É impossível ultrapassar em Mônaco? “Não existe esta palavra no meu vocabulário”, dizia Sutil ainda na quinta-feira. Pena que as duas belas manobras do alemão no hairpin foram de certa forma ofuscadas por algumas barbeiragens e exageros.
Romain Grosjean voltou aos velhos em um final de semana horroroso, em que terminou estampando a traseira de Daniel Ricciardo na saída do túnel. O francês se disse surpreendido, pois o australiano freou muito cedo, mas a desculpa não convenceu e Grosjean acabou com uma punição de 10 posições no grid do Canadá.
Pelas proporções do acidente que causou com Pastor Maldonado, ficou barato para Max Chilton, que fez a tangência normal quando sua Marussia estava emparelhada com a Williams. Erro grosseiro e incrível eficiência dos sistemas de segurança da pista e do chassi.
E tivemos Sergio Perez, no limite entre o céu e o inferno. Confesso que não me agrada o estilo de “ultrapassagem por intimidação”, do tipo “vou me jogar aqui e deixo a opção do outro bater ou recolher”. Porém, concordando ou não, faz parte apostar em quanto seus rivais podem arriscar. Afinal, a chance de fazer seu nome se jogando em cima de quem está lutando por objetivos maiores no campeonato é grande. Raikkonen optou por endurecer, o que faz a alegria dos fãs, mas certamente lhe roubou nove pontos importantes.
E esse teste “fantasma”?
Ofuscada, também, ficou a vitória de Nico Rosberg em meio às acusações de favorecimento da Mercedes devido ao teste realizado na surdina pela Pirelli utilizando o carro atual da equipe. Ainda que até os rivais tenham feito questão de ressaltar que o episódio não tem relação direta com o excelente rendimento do W04 em Mônaco, sobram as dúvidas sobre uma história um tanto nebulosa.
Vários pontos precisam ser esclarecidos. Primeiro, A FIA diz que permitiu o teste desde que as demais equipes tivessem a mesma oportunidade, mas ninguém foi avisado de nada. Segundo, os experimentos seriam em compostos para serem usados em 2014, sendo que a Pirelli sequer tem contrato para seguir na categoria. Terceiro, as sessões ocorreram logo depois que a empresa italiana anunciou mudanças nos compostos, gerando a dúvida de que pneus, de fato, estavam à disposição. Quarto, é difícil compreender a opção pela Mercedes, cuja grande dificuldade é prever a interação entre os pneus e seu acerto, para tais testes.
Em um dia de poucos ganhos para a F-1, o mais brincalhão nas entrevistas era Sebastian Vettel, o grande vencedor de Mônaco. Mesmo pilotando com pneus que comparou a “esquis de madeira”, o alemão vem fazendo um campeonato irrepreensível, maximizando as oportunidades em cada prova para ter quase uma vitória de vantagem após seis etapas.
Comprovando que a relação de forças vai depender muito do circuito, a Ferrari deu um passo atrás em Mônaco, enquanto a Lotus não conseguiu tirar proveito de sua melhor capacidade com os pneus em uma prova estrategicamente (e brilhantemente) travada pela Mercedes. Mas este é um assunto para o resto da semana.
26 Comments
Ju,
História pra lá de nebulosa, essa da Mercedes e a Pirelli. Não foi o Aldo Costa ou Lauda, que deu uma entrevista dizendo que fizeram alterações na suspensão traseira do carro? E de uma hora para outra, o problema de desgaste excessivo acabou e vencem com facilidade. E por que tinha que ser teste secreto, afinal? E quem fez o teste, os pilotos oficiais ou foi algum piloto reserva?
Abs
Pelo que entendi, os testes foram feitos dentro do regulamento e com aval da FIA. Mas por que fazer as escondidas da imprensa e das demais equipes? Ah, a mulher de Cesar…
Os testes foram feitos fora do regulamento, mas dentro de um acordo da Pirelli com a FIA. Porém, a FIA diz que só havia concordado caso a Pirelli oferecesse estes testes para todos.
