que, acredite, já é digna de muito orgulho.

    Passei a conhecer seu trabalho no Total Race, e desde então me tornei seu fã. O blog é leitura obrigatória pra mim todos os dias.

    Acelere fundo e mais uma vez, parabéns!

  26. Pra quem te admira também é especial te ver lá!

  27. Parabéns, Julianne!

    Eu peguei o final do Faster (por indicação do Ico), e tenho acompanhado todos vocês do Total Race desde então.

    Fique sabendo que é muito gratificante pra gente acompanhar o crescimento de um veículo de informação, a gente se sente meio que sócios. E também acompanhar o crescimento profissional de vocês (especialmente você, já que o Ico e o Felipe já estavam no “mercadão” a mais tempo), a gente se sente meio que parceiros.

    (Na verdade, quem acompanha as mudanças no jornalismo sério percebe que a tendência é um pouco essa, né? Até de crowdfunding eu tenho participado para reportagem especial de veículos/publicações que eu sigo e confio…)

    Desejamos muito mais sucesso, vida longa ao blog, ao Total Rece, e como disse o Dé: have fun!

  28. Oi Julianne.
    Quero juntar-me àqueles que te deram parabéns pelo post, e, se permite, compartilhar minha visão sobre o aspecto humano da jornalista.
    A rádio Band News surgiu com uma proposta inovadora de entregar notícias de um modo muito informal que aproximava bastante o jornalista ao seu público, contrapondo ao formato “engessado”, burocrático e formal da CBN, que segue o formato do padrão Globo. Claro que nós ouvintes ficamos muito contentes o que se refletiu na audiencia massiva que o Boechat e seus colegas alcaçam.
    Isso posto, quero dizer que você ao compartilhar sua emoção, aproximou-se de nós, e expôs uma característica que vem acresecentar-se à suas outras qualidades, que já foram aqui mencionadas por outros comentários. Parabéns, novamente, não só por seu trabalho jornalístico, mas também por se revelar assim tão simples, tão humana.
    PS: Sei que não precisa de minha permissão mas, fique à vontade para decidir não publicar esse comentário, meu objetivo é que voce receba a mensagem.

  29. Parabéns Julianne!!

    Não sou muito de comentar, mas sempre leio seu blog (principalmente pelos excelentes posts da parte técnica e pelo pessoal que comenta aqui). Foi muito legal você compartilhar nesse post toda a sua emoção de vivenciar a F1 do lado de quem cobre a categoria.

    Sucesso para você e para todos do Total Race!

  30. JuCera, cara, você é demais!!! Fiquei emocionado ao ler o seu post. Você merece uma credencial da FIA com carta branca pra ir onde você quiser.Parabéns!

    Pra mim, o melhor e mais incrível de tudo é que você é mulher. Este fato, enobrece ainda mais seus artigos, valoriza mais, deixa mais exclusivo ainda. Incrivel!

    Entendo o que você descreve. Em 2007 ganhei um convite pro treino no setor S no fim da reta oposta. Cara, foi demais o contato. Só que em 2008,2009,2010 e 2011 ganhei pro Terrace Club com acesso aos boxes antes da corrida. Em um dos anos, fiquei a menos de 50cm da linda Pussycat do Lewis.

    Pra quem tem gasolina (premium) na veia foi demais, uma vez que, pra minha capacidade econômica, ficaria difícil desembolsar os quase R$ 8.000 do Terrace.

    Você merece todo acesso ao circo possível. Vemos muitas pessoas, entre elas lindas representantes femininas, que na verdade nem sabe distinguir a diferença de uma Ferrari com uma Force India. Então eu quero, e acredito que outros também, que você continue dedicando e estudando tudo o que pode pra passar pra nós.

    Abs.

  31. Parabens !

  32. Ju,

    Só posso repetir os muitos parabéns que te deram até agora, mas com o orgulho de acompanhar o seu trabalho desde a época do Faster F1 e com isso perceber a evolução que os seus textos tiveram desde aquela época até hoje.

    Principalmente a qualidade dos posts técnicos; onde imagino a quantidade de pesquisa e cuidado na elaboração, buscando uma linguagem acessível ao público, sem cair no preciosismo da linguagem técnica e sem perder a essência da informação.

