Confira o placar entre companheiros e as diferenças na classificação do GP do Japão
Confira o placar entre companheiros e as diferenças na classificação do GP do Japão
As diferenças são calculadas nas sessões em que o companheiro com classificação pior é eliminado e os placarem contabilizam o resultado do treino, e não a posição de largada, que pode ser alterada devido a punições.
O problema de Schumacher não é mais falta de velocidade ou ritmo de corrida, e sim falta de motivação, se tivesse com a idade de Kimi, com certeza ele ia continuar mais uns 4 anos na F1, perto dos 44 anos, isso é praticamente impossível de fazer em um campeonato mundial. Idade de Schumacher comparada a Vettel e Rosberg é “gritante” para o nível da categoria. Jogador de futebol com 35 anos geralmente nem serve mais para Copa do Mundo, o mesmo serve para uma Olimpíada.
Cheguei a uma conclusão porque Schumacher esta errando ao volante acima da média nos últimos meses. No primeiro ano ele voltou “enferrujado”, sem ritmo mas raramente errava na pista, no máximo era uma rodada pra fora da pista. No segundo ano em 2011 ele foi melhorando, fez grandes corridas, ao ponto de dar trabalho ao Rosberg nas últimas provas, sofreu alguns acidentes, mas isso é normal disputando no meio do pelotão. Em 2012 o alemão começou a temporada muito motivado, e em termos de performance estava colocando Nico no bolso nas primeiras provas.
Só que, o carro começou a quebrar uma barbaridade, ao mesmo tempo a equipe errava em momentos decisivos com Schumacher. Mesmo assim o piloto não disparou contra a equipe, o velho alemão deu uma “aula” a Barrichello que como ser uma bom perdedor dentro de um time. Coisa que Rubinho não conseguiu em 19 anos de F1, mais a temporada na Indy.
Pra piorar, Rosberg não passou pelos mesmos problemas técnicos de Schumacher, no seu caso era só pegar a “mão” do carro que os resultados iam acontecer. E foi o que ocorreu, Nico fez uma ótima sequência de resultados, mas Schumacher só ficou com 2 pontos.
Em todo caso era cedo para Schumacher jogar a toalha, ele sabia que o problema não era falta de velocidade ao volante, só que o carro Mercedes voltou a decepcionar para os dois pilotos. Schumacher nas últimas sete corridas(no geral), ainda superou Rosberg com certa facilidade somando 41 pontos contra 26 de Nico. Só que teve um problema, Schumacher perdeu a motivação ao volante. Ele sabia que 2012 seria um ano decisivo pra equipe evoluir e brigar com tudo a partir de 2013, com um carro vencedor daria para prolongar mais dois anos na categoria.
Com o carro se “arrastando” na pista e já perto dos 44 anos, Schumacher sabia que não teria mais motivação para prolongar o trabalho de desenvolvimento por mais 2 anos, pra depois tentar um título. Se o carro fizesse pódios constantes com os dois pilotos, a motivação e concentração na pista ia subir, mas não foi o que aconteceu com Schumacher. Rosberg ainda é jovem, esta motivado e quer provar que pode mostrar algo na F1, ainda esta naquela faixa crescente na pilotagem, diferente de Schumacher, que a muito custo tenta manter um bom pardrão pra disputar com a geração bem mais nova.
Mercedes e Schumacher chegaram a conclusão, o ideal seria a equipe optar por um piloto mais jovem, de preferencia de ponta e super motivado como Lewis. Esta explicado os erros “primário” nas últimas provas na Hungria, Cingapura e no segundo treino de sexta no Japão. Pra confirmar essa teoria, Schumacher admitiu ao anunciar a aposentadoria que não estava 100% focado se queria continuar na F1, ou seja, ele perdeu o prazer de pilotar e fazer todo trabalho pra “levantar” um time. A Mercedes percebeu isso, e foi em busca de outro piloto pra liderar o time(Rosberg deve esta injuriado, se sentindo um Felipe Massa da vida). Quando o piloto perde a motivação, também perde a concentração, com isso os erros ao volante aparecem, caso do velho alemão nas últimas corridas.
Em todo caso, Schumacher pode tentar outros desafios menos exigente, pode correr somente na Europa no DTM, ou tentar um trabalho visando vencer em Le Mans, o que seria espetacular na carreira depois dos 44 anos.
Vai ser outro desafio, mas também Schumacher vai chegar com outra motivação e sem muitas cobranças. Na Formula 1 depois dos 40 anos ficou comprovado, só dá para vencer e disputar títulos se pegar um carro superior, foi o que aconteceu com Lauda em 84, e Prost em 93. Se for para fazer todo trabalho de evolução pra erguer um time, nem adianta tentar. Se Schumacher que sempre foi extremamente focado não conseguiu, outro piloto depois dos 40 não vai conseguir.
Lauda ainda era novo quando voltou em 82, mas Prost já tinha 39 anos, e só voltou ao mundial sabendo que ia ser campeão sem rivais! Era para o novato D.Hill vencer 5 corridas como Prost em 93, até dava pra disputar o título a partir do GP da França, mas a Williams não permitiu. Bom lembrar que, Lauda com um carro mediano foi um fiasco em 83, já com um carro superior foi campeão em 84.
