Os comissários da F-1 foram ‘malhados’ nos últimos anos por serem muito duros. Parecia que qualquer manobra de ultrapassagem era proibida. Neste ano, foi atendida uma velha reivindicação de usar ex-pilotos para julgar as punições.
A entrada do pitlane, até a linha onde se limita a velocidade, é pista e passar ali está dentro das regras, mas dividir o pitlane como fizeram Vettel e Hamilton na China passou do ponto, pois colocou em risco os mecânicos. Ambos sofreram apenas uma reprimenda.
Hamilton já tinha levado um aviso por dançar na frente de Petrov na Malásia. Viram sua manobra como tentativa de sair do vácuo, não bloqueio de ultrapassagem.
Outra que passou despercebida foi a lentidão de Button na relargada na China, que causou saídas de pista. Há regras para a distância entre os carros e para o Safety Car e isto é responsabilidade do primeiro colocado. O episódio nem foi investigado.
Pilotos não são cavalheiros, são mais, como diria Ron Dennis, animais competitivos que não conhecem limites. E, com eles atuando na pista e como comissários, a verdade é que está tudo liberado. Finalmente.
Publicado em 24.04
2 Comments
a disputa dentro do pit poderia ser punida. a movimentação exagerada de hamilton, penso que prejudicou petrov, que tinha mais ação. sem parcialidade, mas a manobra de alonso sobre massa, na entrada dos boxes foi normal. ali é pista. um escorregou e o outro passou. ninguém comentaria se fossem carros opostos.
Acho – parece que eu e os comissários – que disputa na entrada dos boxes é normal, mas assim que se chega a onde estão os mecânicos, o risco é muito grande de voar alguma peça se houver um acidente.