Se há algo visivelmente diferente nos carros desta temporada que se inicia em uma semana, são os bicos. Mas nem tanto quanto se imaginava.
O regulamento deste ano abriu uma brecha para que as equipes revestissem o degrau formado pelas mudanças nas regras do ano passado. Uma medida puramente estética, tanto, que a peça foi apelidada pelos ingleses de modesty panel, ou painel de modéstia. O termo vem de placas que eram colocadas na frente das mesas de secretárias para esconder suas pernas. E, como cirurgia plástica não faz sucesso na F-1 a não ser em grid girl, nem todos adotaram a novidade.
Os bicos com degrau surgiram ano passado visando aumentar a segurança dos pilotos. Na verdade, eles são o resultado de uma regra que buscou diminuir a altura dos bicos, algo pensado após o acidente na primeira volta do GP de Abu Dhabi de 2010, quando Michael Schumacher rodou e viu Vitantonio Liuzzi chegar perigosamente perto de seu capacete, em um raro choque frontal. Para evitar isso, a FIA determinou que a altura limite dos bicos caísse de 625mm para 550mm. Porém, como a altura do monocoque não foi alterada, criou-se um degrau de 75mm.
A nova mudança deste ano não quer dizer que a preocupação com a segurança foi deixada para trás. A estrutura permitida para, literalmente, cobrir o pouco estético degrau – e, por que não, aumentar a visibilidade dos patrocinadores nesta área – deve ser fina o bastante para se desfazer em caso de choque, evitando que se torne uma rampa de lançamento do bico em direção à cabeça do piloto em choques frontais.
Cobrir ou não cobrir?
Para as equipes, a decisão de usar o tal painel da modéstia não foi fácil. E a temporada deve começar na Austrália com diversas soluções, desde a manutenção do degrau de Caterham e Lotus, passando pelos interessantes “escorregadores” de Sauber e Red Bull, com as laterais mais altas que o centro, e as linhas harmônicas de Ferrari e McLaren.
As diferentes soluções decorrem da difícil equação entre os prós e contras do painel. O benefício é tornar o fluxo de ar na região mais harmônico, o que altera toda a interação com as laterais e o difusor. Além disso, elimina-se uma área de alta pressão causada pelo salto abrupto do ar.
O lado negativo é relacionado ao peso adicional em um lugar no qual ele é bastante indesejado. Estamos falando de poucas centenas de gramas, mas elas estariam em uma região muito alta e muito para frente do carro. Não é por acaso que tudo o que é mais pesado está o mais baixo possível: isso diminui o movimento lateral nas curvas e faz com que a suspensão se concentre mais em otimizar a altura do carro – e mantê-lo “no chão” é a grande busca dos engenheiros para ganhar velocidade.
Não por acaso, vemos soluções bem diferentes no grid, que têm a ver com o comprometimento de peso ou de aerodinâmica e com a interação com o restante dos carros. E, de item estético de primeira necessidade, os painéis se tornaram um interessante palco de novas ideias.
12 Comments
Hehe, pôxa, Ju Pitangui, hehe, vc sacaneou com as grid girls, rsrsrs. No mais, feliz dia das mulheres, apesar que na minha humilde opinião sobre essa data, demonstra o quanto a raça humana tem que evoluir como espécie, afinal, homens, mulheres, animais, enfim seres vivos, estamos no mesmo barco, e não cabe a nós, pobres mortais (homo sapiens?!?), colocar qualquer indivíduo como superior ou inferior, afinal, o prazo de validade de todos nós é bem estabelecido pela natureza!
“Schumacher rodou e viu Adrian Sutil chegar perigosamente perto de seu capacete, em um raro choque frontal.” – Não foi Sutil, foi o Vitantônio Luzzi, que na época era companheiro do Sutil.
Olá Ju,
Tempos atrás, lá pelos anos 90, a pintura de um carro de F1, incluso os adesivos de patrocinadores e tudo mais, pesava cerca de 7kg.
Faz muito tempo que não tenho informação sobre essa questão que deve ter mudado muito. Você tem esses dados, de qual o peso da pintura dos carros de F1?
Um abraço.
A informação da McLaren é de que a pintura não representa mais do que 2kg. As equipes têm parcerias com empresas especializadas que desenvolvem pinturas mais leves, é algo terceirizado.
Valeu Ju, obrigado. Realmente está muito, muito mais leve.
JU,O QUE VC ACHA DO VETTEL COMO PILOTO ?
CADA ANO QUE PASSA ELE SURPREENDE,NA SUA OPINIÃO ELE CHEGOU AO SEU MELHOR OU AINDA VAI CHEGAR A UM NÍVEL MUITO SUPERIOR ?
Vejo uma evolução constante na pilotagem dele e não há motivos para duvidar que ele possa melhorar ainda mais. Acredito que 2014 seja um ano muito importante para sua afirmação definitiva entre os grandes nomes da história, caso a relação de forças seja alterada pelas novas regras.
JU EU TENHO UMA GRANDE DUVIDA A UM CERTO TEMPO,NA SUA OPINIÃO QUE É O MAIS RAPIDO EM VELOCIDADE PURA VETTEL O HAMILTON ?
Hoje eu diria que o Hamilton é mais rápido, mas é algo completamente empírico pois eles nunca estiveram em iguais condições.
O Top Gear pode ser referencia? Era o mesmo carro.
É difícil imaginar que haja 1s1 até entre o melhor e o pior da F-1!
Mas é um tema interessante, verei se escrevo sobre isso após as duas primeiras etapas.
O Pássaro Selvagem em Cativeiro (copyright Julianne Cerasoli), agora liberto, vai voar alto este ano!