Outro detalhe, a Mercedes só teve carro para disputar no meio do pelotão, Piquet depois de aposentar destacou que correr do lado de pilotos como Andrea De Cesaris era o fim da picada, não tinha motivação pra continuar. Piquet nas últimas provas ao lado de Schumacher em 91, também cometeu erros bizarros, na pista era constantemente superado pelo novato alemão, era hora do tricampeão deixar a categoria. Abaixo, volta a volta de todas as 5 provas entre os pilotos da Benetton. Novato D.Hill em 93 também botou pressão em Prost em várias provas, já em 94 Mansell sequer andava no ritmo do novato companheiro inglês, basta perquisar! Todo mundo tem data de validade no esporte, Schumacher tentou correr contra o que seria a quarta geração a frente. Disputou com a geração que tinha 1)Piquet, Senna, Mansell e Prost. 2) Hakkinen, Villeneuve, Coultahrd, Barrichello. 3) Alonso, Raikkonen, Button, Montoya. E voltou pegando o que seria a de número 4 com Vettel, Rosberg, Lewis…é muita coisa, ninguém chegou perto de fazer isso se mantendo sempre no topo.
Schumacher estava indo contra a lei da natureza, mas valeu pela tentativa, em nenhum momento ficou na choradeira ameaçando sair na F1 por ter equipamento inferior, esperou o contrato terminar pra encerrar a carreira.
Agora, imagina pilotar um carro que só consegue resultados mediano, ainda tem a pressão de organizar um time de nome Mercedes e desenvolver o carro. Piquet bem que tentou o mesmo na Lotus e Benetton mas fracassou, paciência. Se o tricampeão não conseguiu, Schumacher não tem porque se envegonhar.
A história de Schumacher e Rosberg poderia ser outra com um carro decente(não sei como Nico esta aguentando, só esta descascando abacaxi desde que chegou a F1). Observe a volta de Kimi em 2012, ele ainda é jovem e deu a sorte de pegar um ótimo carro, até o novato-estabanado Grosjean se dá bem com ele, ambos fizeram boas corridas e conseguiram pódios! A motivação dos pilotos da Lotus esta em alta, isso não deve estar acontecendo da mesma forma com os pilotos da Mercedes, que é só pressão. E não adianta jogar toda culpa em Schumacher, se for dobrar os pontos de Rosberg na tabela, a coisa não vai mudar muito, pula de 136 pontos para 186. Ainda estaria longe da Ferrari com 231 pontos(isso porque Massa esta péssimo no ano).
Nem dois Rosberg na Mercedes ia melhorar a situação! Se R.Brawn não tirar coelho da cartola nos próximos anos, nem dois Hamilton vai fazer a diferença chegando ao título. O problema na Mercedes sempre foi mais equipamento que pilotos. Quando o carro correspondia, era veloz e consistente, Nico e Schumacher faziam grandes corridas. Com os testes proibidos, só resta Lewis rezar para R.Brawn acertar no carro como fez em 2009(fora os “pacotes” de desenvolvimento durante o ano).
Boa sorte a Mercedes em 2013 porque ela vai precisar! A curto prazo, Rosberg arrumou outro companheiro pra descascar abacaxis. Lembre-se, se Lewis começar a fazer pódios e vencer logo de cara em 2013, o mérito é 70% de R.Brawn! Se Hamilton for campeão daqui uns três anos, aí sim ele ajudou na evolução gradual do carro, vai igualar feitos de Schumacher na Benetton(não na Ferrari), Alonso na Renault e Vettel na RBR. E não vai ser pouca coisa, raríssimos foram os pilotos na era moderna na F1 que conseguiram esse feito. Que me lembre, nos últimas três décadas só Lauda, Prost e Piquet conseguiram esse feito de “levantar” um time até o título…dá pra encaixar o Hakkinen que pegou uma “carroça” no começo na Mclaren, pra depois vencer um campeonato.
E não adianta criticar Hakkinen e Vettel por ter Newey como projetista! Lauda e Prost dependeram de “gênios” como Barnard, Murray e Nichols na Mclaren, já Piquet dependeu de F.Dernie e P.Head na Williams…todos projetistas do mesmo calibre que Newey. Ninguém faz nada sozinho na Formula 1! Tem piloto que vai pelo mais fácil, muda para um time que esta dominando uma época pra disputar títulos, mas aí é meio caminho andando! Assim é fácil demais…cansei de ver isso na F1!
O Schumacher é um piloto difícil de ser analisado, como disse o famoso piloto Sting Moss, o motivo são os contratos em que ele é o n 1 absoluto, o companheiro de equipe inclusive era obrigado a deixá-lo passar e o fato dele nunca ter corrido ao lado de um piloto forte, o Schumacher só ganhou com o projetista Rory Byrne, com outros projetista sempre foi um piloto comum. Fazendo comparações o Massa no segundo semestre (agora mais adaptado as Ferrari) conseguia resultados tão bons quanto do alemão, já o Alonso sempre dominou facilmente o Massa. Por isto que o Massa disse em 2012 que o Alonso era mais forte que o Schumacher. Parafraseando o Reginaldo Leme que há muito tempo suspeita das façanhas do alemão, o próprio Briatore disse que o Alonso era superior ao Schumacher. O Schumacher é um grande piloto, mas não deveria ter 7 títulos, o correto seria uns 4. Eu fico muito mais impressionado com o Prost que ganhou 4 títulos, mas enfrentando como companherio de equipe 5 ou 6 campeões do mundo e ganhando facilmente deles todos (menos do Senna), Tudo bem o Prost sempre teve bons carros. O próprio Senna, apesar de ter só 162 Gps, me impressiona mais porque mesmo na Toleman e Lotus ele corria muito quando a pista era nova ou molhada ou travada, demonstrando que era talentoso com carros ruins.
