F1 Ferrari dá as caras e a briga é boa entre os Bulls - Julianne Cerasoli Skip to content

Ferrari dá as caras e a briga é boa entre os Bulls

Na 2ª sessão de treinos livres, a Ferrari se consolidou como a 2ª força em Interlagos, com Alonso virando a 0.3 das Red Bull. Vettel terminou a sessão à frente de Webber, mas, somando-se os melhores setores de cada, as posições se invertem e a diferença cai para 0.009s. Além do que a facilidade com que andaram deu a sensação de que tem mais por vir.

O ex-piloto e comentarista Anthony Davidson disse na transmissão da BBC acreditar que os carros pareciam pesados mesmo quando testaram os pneus macios, mas que a Red Bull era, de longe, o mais equilibrada. A Ferrari particularmente parecia sair bastante de frente e, mesmo assim, encontrou mais tempo que a McLaren quando mudou do pneu duro para o macio. A vantagem da Red Bull continua no 2º setor, mas caiu nessa sessão para 0.1s em relação à Ferrari e 0.3s para a McLaren.

Outro dado interessante é que Alonso perdeu 0.2s em relação à Red Bull na reta, no último setor, o que sugere que o espanhol economizou motor. No stint que avalia a durabilidade dos pneus super macios, o piloto da Ferrari foi o mais consistente, com 5 voltas das 11 que fez em 1’15. Vettel só fez 2, de 6, no mesmo ritmo. Hamilton também deu 2 voltas abaixo de 1’16, enquanto Webber e Button não quebraram essa barreira.

Massa só fez uma volta com o pneu mais rápido. Ao bater o fundo do carro na zebra, sua Ferrari não saiu do ponto morto e ele abandonou a sessão com suspeita de problema hidráulico ou de câmbio. Até então, vinha mais rápido que Alonso.

As Sauber andaram bem, entrando na briga com as Williams. Bruno Senna fez uma 1ª saída com pneus macios bastante consistente – 7 voltas em 1’16 – e ficou à frente de Klien. Mas o destaque ficou com Di Grassi, que colocou 0.7s em Glock.

Volta combinada

Soma dos melhores setores de cada piloto

Pos. Piloto Tempo combinado Dif. Dif. p/ o melhor tempo
1 Mark Webber 1’11.955 0.117
2 Sebastian Vettel 1’11.964 0.009 0.004
3 Fernando Alonso 1’12.328 0.373 0.000
4 Lewis Hamilton 1’12.600 0.645 0.056
5 Robert Kubica 1’12.663 0.708 0.219
6 Felipe Massa 1’12.677 0.722 0.000
7 Jenson Button 1’13.115 1.160 0.091
8 Michael Schumacher 1’13.138 1.183 0.208
9 Nico Rosberg 1’13.148 1.193 0.185
10 Nick Heidfeld 1’13.152 1.197 0.070
11 Rubens Barrichello 1’13.412 1.457 0.108
12 Nico Hülkenberg 1’13.485 1.530 0.240
13 Kamui Kobayashi 1’13.610 1.655 0.000
14 Adrian Sutil 1’13.651 1.696 0.090
15 Vitantonio Liuzzi 1’13.754 1.799 0.291
16 Vitaly Petrov 1’13.768 1.813 0.050
17 Sebastien Buemi 1’14.082 2.127 0.222
18 Jaime Alguersuari 1’14.187 2.232 0.391
19 Jarno Trulli 1’14.966 3.011 0.018
20 Heikki Kovalainen 1’15.101 3.146 0.000
21 Lucas di Grassi 1’15.336 3.381 0.097
22 Bruno Senna 1’15.971 4.016 0.099
23 Christian Klien 1’16.033 4.078 0.049
24 Timo Glock 1’16.042 4.087 0.108

6 Comments

  1. todo mundo treinando com carro pesado. mas parece que continuamos com red bull mais rápida, depois ferrari, depois mclaren. alonso e hamilton, como sempre, podem se classificar mais à frente do que seria o normal.

    achei preocupante o problema no carro do felipe.

  2. Red Bull na frente, e acho que a Ferrari precisa melhorar, senão não pega, mesmo tendo poupado motor hoje e apresentado problemas com os dois carros.

    Julliane, passa no meu blog, tem a análise que fiz dos treinos e fotos que tirei em Interlagos. =D

  3. Parece que é isso mesmo. Achei as diferenças um pouco grandes por ser Interlagos, uma volta curta. Vamos ver amanhã como os carros evoluem.

  4. Todos os postulantes ao título pouparam motor, uns mais, outros menos, enfim… Acredito em um treino bem forte hoje.

    OBS: Eu vi a entrevista do Alonso, e ele parecia bem diferente, estava estranho, com um ar de “tristeza”. Esquisito.

    PS: Webber, pole.

    Att.

    GN’R

  5. Parece que tivemos uma surpreendente pole de Nico Hulkenberg. Impressionante.

    No resto, foi normal a 2ª e 3ª posição para Vettel e Webber respectivamente.

    O ponto negativo do qualify foi por conta das Ferrari de Alonso e Massa. Coadjuvantes no qualify não podem ser monosprezadas na corrida. A constância dos Ferraris é incrível.

  6. Caraca, que pole do Hulkenberg! Três voltas sensacionais dele, desbancando e sendo desbancado. No final, se deu bem.


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adicione o texto do seu título aqui