Oi Julianne,
Estranho essa história do teste secreto. Se todas as equipes estavam em Barcelona, será que ninguém percebeu que a Mercedes não havia empacotado seus equipamentos?
Outra questão: Testar um carro de corrida qualquer num autódromo pode até passar despercebido, mas nunca um teste de F-1 cujo barulho denuncia a prática. Como pode ninguém ter visto isso para que a notícia só chegasse na noite de sábado em Mônaco?
Tudo muito estranho.
Ok, agora entendi melhor. Grato pela explicação, Julianne.
Se fala muito ultimamente nas mudanças do regulamento de 2014 e nos Pneus Farofa.
Mas eu tenho uma dúvida: Vai haver, por parte da FIA, alguma mudança no regulamento sobre o comportamento dos pilotos dentro da pista?
Eu pergunto isso porque o Grande Prêmio de Mônaco de F1 do ano de 2013 foi um espetáculo grotesco da falta de responsabilidade da FIA com TODOS os pilotos do grid. Não importa o quão os carros e os circuitos tenham evoluído no quesito de segurança, será sempre o fator humano que determinará o quão perigoso uma corrida pode ser.
Eu acredito que a FIA têm mais culpa nos acidentes causados pelo Grosjean, Maldonado e Perez do que os próprios autores. Essa turma não fez besteira só hoje, já faz tempo que eles estão provocando vários acidentes, retirando outros competidores da corrida, e, mesmo assim, a FIA não lhes dão punições severas. NA MINHA OPNIÃO, o Grosjean já mostrou, desde do ano passado, que não merece a sua licença de piloto, e, o Maldonado, junto com o Perez estão indo no mesmo caminho. Esse último deveria ser punido com uma suspensão da próxima corrida, no mínimo. Uma coisa é tentar ultrapassar: por o carro de lado; sair de uma curva com mais tração; aproveitar erros dos demais pilotos (ex: Sutil); dividir a freada. Outra coisa bem diferente e jogar o carro para cima do adversário e esperar que esse recolha para não bater. Isso é um comportamento de um competido, é um comportamento de um kamikase.
O que foi que aconteceu com Felipe Massa? Alguns brasileiros sofrem de falta de Identidade Nacional, agravada pela síndrome da falta de Identidade Cultural.
Hehe, achei mt engraçada a explicação de Perez para a batica com Kimi, pois segundo o mexicano o finlandês não deixou “espaço”…Mas as imagens mostram que Kimi estava tangenciando a curva, e como deixar espaço em uma curva de 90 graus onde mau-mau cabe um carro…Hehe, engraçado como agora a RBR e Vettel não reclamaram dos pneus…
O engraçado mesmo foi a corridaça do melhor piloto do grid. Chegar em 7º é mais do que tirar leite de pedra, rsrs
Mas como ele costuma dizer, é apenas um “azar”… “Azar” na Malásia, “azar” no Bahrain, “azar” em Mônaco…
A incompetência não existe no vocabulário da Ferrari e Alonso, a não ser, é claro, quando é pra destilar o veneno contra Red Bull e Sebastian. Eles, sim, são incompetentes e não conseguem maximizar os pontos.
Mas, porém, contudo, entretanto, todavia, não ouvimos Vettel/RBR reclamando dos pneus….Já o fato de Perez(kkkkkamikaze), Button e Sutil terem vencido Alonso em “pista”, algo que Vettel não fez na corrida ao menos “diretamente”, pois passou Hamilton nos boxes, só vem valorizar a corrida dos mesmos, pois passaram o melhor como vc mesmo citou. Não se preocupe, no futuro Vettel poderá chegar “perto” da genialidade do espanhol, pois talento não é medido por numeros…
Se não ouviu, é porque não tem ouvidos. Se não viu, é porque não tem olhos. E se não consegue compreender, a não ser que a reclamação seja nas “entrelinhas” e “enfática”, não é problema do Vettel/RBR.
Eu não concordo, mas eles reclamam, SIM, em bons e maus momentos:
– “Vitória não acabará com críticas a pneus, diz Red Bull”;
– “Mesmo líder do campeonato, Vettel volta a reclamar dos pneus”;
– “Mas a satisfação… Em vez de andar devagar por 77 voltas, precisava fazer pelo menos uma rápida.”
