F1 E agora, Massa? - Julianne Cerasoli Skip to content

E agora, Massa?

O GP de Cingapura foi um retrato da temporada de Massa: apático, se acomodou e esperou erros dos demais. Felipe não é nem sombra do piloto que parecia se superar a cada desafio que tinha pela frente.

O brasileiro está 63 pontos atrás de seu companheiro e é o único das equipes grandes que não luta pelo título. Alguns podem evocar o GP da Alemanha, mas, na época, Felipe estava a 78 pontos do líder do campeonato.

Ele fala em pneus, há quem culpe o acidente de 2009 ou ainda quem garanta que seu problema se chama Fernando Alonso. Seria a hora de sair da Ferrari?

Chegou um momento em que Massa tem que decidir o que quer da F-1. Se acredita que, em 2011, com uma nova fornecedora de pneus, pode lutar de igual para igual com Alonso, fica. Se acha que é um bom piloto, mas não um gênio e que deve aproveitar a chance num carro de ponta para beliscar uma vitória aqui e ali, fica.

Porém, se vê condições de ser campeão do mundo, mas não na Ferrari, por questões políticas internas, que saia. Não foi isso que o próprio Alonso fez na McLaren? Que mostre seu valor numa equipe emergente e tente subir de novo.

Publicado em 2 de outubro de 2010 no jornal Diário do Povo

8 Comments

  1. massa perdeu a chance dele de ser campeão na ferrari. se quiser ser um, vai precisar de muita sorte agora. uma sorte como a que button teve na brawn. um conflito de forças kubica vs. massa na renault seria interessante de ver.

  2. A realidade é uma só >>> O MASSA nunca foi o piloto que pintaram.

    Acho que se frustraram tanto com o BARRICHELLO, que pediram a Deus um novo piloto, e quando este chegou, o MASSA, o adoraram como se fosse um SENNA. Se enganaram…

    Vejamos:

    – Em 2006, perdeu para o SCHUMACHER. (Normal)
    – Em 2007, perdeu para o estreante KIMI.
    – Em 2008, pásmen! Ganhou do KIMI. (Mas convenhamos, o ICEMAN não serve para parâmetro, é uma roda gigante, ora está lá no alto, bem, ora está lá em baixo, ruim)
    – Em 2009, a “molada”. (Do Rubens Barrichello)
    – Em 2010, tomando um baile do ALONSO. (Não sei onde eu ouvi isso, mas diziam: “O ALONSO que se cuide!”) haha… Que dó!

    Olha, para o MASSA ser campeão, tem que ser igual o BUTTON em 2009, pegar um carro bom e correr com carroças.
    Ou talvez nem isso, vide Rubens Barrichello.

    Att.

  3. Também acho que o Massa precisa ter um carro na mão para vencer, vide que ganhou quase todas as suas corridas da pole, com um carro dominante. Igual o Webber.
    O Button, pelo menos, é inteligente nas corridas, enquanto o Massa é muito dependente da informação do engenheiro.

  4. O problema do Massa em sair da equipe Ferrari é não ter equipe emergente para ir.

    Iria para onde? Renault está fechada até o momento.

    Red Bull Racing? Seria segundo piloto. O Webber está liderando o campeonato mas é um “outsider”. Acho que o Webber é tolerado.

    Mclaren está muito bem obrigado no quesito pilotos.

    Williams parte para um segundo ano com Barrichello e Hulkenberg.

    Talvez a Mercedes caso o Schummi saia?

    • Acho que a Renault seria a única porta aberta para ele – se considerarmos os carros de médios para bons. Isso pensando que ele trocaria de lugar com Kubica, até pq a equipe não tem dinheiro para pagar os 2 – acho essa conversa de Raikkonen uma tentativa de achar investimento.
      A Red Bull tem uma fila de pilotos de seu programa de desenvolvimento. Contratar qualquer outro seria jogar dinheiro fora.
      McLaren, só se Button não tivesse se adaptado. Seria 2º piloto do Hamilton, ou seja, dá na mesma.
      Não compensa para a Williams trocar um Rubinho motivado por um Massa cabisbaixo. Além disso, Felipe nunca foi um desenvolvedor de carros. No lugar do Hulk, uma aposta pro futuro, nem pensar.
      Na Mercedes, ele teria que passar uma fila de alemães. Sutil, Glock… difícil.
      Analisando de fora, é melhor ficar onde está. Mas como eu disse no texto, não sabemos nem como ele pensa, nem como é a situação lá dentro. Massa é muito bem assessorado e saberá o que fazer.

  5. O MASSA pode receber os melhores conselhos, ter a melhor equipe para isso, mas se ele não tiver velocidade dentro de um circuito, será sempre um bom piloto, um Rubens BARRICHELLO da vida… Que, por duas vezes, foi VICE, tendo os dois melhores carros da categoria.

    Nunca fui torcedor de pilotos, e sim, de F1, não importa se são 20 pilotos Japoneses, 15 Coreanos e etc., sou fã de F1.
    Mas o MASSA caiu no meu conceito a partir do GP da Alemanha, onde, “querendo ser campeão”(???), deixou de fazer o “ridículo” e abriu para o ALONSO. Não há defesa para isso.
    Quem assistiu hoje ao GP do Japão (MotoGP), sabe do que eu estou falando.

    Se o Felipe ficar, talvez tenha um carro competitivo para 2011, mas como companheiro, enfrentará um Espanhol que pilota MUITO. Sem chance de levantar a taça!
    Se sair, terá que, para brigar por títulos, ir a uma equipe de ponta (Qual?!), ou torcer por uma nova Brawn e Carroças de 2009.

    Eu torço para ele ficar e mostrar mais uma vez aos Brasileiros:
    “Não consigo, vocês falavam do Rubens, mas eu sou igual. Peço desculpas a todos que acreditaram em mim. Bye!”

    Até o engenheiro do MASSA torce por ele:
    “Fernando… Is… Faster… Than… You”

    Na transmissão de F1, ao invés de, toda hora, passar aquelas frases:
    “O Ministério Da Saúde Adverte: Fumar Causa Câncer De Pulmão”

    Deveria passar:
    “O Ministério Da F1 Adverte: Torcer Pelo MASSA, Causa Danos Ao Coração.”

    Sem mais! Falar do MASSA, me deixa com ânsia de vômito.

    • Passado o estresse com o MASSA…

      Ele jamais irá querer sair da Ferrari, quer correr pela equipe Italiana no ano que vem, e a equipe de Maranello por sua vez, não irá despedi-lo, como fez com o IceMan, afinal, por que diabos ela iria chutar um bom escudeiro?!

      E podem esquecer o KUBICA na Ferrari, a equipe jamais irá querer um HAMILTON x ALONSO 2007… Ela quer mais é um Schumi x Barri 2004.

      • Não vale a pena se estressar enquanto quem enche o bolso é ele…
        Também acho que a Ferrari está bem feliz com a situação. O único problema é o campeonato de construtores. Se o Massa não melhorar ano que vem, vão procurar não o Kubica – muito arriscado, ele e o Alonso são iguaizinhos, mas alguém que faça melhor o papel dele.


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adicione o texto do seu título aqui