    Só posso te desejar muito sucesso e vôos cada vez mais altos.

    Um grande abraço!

  33. Tomara que isso não seja nenhuma preparação para uma despedida!

  34. Considero o ex-jogador Tostão o melhor comentarista de futebol, pela forma inteligente, diferente e precisa de comentar. Julianne, você é a nossa “tostão” da F1. Parabéns!!!

  35. Apenas o normal, considerando seu trabalho ao longo do tempo… Pode ser até surpresa para você, mas também é altamente esperado para todos. Parabéns pelo sucesso e que venha muito mais.

  36. Parabéns pelo sucesso, você merece com certeza!

    2014 será mais uma temporada que aguardamos com enorme expectativa, e que bom ter blogs como o seu para trazer aspectos que outros não noticiam, como as estatisticas, as diferenças entre a transmissão brasileira e a gringa etc

    Vida longa ao teu blog, onde quer que ele se hospede…

  37. Muito legal Julianne,

    Fico muito feliz pelo teu sucesso e realizações conquistadas.
    Primeiro, profissionalmente, pois é um trabalho de ótima qualidade e não deixo de acompanhar, desde que conheci aqui no TotalRace.
    Segundo, pessoalmente, pois te conheci quando você era muito pequena mas tenho um grande apreço por você e pelo pessoal da tua casa ( irmão, irmãs e seu pai).
    Parabéns e estarei te acompanhando com certeza e na esperança de que a temporada 2014 seja mais empolgante.

  38. Parabéns Ju, como disse ao grande mestre José Renato você é a mulher que mais entende de Formula 1 no Brasil!!rs
    Caso não se lembre, estávamos prensados na grade na arquibancada gritando seu nome quando você passou!rs
    Parabéns pelo trabalho e ano que vem Kimi na frente do Alonso na Ferrari!rs
    bjs.

    • “Coisas boas”, corrigindo.

  39. Aproveita cada segundo, você está num lugar onde muitos gostariam de estar e faz o que uma galera gostaria de fazer, mas você está nesse ponto por mérito, porque você é muito boa no que faz.

    Uma das coisas mais legais, inclusive, é o fato de você ser mulher e fazer esse trabalho de excelência numa área tradicionalmente dominada por homens. E você tá longe de apenas ocupar o espaço de rostinho bonito, que é normalmente o que é reservado às mulheres em ambientes como a Fórmula 1.

    Imagino a sua emoção e acho que a entendo mesmo sem ter passado por ela porque o que nos une é o fato de que esses carrinhos dando voltas pelo mesmo lugar são o nosso assunto preferido, são a nossa vida, algo que amamos e pelo qual todos nós nos sacrificamos, em alguma medida. Eu já era um apaixonado pela F1, mas depois de estar em Interlagos no ano passado e presenciar toda a grandiosidade de uma corrida numa decisão como aquela acho que a minha fica também caiu: é o que eu realmente quero para a vida.

    Continua o bom trabalho, garota, sou fã.

  40. Fico feliz com sua sensação de realização profissional. Parabéns pelo blog. Estamos aqui para ler, comentar e prestigiar seu trabalho.
    Grande abraço.

  41. Tomara que seja assim em todos os GP’s, por várias temporadas, por muitos e muitos anos.

  42. Parabéns Julianne, pelo pouco que te conheço percebo que você colhe os frutos de quem é muito competente e trabalha com amor.
    Obrigado por nós, apaixonados por F1, termos um acesso a excelentes informações, e ainda podermos compartilhar opniões.
    Pena que conheci o Totalrace este ano. Mas virou passagem diária obrigatória e fiquei encantado com seus posts.

  43. Não vou me formar em jornalismo, mas já comprei ingressos para o GP da Espanha ano que vem. Acho que vou sentir a mesma sensação, ainda que só pela metade.

    Parabéns pelo grande trabalho. Seu blog é diferente, traz outra visão das corridas, por isso estamos sempre aqui lendo.

  44. Cara Ju, só para me juntar a todos que elogiam seu incrível trabalho: meus parabéns!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adicione o texto do seu título aqui