O Schumacher aprendeu com o Briatore quanto mais fraco o piloto n2 melhor para a equipe, por isto mérito para o alemão que sempre exigiu pilotos fracos ao seu lado, e sempre negociou boas condições de trabalho, Schumacher ganhou em 94, tudo bem há fortes indícios que o carro era irregular, pelo barulho do motor (controle de tração) e por denúncias de companheiros de equipe e de dois mecânicos mas o alemão teve o mérito de conseguir trazer o motor Renault para a Benetton em 95, o Schumacher aglutinou a equipe Ferrari, trazendo o Rory, o Ross, foi ele que foi pro Japão convencer a Bridgestone a fornecer pneus exclusivos para a Ferrari, ou seja, a única equipe grande que podia usar estes pneus era a Ferrari. O alemão é muito vivo, experto, tem ótimo tino comercial, Piquet também era assim um ótimo comerciante, sabia valorizar a sua pilotagem, claro que Piquet foi inferior ao Schumacher Piquet começou a correr muito velho e tinha problemas cardíacos, por isto Piquet malandramente escolhia os pilotos n2 dele, Schumacher acabou copiando o esquema de Piquet na época que o Schumy foi pra Benetton em fins de 1990 (ele um menino que não conhecia 70% das pistas e nunca tinha pilotado um protótipo, só pilotou Karts e carros de endurance), mesmo assim já era mais rápido que o Piquet, imagina a surra que o Piquet ia levar em 1991 quando o Schumy ia ter o carro mais na mão. Mas o Schumy disse que só virou um bom piloto depois de 4 anos de F1. Não há dúvida que o alemão é um grande piloto.
Eu vi o Mario Andretti ser campeão aos 54 anos na fórmula Indy, o Émerson ser campeão com mais de 40 anos, o que ocorre é que realmente por volta dos 40 anos há uma perda de visão, agora também é verdade que os pilotos de novas gerações com computadores, joguinhos tem um potêncial maior de desenvolvimento, o Nelson Piquet é um piloto que começou a correr velho e tinha problemas de cardíacos, jamais pode desenvolver o seu potencial genético, já o Senna e Schumy começaram no Kart com 4 anos, existem estudos de reflexos feito por neurologistas em que o Senna foi muito bem nos testes no Canadá e o Prost na Alemanha, acredito que este 2 pilotos seriam ainda fortes com 40 anos de idade, eles desenvolveram o seu potencial genético. O único piloto atual que eu tenho certeza que é bom mesmo é Hamilton, ele dominou o Alonso na Ferrari, o Vettel tudo indica que é um grande piloto, mas ele teria que pegar um piloto como o Button (que correu do lado do Hamilton) e ver a diferença, no passado o Keke Rosberg disse, na sua auto-biografia, que se achava o piloto mais rápido da F1, quando resolveu enfrentar o Prost na Mclaren em 1986 e foi massacrado, o próprio Mansell que se achava um super piloto porque botava 1,0 segundo em cima do Piquet, e quando ele pediu pra Ferrari contratar o Prost e o Inglês dizia “vem.. vamos ver quem é o melhor piloto da F1” e foi outra surra que levou do anão, O Nelsinho Piquet reconhece que apanhou feio do Alonso, por isto que eu concordo com o Eclestone que diz que o Prost foi o maior piloto de todos os tempos é verdade que o Senna era mais rápido do que ele, mas o Senna era emocionalmente fraco, o Prost só pegou piloto forte, quanto ao Schumy ele teria que ter pego um piloto mais ou menos forte e nunca pegou só pegou mão de pau. Massa, Barrichelo, Irvane, Herbert, Vestapen, Lehto, Patrese, Brundle, De Cesaris, o único piloto bom que ele pegou foi o Nelson Piquet, em 4 ou 5 provas, mas o Schumy nunca tinha corrido num monoposto, isto é mais uma manobra ilegal do Briatore, para conseguir a super licença é obrigado a correr um ano de monoposto, por isto que é impressionante como o Schumacher conseguiu ser em corridas mais rápido que o Piquet, mas o Piquet apesar de bom acertador de carros era muito lento, já que estamos falando em diferença de tempos entre 2 pilotos com o mesmo carro, dá uma olhada nos desempenhos de 1987, nas 16 provas, na Lotus Senna era de tanque cheio 2,0 segundos mais rápido que o Nakajima eu digo de tanque cheio porque se o carro tiver o tanque vazio a diferença será 6,0 segundos, por isto não vale comparar, numa corrida, voltas finais com as iniciais. Já nos treinos em 1987 o Senna era 3,0 segundos mais rápido que o japonês. Já em 1988 com o tanque cheio e o Piquet com 36 anos de idade era 0,5 segundo mais rápido que o Nakajima, teve corridas até que o Nakajima foi mais rápido, já em treinos o Piquet era 1,0 segundo mais rápido que o Nakajima. È por isto que eu sou meio São Tomé eu tenho que ver para crer, acho que o Schumacher teve o toque o Midas, ele se associou com o melhor projetista da F1 o Rory Byrne colocou pilotos medianos ao seu lado e por isto empilhou títulos, se o Prost fizesse isto teria tido uns 6 ou 7 títulos, o Senna apesar de ser o mais rápido piloto da F1 eu não acredito ele teria 7 títulos, no máximo uns 5 títulos. Mas se me perguntarem em quem eu votaria no melhor piloto de todos os tempos eu votaria no Prost, em segundo no Schumy e em terceiro no Senna.