(É engraçado você, simplesmente, ignorar tais reclamações)
E Vettel não ultrapassou em pista, pois não precisou, teve a competência o suficiente para se colocar em 3º no grid, mas se precisasse ultrapassar, assim como outros fizeram, iria.
(O que você disse não tem nada a ver. ALIÁS, quantos que o Alonso ultrapassou, hein?! O “fenômeno” terminou atrás da posição em que largou. Está de Parabéns?)
E por que você acha que eu me preocupo? Só estou mostrando os fatos, já você, até parece a esposa de “Don Alonso”.
Para vocês Alonsetes, quando o Espanhol vence é porque fez uma corridaça, está de parabéns, pois tirou mais do que o carro permitia, mas quando tem uma corrida “estilo Massa”, simplesmente ignoram, tratam de desmerecer o carro, bem como a atuação de seu principal rival pelo título.
(Ora, o Alonso pode até ser o melhor, mas vocês o idolatram demais, o colocam em um nível que não existe, e isso chega a ser ridículo. Cresçam!)
http://www.totalrace.com.br/blog/juliannecerasoli/2013/02/22/drs-parte-3-o-desafio-dos-dutos-passivos/#comment-26963
Já encheu esse blábláblá da RBR! Estão achando ruim, abandonem a categoria e deixem para os “inferiores”…Fico imaginando Vettel correndo em uma Marusia da vida, haja choro…Ou até mesmo em uma F1 com pistas com caixa de brita, com carros frágeis(como aquela Ferrari de Villeneuve), com motores quebrando, pneus estourando e decidindo títulos como em 1987, enfim, conseguiria pilotar? Acho que disidrataria de tanto choro…Vc torce por Vettel e RBR? Bom pra vc! No mais, se minha crítica aberta ao chororô da “RBR” te “ofendeu”, I don’t care. Compartilho das palavras de Raikkonen: “é o mesmo para todos”. Ps:http://www.totalrace.com.br/site/noticia/2013/05/rubinho-e-prost-veem-exagero-nas-reclamacoes-sobre-os-pneus
wagner,
Mas como você FOGE do assunto… (RISOS)
É claro que a RBR/Vettel está reclamando demais, mas isto todo mundo já fez ou fará algum dia…
A questão aqui é que vocês Alonsetes colocam o “Dom Alonso” em um nível que não existe.
E, não, você não me ofendeu, até porque, EU SEMPRE DISSE sobre esse choro da RBR/Vettel… NÃO concordo com ele. (inclusive, eu expressei isso ANTES do Kimi dizer que era igual para todos)
Você está perdido, Alonsete… Por favor, acorde!
Hehe, vc parece torcedor de futebol, na falta de argumentos, tenta ser engraçado…Alonsete soa meio bizarro, prefiro Alonsista!
wagner,
Não tenho culpa se suas respostas me fazem rir.
Argumentos, eu tenho, e estou os expondo… Já você, como sempre, adora FUGIR da realidade e ter de admitir que o Alonso obteve um PÍFIA apresentação em Mônaco/Sepang.
Mas isto é normal pra vocês Alonsetes… Quando o Alonso vence, é porque tirou “leite de pedra”, mas quando perde >>> Ignoram o GP; Criticam o Vettel (ou qualquer outro); Criticam a Ferrari; Criticam o Circuito; Criticam o “Azar” e etc.
Éhh… Por mais que você queira ignorar, o Alonso TAMBÉM tem seus “dias medíocres”. Cresça, Alonsista#!
