F1 Classificação – Cingapura: dia dos especialistas - Julianne Cerasoli Skip to content

Classificação – Cingapura: dia dos especialistas

Vettel melhorou muito pouco do Q2 para o Q3 e perdeu uma pole que parecia tranquila depois dos 0.6s que colocou em Alonso no 3º treino livre. Foi o dia dos especialistas em Cingapura: Alonso e Hamilton tiraram mais que o carro poderia dar e se colocaram à frente do líder do campeonato, apagado neste final de semana – tomou mais de 0.5s do companheiro. Numa pista que não conhecia, Schumacher chegou ao Q3 pela 1ª vez desde Julho e foi bem, tendo em vista que Rosberg sempre andou muito neste circuito.

Só Barrichello salvou o dia dos brasileiros, numa Williams que sempre rendeu por lá. Massa sequer deu uma volta, com um aparente problema no gerenciamento eletrônico do câmbio, algo semelhante ao que aconteceu com Alonso ontem. Bruno Senna rodou e foi mais de 1s mais lento na 1ª vez que teve um companheiro à altura. Já Di Grassi mais uma vez perdeu de Glock, que anda muito em Cingapura e colocou a Virgin no posto de melhor das equipes novas.

Outro destaque foi Alguersuari, que balançou o carro para tudo o quanto é lado e foi mais de 0.8s mais rápido que Buemi. Kobayashi, em sua 1ª classificação contra o experiente Heidfeld, teve vantagem de quase 1s.

Pos  Piloto         Q1        Q2         Q3
 1.  Alonso         1:46.541  1:45.809   1:45.390
 2.  Vettel         1:46.960  1:45.561   1:45.457
 3.  Hamilton       1:48.296  1:46.042   1:45.571
 4.  Button         1:48.032  1:46.490   1:45.944
 5.  Webber         1:47.088  1:45.908   1:45.977
 6.  Barrichello    1:48.183  1:47.019   1:46.236
 7.  Rosberg        1:48.554  1:46.783   1:46.443
 8.  Kubica         1:47.657  1:46.949   1:46.593
 9.  Schumacher     1:48.425  1:47.160   1:46.702
10.  Kobayashi      1:48.908  1:47.599   1:47.884
11.  Alguersuari    1:48.127  1:47.666
12.  Hulkenberg     1:47.984  1:47.674
13.  Petrov         1:48.906  1:48.165
14.  Buemi          1:49.063  1:48.502
15.  Heidfeld       1:48.696  1:48.557
16.  Sutil          1:48.496  1:48.899
17.  Liuzzi         1:48.988  1:48.961
18.  Glock          1:50.721
19.  Kovalainen     1:50.915
20.  di Grassi      1:51.107
21.  Trulli         1:51.641
22.  Klien          1:52.946
23.  Senna          1:54.174
24.  Massa

Com o rendimento em corrida da Ferrari, Vettel tem duas opções: ou arrisca na largada, ou para uma volta depois de Alonso e confia no que mostrou nos treinos de sexta: que seu carro é muito rápido com os pneus macios. O problema é que não ele não sabe qual o ritmo do espanhol – já que ele não completou seu programa na sexta. A corrida parece que vai ficar entre os dois, já que Hamilton, depois do que aconteceu em Monza, não deve – e não pode – arriscar.

5 Comments

  1. o que houve com webber? esteve muito mal nessa classificação. não consigo entender como um piloto é estupendo em pistas similiares a de cingapura e lá não mostra serviço.

    os treinos livres mostravam a red bull de vettel sobrando, mas parece que a ferrari está empatada com ela, no momento.

    hamilton tirou leite de pedra, mas acho que, durante a corrida, ele não vai poder atacar as zebras da forma que vinha fazendo para fazer aqueles tempos tão baixos. no entanto, acho que ele briga pela segunda posição tranquilo. só de terminar na frente de webber já é lucro enorme.

  2. acho que o webber não está arriscando muito, mas é só um palpite. De qualquer forma, como falei naquele post das contas pro campeonato, desempenhos como esse não são suficiente pra ele ganhar o campeonato.
    Será que é estupendo mesmo? não foi bem na austrália, em montreal, em valência e mesmo nos treinos na hungria. Tirando Mônaco, Vettel foi melhor em todos!
    Hamilton foi MUITO bem hoje, e o Alonso parece que voltou a ser o que era. Mesmo com o problema do mapeamento, que poderia ter tirado sua concentração, melhorou mais que o.4s do Q2 pro Q3.

  3. é verdade, Julianne. é que em mônaco ele foi tão bem, que eu acabei ignorando todas as performances apenas regulares dele nas outras pistas similares.

    mas, como vc mostrou, ele precisa de muito mais do que isso.

    hamilton impressionou mesmo.

  4. seundo a previsão, em situações difíceis, os bons se superam.

    • Pois é, Cingapura está ganhando uma reputação de driver’s circuit que, pelo layout, não faria muito sentido. A pista tem algum segredo que parece que só alguns percebem.


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adicione o texto do seu título aqui