Rui parabéns pela explicação, e este BLOG está super correto para analisar os pilotos tem que ser comparados com carros iguais, jamais com carros diferentes, o Gerard Ducarouge quando foi demitido da Lotus, por pressão do Piquet, reconheceu que o seu carro o Lotus 100T era inferior em chassis ao MP4/4 da Mclaren, mas ele perguntou para o repórer do jornal francês, mas e se o Prost e o Senna estivessem na Lotus 100T, nós provavelmente teríamos disputado o título pois estes 2 pilotos são diferenciados e botam tranquilamente 1,0 segundo por volta em cima do Piquet e do Mansell, segundo o engenheiro francês, toda esta superioridade da Mclaren não é só do carro mas de pilotos também, resolvi investigar e não é que o Duca tem razão…já vou dar as diferenças de tempos de classificação SennaXNakajima Lotus 99T Camel, projetado por Ducarouge e com motor Honda turbo de 4,0 bar de pressão. Senna sempre foi mais rápido… Brasil 3,868 s, S. Marinho 3,753 s, Bélgica 5,223 s, Mônaco 5,179 s, EUA 8,194 s, França 3,628 s, Inglaterra 2,438 s, Alemanha 3,887 s, Hungria 3,91 s, Austria 3,29 s, Itália 3,253 s, Portugal 3,868 s, Espanha 4,047, México 3,125 s, Japão 0,962 s, 2,403. Senna foi em média nos 16 GPs 3,814 mais rápido do que o Nakajima. Agora vamos ao confronto PiquetXNakajima Lotus 100T com a mesma equipe técnica de 1987, mesmo patrocinador, mesmo piloto de teste, mesmo chefe (War), diferença o Lotus 100T era aerodinamicamente menor que o 99T, não tinha suspensão ativa (que o Piquet criticou o da Lotus que segundo ele era jurássica, ainda da época do Colin Chapman, era pesada e tirava quase 50 cvs do motor) e o motor Honda turbo de 88 tinha pressão 2,5 bar (do novo regulamento) além de ter que gastar menos combustível 150 l (contra 195 do outro regulamento de 87), mas o mais importante são as diferença de tempo dos pilotos em 1988 PiqueXNakajima, Piquet quase sempre foi mais rápido Brasil 1.193 s, S.Marino 1,147 s, Mônaco 2,208s, México 1,329s, Canadá 1,378s, EUA 3,929s, França 0,516s, Inglaterra 0,822, Alemanha 1,10 s, Hungria 1,24s, Bélgica -0,205s neste GP o Nakajima foi mais rápido que o Piquet, Itália 1,497s, Portugal 1,232s, Espanha 1,523s, Japão 0,000s empate entre Naka e Piquet, Austrália 1,317s. Piquet nos 16 treinos foi em média 1,264s mais rápido que o Nakajima. Conclusão 3,814-1,264: 2,55s Seria este a diferença de tempos entre o Senna e o Piquet, mas nas classificações, onde o Senna era especialista, mas em condições de corridas nos Warn-up, fiz outras simulações acredito que o Senna seja 1,0 segundo mais rápido que o Piquet, Mansell e Berger, estes pilotos não teriam a mínima chance num confronto com o Senna ou o Prost, desde que o carro fosse o mesmo, já o Schumacher e o Hakkinen seriam 0,5 lento mais nos Warn-up, este pilotos poderiam incomodar o Prost e principalmente o Senna que era meio atabalhoado, e já o Prost haveria um empate em warn-up com o Senna, mas o Prost pra mim também foi o melhor piloto de todos os tempos. O Piquet dizia que ele era mau caráter porque roubava as mulheres do amigos, mas era um ótimo piloto.
O Schumacher é malandro só pega pilotos fracos ao seu lado, sempre fugiu de Senna (Briatore queria contratar ele em meados de 93), fugiu de Hakkinen (Todt tentou contratá-lo) o negócio do Schumy é fazer contratos leoninos onde os pilotos n2 de qualidade média tem que dar passagem para ele. O Schumy conseguiu até o monopólio dos pneus Brigestone, proibindo que equipe de médio e grande porte usasse estes pneus. Eu concordo com o engenheiro Ascanelli que diz que Vettel e Senna tinham mais talento que o Schumacher. O Schumacher é um grande aglutinador, ele sabe montar uma equipe ao redor dele…com Todt, Rory, Ross e um monte de mecânicos que ele levou da Benetton para a Ferrari…Schumacher é um grande líder e um ótimo político…Ele está sendo desmascarado porque na Mercedes ele perdeu a liderança, nem o piloto n2 ele pode escolher, até o Rory não quis ir lá…
11 Comments
É, Schumacher se aposenta, está velho e sem reflexos, segundo o locutor oficial.
Mas está mais rápido que seu companheiro, mais de 15 anos mais novo.
Como é a vida, não?
Schumacher ainda é melhor que a grande maioria dos pilotos do grid, inclusive melhor que seu companheiro.
O problema de Schumacher não é mais falta de velocidade ou ritmo de corrida, e sim falta de motivação, se tivesse com a idade de Kimi, com certeza ele ia continuar mais uns 4 anos na F1, perto dos 44 anos, isso é praticamente impossível de fazer em um campeonato mundial. Idade de Schumacher comparada a Vettel e Rosberg é “gritante” para o nível da categoria. Jogador de futebol com 35 anos geralmente nem serve mais para Copa do Mundo, o mesmo serve para uma Olimpíada.