# Termo escolhido por você. Gostei!
{E, quando o Alonso perder MAIS um título este ano, lembre-se dos erros do mesmo e das pilotagens PATIFES que ele executou. Não culpe somente o Vettel/RBR. Ok?!}
Minhas respostas te fazem rir? Ora, guarde seus sorrisos para vc. Engraçado, seus argumentos são os melhores, mas a corrida de Alonso foi PÍFIA só por ter chegado uma posição atrás do que largou em uma pista travada? Ora, qual foi a super prova de Vettel, que ganhou apenas uma posição, mesmo assim nos boxes?! No mais, o espanhol é um ser humano e erra, agora, tornar uma discussão esportiva em algo pessoal não me parece coisa normal…Bem, Vettel pode ser campeão? Sim, mas ainda falta muito campeonato e talvez um pouco de cautela e menos fanatismo fosse mais racional.
wagner (Alonsista),
Se suas respostas são medíocres e engraçadas, não tenho como não dar risada. Se você não gosta, aí o problema já não é meu. Mas enfim…
SIM, a corrida do Alonso foi PÍFIA… O Sutil mesmo mete uma rolha nesta sua boca. Ele ri de seu “pista travada”.
[Aliás, eu posso muito bem citar outros anos (inclusive com Vettel/Alonso ultrapassando), mas se até o Sutil cala a sua boca, não vejo motivos para isso, rsrs… E mais > Falta seu comentário quanto à Sepang]
Além do mais, você Alonsete diminuiu a corrida de Vettel por ele não ter ultrapassado, mas desmereceu as perdas de posições do marqueteiro Espanhol, cujo mesmo perdeu uma posição em relação à largada (e outras mais em pista). Isto é RIDÍCULO!
(se fosse o Vettel a ser ultrapassado em uma “PISTA TRAVADA”, vocês Alonsetes estariam criticando o Alemão, rsrs)
E eu nunca disse que foi uma “super prova do Vettel”, mas sim, que ele foi competente o suficiente para se colocar no lugar certo e na hora certa. Se o Alonso, por exemplo, tivesse largado em 3º, provaria da mesma “sorte” do Alemão, mas como foi MEDIANO, não pode usufruir da mesma.
“Algo pessoal”?
Eu NUNCA levei uma discussão esportiva para “algo pessoal”. Preste mais atenção!
Se você se doeu pelas minhas respostas, não é culpa minha, é só crescer mais um pouco, deixar de ser criança (AlonsISTA).
Hehe, acredito que o Total Race expoe textos sobre F1 e não personalizados…No mais, vc se importa mt com respostas medíocres e engraçadas- I don’t care- demonstrando um senso crítico não mt apurado. Não se preocupe com a escória da F-1 e seus torcedores, é perda de tempo. “Laissez faire, laissez aller, laissez passer”
wagner
Mais uma vez, fugindo do assunto. Ridículo!
E, sim, me importo com os “comentários escórias” iguais ao seu… Importo-me o suficiente para evidenciar a falta de raciocínio lógico que vocês expõem.
Cara, a RBR/Vettel ganharam, pulverizaram a “concorrência”, kkkkk, seja feliz!!!
Alonsete (wagner),
Ou você se faz de desentendido ou é, realmente, um completo inútil quanto ao quesito “INTERPRETAÇÃO de textos”.
Até parece que nem lê o que escrevo. Impressionante!
Vettelete (codinome redhorse),
Hehe, inútil é discutir em alto nível com um cara egocêntrico como vc, “ITERPRETE” do jeito que quiser…I don’t care.
wagner (Alonsete)
Egocêntrico? Eu? (risos)
Só estou colocando os fatos, já você, até agora, só FUGIU. As suas únicas armas são FUGIR e DETURPAR textos, pois não consegue fazer nada mais além disso. Cresça, rapaz.
E desde quando uma “Vettelete” enxerga os erros do vettel? (risos)
Como já expus, você está PERDIDO nos comentários. É de dar dó.
wagner (Alonsete)
Vide > http://www.totalrace.com.br/blog/juliannecerasoli/2013/05/29/os-segredos-da-tatica-vencedora-de-rosberg-e-por-que-pode-ser-diferente-no-canada/#comment-27868
acho incrível como foi desvalorizado o acidente entre o max chilton e o pastor maldonado…
mas será que o gajo não sabe o que são espelhos????
ultrapassa-o e quando está AO LADO dele empurra-o para o muro e leva um “drive through penalty”
acho incrível como o chilton não levou logo bandeira preta e banido da próxima corrida!