Cheguei a uma conclusão porque Schumacher esta errando ao volante acima da média nos últimos meses. No primeiro ano ele voltou “enferrujado”, sem ritmo mas raramente errava na pista, no máximo era uma rodada pra fora da pista. No segundo ano em 2011 ele foi melhorando, fez grandes corridas, ao ponto de dar trabalho ao Rosberg nas últimas provas, sofreu alguns acidentes, mas isso é normal disputando no meio do pelotão. Em 2012 o alemão começou a temporada muito motivado, e em termos de performance estava colocando Nico no bolso nas primeiras provas.
Só que, o carro começou a quebrar uma barbaridade, ao mesmo tempo a equipe errava em momentos decisivos com Schumacher. Mesmo assim o piloto não disparou contra a equipe, o velho alemão deu uma “aula” a Barrichello que como ser uma bom perdedor dentro de um time. Coisa que Rubinho não conseguiu em 19 anos de F1, mais a temporada na Indy.
Pra piorar, Rosberg não passou pelos mesmos problemas técnicos de Schumacher, no seu caso era só pegar a “mão” do carro que os resultados iam acontecer. E foi o que ocorreu, Nico fez uma ótima sequência de resultados, mas Schumacher só ficou com 2 pontos.
Em todo caso era cedo para Schumacher jogar a toalha, ele sabia que o problema não era falta de velocidade ao volante, só que o carro Mercedes voltou a decepcionar para os dois pilotos. Schumacher nas últimas sete corridas(no geral), ainda superou Rosberg com certa facilidade somando 41 pontos contra 26 de Nico. Só que teve um problema, Schumacher perdeu a motivação ao volante. Ele sabia que 2012 seria um ano decisivo pra equipe evoluir e brigar com tudo a partir de 2013, com um carro vencedor daria para prolongar mais dois anos na categoria.
Com o carro se “arrastando” na pista e já perto dos 44 anos, Schumacher sabia que não teria mais motivação para prolongar o trabalho de desenvolvimento por mais 2 anos, pra depois tentar um título. Se o carro fizesse pódios constantes com os dois pilotos, a motivação e concentração na pista ia subir, mas não foi o que aconteceu com Schumacher. Rosberg ainda é jovem, esta motivado e quer provar que pode mostrar algo na F1, ainda esta naquela faixa crescente na pilotagem, diferente de Schumacher, que a muito custo tenta manter um bom pardrão pra disputar com a geração bem mais nova.
Mercedes e Schumacher chegaram a conclusão, o ideal seria a equipe optar por um piloto mais jovem, de preferencia de ponta e super motivado como Lewis. Esta explicado os erros “primário” nas últimas provas na Hungria, Cingapura e no segundo treino de sexta no Japão. Pra confirmar essa teoria, Schumacher admitiu ao anunciar a aposentadoria que não estava 100% focado se queria continuar na F1, ou seja, ele perdeu o prazer de pilotar e fazer todo trabalho pra “levantar” um time. A Mercedes percebeu isso, e foi em busca de outro piloto pra liderar o time(Rosberg deve esta injuriado, se sentindo um Felipe Massa da vida). Quando o piloto perde a motivação, também perde a concentração, com isso os erros ao volante aparecem, caso do velho alemão nas últimas corridas.
Em todo caso, Schumacher pode tentar outros desafios menos exigente, pode correr somente na Europa no DTM, ou tentar um trabalho visando vencer em Le Mans, o que seria espetacular na carreira depois dos 44 anos.
Vai ser outro desafio, mas também Schumacher vai chegar com outra motivação e sem muitas cobranças. Na Formula 1 depois dos 40 anos ficou comprovado, só dá para vencer e disputar títulos se pegar um carro superior, foi o que aconteceu com Lauda em 84, e Prost em 93. Se for para fazer todo trabalho de evolução pra erguer um time, nem adianta tentar. Se Schumacher que sempre foi extremamente focado não conseguiu, outro piloto depois dos 40 não vai conseguir.
Lauda ainda era novo quando voltou em 82, mas Prost já tinha 39 anos, e só voltou ao mundial sabendo que ia ser campeão sem rivais! Era para o novato D.Hill vencer 5 corridas como Prost em 93, até dava pra disputar o título a partir do GP da França, mas a Williams não permitiu. Bom lembrar que, Lauda com um carro mediano foi um fiasco em 83, já com um carro superior foi campeão em 84.
Líder D.Hill entrega liderança a Prost no Canadá em 93:
http://www.youtube.com/watch?v=2HSAm0pZS04
Líder D.Hill entrega liderança a Prost GP França 93:
http://www.youtube.com/watch?v=sAP9Smmix3U&feature=plcp
Williams admite ordem para Prost ser campeão no GP da Itália:
http://www.youtube.com/watch?v=64nMDgrzkMo&feature=plcp
Outro detalhe, a Mercedes só teve carro para disputar no meio do pelotão, Piquet depois de aposentar destacou que correr do lado de pilotos como Andrea De Cesaris era o fim da picada, não tinha motivação pra continuar. Piquet nas últimas provas ao lado de Schumacher em 91, também cometeu erros bizarros, na pista era constantemente superado pelo novato alemão, era hora do tricampeão deixar a categoria. Abaixo, volta a volta de todas as 5 provas entre os pilotos da Benetton. Novato D.Hill em 93 também botou pressão em Prost em várias provas, já em 94 Mansell sequer andava no ritmo do novato companheiro inglês, basta perquisar! Todo mundo tem data de validade no esporte, Schumacher tentou correr contra o que seria a quarta geração a frente. Disputou com a geração que tinha 1)Piquet, Senna, Mansell e Prost. 2) Hakkinen, Villeneuve, Coultahrd, Barrichello. 3) Alonso, Raikkonen, Button, Montoya. E voltou pegando o que seria a de número 4 com Vettel, Rosberg, Lewis…é muita coisa, ninguém chegou perto de fazer isso se mantendo sempre no topo.
Schumacher estava indo contra a lei da natureza, mas valeu pela tentativa, em nenhum momento ficou na choradeira ameaçando sair na F1 por ter equipamento inferior, esperou o contrato terminar pra encerrar a carreira.
Piquet x Schumacher em 1991:
ITA
http://www.statsf1.com/en/1991/italie/tour-par-tour.aspx
POR
http://www.statsf1.com/en/1991/portugal/tour-par-tour.aspx
ESP
http://www.statsf1.com/en/1991/espagne/tour-par-tour.aspx
JPN
http://www.statsf1.com/en/1991/japon/tour-par-tour.aspx
AUS
http://www.statsf1.com/en/1991/australie/tour-par-tour.aspx
Agora, imagina pilotar um carro que só consegue resultados mediano, ainda tem a pressão de organizar um time de nome Mercedes e desenvolver o carro. Piquet bem que tentou o mesmo na Lotus e Benetton mas fracassou, paciência. Se o tricampeão não conseguiu, Schumacher não tem porque se envegonhar.
A história de Schumacher e Rosberg poderia ser outra com um carro decente(não sei como Nico esta aguentando, só esta descascando abacaxi desde que chegou a F1). Observe a volta de Kimi em 2012, ele ainda é jovem e deu a sorte de pegar um ótimo carro, até o novato-estabanado Grosjean se dá bem com ele, ambos fizeram boas corridas e conseguiram pódios! A motivação dos pilotos da Lotus esta em alta, isso não deve estar acontecendo da mesma forma com os pilotos da Mercedes, que é só pressão. E não adianta jogar toda culpa em Schumacher, se for dobrar os pontos de Rosberg na tabela, a coisa não vai mudar muito, pula de 136 pontos para 186. Ainda estaria longe da Ferrari com 231 pontos(isso porque Massa esta péssimo no ano).
Nem dois Rosberg na Mercedes ia melhorar a situação! Se R.Brawn não tirar coelho da cartola nos próximos anos, nem dois Hamilton vai fazer a diferença chegando ao título. O problema na Mercedes sempre foi mais equipamento que pilotos. Quando o carro correspondia, era veloz e consistente, Nico e Schumacher faziam grandes corridas. Com os testes proibidos, só resta Lewis rezar para R.Brawn acertar no carro como fez em 2009(fora os “pacotes” de desenvolvimento durante o ano).
Boa sorte a Mercedes em 2013 porque ela vai precisar! A curto prazo, Rosberg arrumou outro companheiro pra descascar abacaxis. Lembre-se, se Lewis começar a fazer pódios e vencer logo de cara em 2013, o mérito é 70% de R.Brawn! Se Hamilton for campeão daqui uns três anos, aí sim ele ajudou na evolução gradual do carro, vai igualar feitos de Schumacher na Benetton(não na Ferrari), Alonso na Renault e Vettel na RBR. E não vai ser pouca coisa, raríssimos foram os pilotos na era moderna na F1 que conseguiram esse feito. Que me lembre, nos últimas três décadas só Lauda, Prost e Piquet conseguiram esse feito de “levantar” um time até o título…dá pra encaixar o Hakkinen que pegou uma “carroça” no começo na Mclaren, pra depois vencer um campeonato.
E não adianta criticar Hakkinen e Vettel por ter Newey como projetista! Lauda e Prost dependeram de “gênios” como Barnard, Murray e Nichols na Mclaren, já Piquet dependeu de F.Dernie e P.Head na Williams…todos projetistas do mesmo calibre que Newey. Ninguém faz nada sozinho na Formula 1! Tem piloto que vai pelo mais fácil, muda para um time que esta dominando uma época pra disputar títulos, mas aí é meio caminho andando! Assim é fácil demais…cansei de ver isso na F1!
Senhor Marcelo você não entende nada de F1.
O Schumacher é um piloto difícil de ser analisado, como disse o famoso piloto Sting Moss, o motivo são os contratos em que ele é o n 1 absoluto, o companheiro de equipe inclusive era obrigado a deixá-lo passar e o fato dele nunca ter corrido ao lado de um piloto forte, o Schumacher só ganhou com o projetista Rory Byrne, com outros projetista sempre foi um piloto comum. Fazendo comparações o Massa no segundo semestre (agora mais adaptado as Ferrari) conseguia resultados tão bons quanto do alemão, já o Alonso sempre dominou facilmente o Massa. Por isto que o Massa disse em 2012 que o Alonso era mais forte que o Schumacher. Parafraseando o Reginaldo Leme que há muito tempo suspeita das façanhas do alemão, o próprio Briatore disse que o Alonso era superior ao Schumacher. O Schumacher é um grande piloto, mas não deveria ter 7 títulos, o correto seria uns 4. Eu fico muito mais impressionado com o Prost que ganhou 4 títulos, mas enfrentando como companherio de equipe 5 ou 6 campeões do mundo e ganhando facilmente deles todos (menos do Senna), Tudo bem o Prost sempre teve bons carros. O próprio Senna, apesar de ter só 162 Gps, me impressiona mais porque mesmo na Toleman e Lotus ele corria muito quando a pista era nova ou molhada ou travada, demonstrando que era talentoso com carros ruins.
O Schumacher aprendeu com o Briatore quanto mais fraco o piloto n2 melhor para a equipe, por isto mérito para o alemão que sempre exigiu pilotos fracos ao seu lado, e sempre negociou boas condições de trabalho, Schumacher ganhou em 94, tudo bem há fortes indícios que o carro era irregular, pelo barulho do motor (controle de tração) e por denúncias de companheiros de equipe e de dois mecânicos mas o alemão teve o mérito de conseguir trazer o motor Renault para a Benetton em 95, o Schumacher aglutinou a equipe Ferrari, trazendo o Rory, o Ross, foi ele que foi pro Japão convencer a Bridgestone a fornecer pneus exclusivos para a Ferrari, ou seja, a única equipe grande que podia usar estes pneus era a Ferrari. O alemão é muito vivo, experto, tem ótimo tino comercial, Piquet também era assim um ótimo comerciante, sabia valorizar a sua pilotagem, claro que Piquet foi inferior ao Schumacher Piquet começou a correr muito velho e tinha problemas cardíacos, por isto Piquet malandramente escolhia os pilotos n2 dele, Schumacher acabou copiando o esquema de Piquet na época que o Schumy foi pra Benetton em fins de 1990 (ele um menino que não conhecia 70% das pistas e nunca tinha pilotado um protótipo, só pilotou Karts e carros de endurance), mesmo assim já era mais rápido que o Piquet, imagina a surra que o Piquet ia levar em 1991 quando o Schumy ia ter o carro mais na mão. Mas o Schumy disse que só virou um bom piloto depois de 4 anos de F1. Não há dúvida que o alemão é um grande piloto.
Ju,
E Perez fica novamente atrás do Kobayashi. Vamos observar como ele anda partindo mais da frente, com a mesma estratégia de todos ao redor.
Abs
Eu vi o Mario Andretti ser campeão aos 54 anos na fórmula Indy, o Émerson ser campeão com mais de 40 anos, o que ocorre é que realmente por volta dos 40 anos há uma perda de visão, agora também é verdade que os pilotos de novas gerações com computadores, joguinhos tem um potêncial maior de desenvolvimento, o Nelson Piquet é um piloto que começou a correr velho e tinha problemas de cardíacos, jamais pode desenvolver o seu potencial genético, já o Senna e Schumy começaram no Kart com 4 anos, existem estudos de reflexos feito por neurologistas em que o Senna foi muito bem nos testes no Canadá e o Prost na Alemanha, acredito que este 2 pilotos seriam ainda fortes com 40 anos de idade, eles desenvolveram o seu potencial genético. O único piloto atual que eu tenho certeza que é bom mesmo é Hamilton, ele dominou o Alonso na Ferrari, o Vettel tudo indica que é um grande piloto, mas ele teria que pegar um piloto como o Button (que correu do lado do Hamilton) e ver a diferença, no passado o Keke Rosberg disse, na sua auto-biografia, que se achava o piloto mais rápido da F1, quando resolveu enfrentar o Prost na Mclaren em 1986 e foi massacrado, o próprio Mansell que se achava um super piloto porque botava 1,0 segundo em cima do Piquet, e quando ele pediu pra Ferrari contratar o Prost e o Inglês dizia “vem.. vamos ver quem é o melhor piloto da F1” e foi outra surra que levou do anão, O Nelsinho Piquet reconhece que apanhou feio do Alonso, por isto que eu concordo com o Eclestone que diz que o Prost foi o maior piloto de todos os tempos é verdade que o Senna era mais rápido do que ele, mas o Senna era emocionalmente fraco, o Prost só pegou piloto forte, quanto ao Schumy ele teria que ter pego um piloto mais ou menos forte e nunca pegou só pegou mão de pau. Massa, Barrichelo, Irvane, Herbert, Vestapen, Lehto, Patrese, Brundle, De Cesaris, o único piloto bom que ele pegou foi o Nelson Piquet, em 4 ou 5 provas, mas o Schumy nunca tinha corrido num monoposto, isto é mais uma manobra ilegal do Briatore, para conseguir a super licença é obrigado a correr um ano de monoposto, por isto que é impressionante como o Schumacher conseguiu ser em corridas mais rápido que o Piquet, mas o Piquet apesar de bom acertador de carros era muito lento, já que estamos falando em diferença de tempos entre 2 pilotos com o mesmo carro, dá uma olhada nos desempenhos de 1987, nas 16 provas, na Lotus Senna era de tanque cheio 2,0 segundos mais rápido que o Nakajima eu digo de tanque cheio porque se o carro tiver o tanque vazio a diferença será 6,0 segundos, por isto não vale comparar, numa corrida, voltas finais com as iniciais. Já nos treinos em 1987 o Senna era 3,0 segundos mais rápido que o japonês. Já em 1988 com o tanque cheio e o Piquet com 36 anos de idade era 0,5 segundo mais rápido que o Nakajima, teve corridas até que o Nakajima foi mais rápido, já em treinos o Piquet era 1,0 segundo mais rápido que o Nakajima. È por isto que eu sou meio São Tomé eu tenho que ver para crer, acho que o Schumacher teve o toque o Midas, ele se associou com o melhor projetista da F1 o Rory Byrne colocou pilotos medianos ao seu lado e por isto empilhou títulos, se o Prost fizesse isto teria tido uns 6 ou 7 títulos, o Senna apesar de ser o mais rápido piloto da F1 eu não acredito ele teria 7 títulos, no máximo uns 5 títulos. Mas se me perguntarem em quem eu votaria no melhor piloto de todos os tempos eu votaria no Prost, em segundo no Schumy e em terceiro no Senna.
Rui parabéns pela explicação, e este BLOG está super correto para analisar os pilotos tem que ser comparados com carros iguais, jamais com carros diferentes, o Gerard Ducarouge quando foi demitido da Lotus, por pressão do Piquet, reconheceu que o seu carro o Lotus 100T era inferior em chassis ao MP4/4 da Mclaren, mas ele perguntou para o repórer do jornal francês, mas e se o Prost e o Senna estivessem na Lotus 100T, nós provavelmente teríamos disputado o título pois estes 2 pilotos são diferenciados e botam tranquilamente 1,0 segundo por volta em cima do Piquet e do Mansell, segundo o engenheiro francês, toda esta superioridade da Mclaren não é só do carro mas de pilotos também, resolvi investigar e não é que o Duca tem razão…já vou dar as diferenças de tempos de classificação SennaXNakajima Lotus 99T Camel, projetado por Ducarouge e com motor Honda turbo de 4,0 bar de pressão. Senna sempre foi mais rápido… Brasil 3,868 s, S. Marinho 3,753 s, Bélgica 5,223 s, Mônaco 5,179 s, EUA 8,194 s, França 3,628 s, Inglaterra 2,438 s, Alemanha 3,887 s, Hungria 3,91 s, Austria 3,29 s, Itália 3,253 s, Portugal 3,868 s, Espanha 4,047, México 3,125 s, Japão 0,962 s, 2,403. Senna foi em média nos 16 GPs 3,814 mais rápido do que o Nakajima. Agora vamos ao confronto PiquetXNakajima Lotus 100T com a mesma equipe técnica de 1987, mesmo patrocinador, mesmo piloto de teste, mesmo chefe (War), diferença o Lotus 100T era aerodinamicamente menor que o 99T, não tinha suspensão ativa (que o Piquet criticou o da Lotus que segundo ele era jurássica, ainda da época do Colin Chapman, era pesada e tirava quase 50 cvs do motor) e o motor Honda turbo de 88 tinha pressão 2,5 bar (do novo regulamento) além de ter que gastar menos combustível 150 l (contra 195 do outro regulamento de 87), mas o mais importante são as diferença de tempo dos pilotos em 1988 PiqueXNakajima, Piquet quase sempre foi mais rápido Brasil 1.193 s, S.Marino 1,147 s, Mônaco 2,208s, México 1,329s, Canadá 1,378s, EUA 3,929s, França 0,516s, Inglaterra 0,822, Alemanha 1,10 s, Hungria 1,24s, Bélgica -0,205s neste GP o Nakajima foi mais rápido que o Piquet, Itália 1,497s, Portugal 1,232s, Espanha 1,523s, Japão 0,000s empate entre Naka e Piquet, Austrália 1,317s. Piquet nos 16 treinos foi em média 1,264s mais rápido que o Nakajima. Conclusão 3,814-1,264: 2,55s Seria este a diferença de tempos entre o Senna e o Piquet, mas nas classificações, onde o Senna era especialista, mas em condições de corridas nos Warn-up, fiz outras simulações acredito que o Senna seja 1,0 segundo mais rápido que o Piquet, Mansell e Berger, estes pilotos não teriam a mínima chance num confronto com o Senna ou o Prost, desde que o carro fosse o mesmo, já o Schumacher e o Hakkinen seriam 0,5 lento mais nos Warn-up, este pilotos poderiam incomodar o Prost e principalmente o Senna que era meio atabalhoado, e já o Prost haveria um empate em warn-up com o Senna, mas o Prost pra mim também foi o melhor piloto de todos os tempos. O Piquet dizia que ele era mau caráter porque roubava as mulheres do amigos, mas era um ótimo piloto.
Concordo com você, um dos melhores pilotos de F1 de todos os tempo os Fangio ganhou 5 títulos de campeão mundial e todos ele tinha mais de 40 anos.
O Schumacher é malandro só pega pilotos fracos ao seu lado, sempre fugiu de Senna (Briatore queria contratar ele em meados de 93), fugiu de Hakkinen (Todt tentou contratá-lo) o negócio do Schumy é fazer contratos leoninos onde os pilotos n2 de qualidade média tem que dar passagem para ele. O Schumy conseguiu até o monopólio dos pneus Brigestone, proibindo que equipe de médio e grande porte usasse estes pneus. Eu concordo com o engenheiro Ascanelli que diz que Vettel e Senna tinham mais talento que o Schumacher. O Schumacher é um grande aglutinador, ele sabe montar uma equipe ao redor dele…com Todt, Rory, Ross e um monte de mecânicos que ele levou da Benetton para a Ferrari…Schumacher é um grande líder e um ótimo político…Ele está sendo desmascarado porque na Mercedes ele perdeu a liderança, nem o piloto n2 ele pode escolher, até o Rory não quis ir lá…