Em um dia no qual atingiu algumas marcas significativas na carreira, Felipe Massa ganhou a companhia de Nico Rosberg como dono de 11 vitórias na carreira – mesmo número, inclusive, de Rubens Barrichello e Jacques Villeneuve.
Do lado do brasileiro, o primeiro pódio do ano foi o 40º da carreira – 20ª melhor marca da história – e o ajudou a ultrapassar a barreira dos 1000 pontos, sendo o nono a obter esse feito. O brasileiro vive seu melhor início de temporada desde 2010 em termos de pontos e se mostra muito empolgado com o que está por vir com os updates da Williams.
Há de se lembrar que todos os que superaram os 1000 pontos correm ou correram com a pontuação atual, bem mais generosa. Mesmo assim, ver Michael Schumacher, que fez a maior parte da carreira ganhando entre 2,5 e 3 vezes menos pontos por prova ainda em quarto é impressionante.
Mesmo que não tenha sido com a vitória que ele esperava, as três voltas lideradas por Hamilton foram suficientes para que ele igualasse o recorde de Jackie Stewart de 1970, sendo primeiro colocado por pelo menos um giro em 17 provas consecutivas. Se servir de consolo, Stewart também chegou em segundo na 17ª prova de sua sequência, em uma corrida dominada por Jochen Rindt.
Porém, foi no sábado que Hamilton roubou a cena nas estatísticas, com a sétima pole da temporada e a 45ª da carreira. Isso significa que o inglês, com menos de metade da temporada completada, já igualou o número de poles de todo o ano passado, além de ter se equiparado à marca de Sebastian Vettel na carreira. Ninguém do grid atual tem números melhores no quesito. Com 156 GPs, isso significa que a média de poles de Hamilton é de pouco menos de 29% (Vettel tem 30,6%). Para completar, Hamilton agora tem poles em 21 circuitos diferentes, um recorde histórico.
A pole do líder do campeonato também marcou o aniversário de um ano desde a última vez que a Mercedes foi batida em uma classificação. A única equipe a fazer isso foi a Williams, que fez 24 poles consecutivas entre 1992 e 1993. Faltam cinco provas para os alemães chegarem lá. Não é de se duvidar que consigam.
Se há um ‘campeonato’ em que a McLaren está imbatível é na quantidade de punições. Jenson Button já soma 40 ‘posições’ perdidas e Fernando Alonso, 25. E, segundo a mídia espanhola, as primeiras análises após o GP da Aústria apontam que o motor foi danificado no acidente. Ou seja, tem mais ‘megasanción’, como eles apelidaram, por aí. Pelo menos até o final do ano vamos ficar craques em determinar como fica o grid após cada classificação – e qual punição será carregada para a corrida.
10 Comments
Eu acredito que Massa vai ficar na frente do Bottas esse ano.
Acho que o acidente atrapalhou muito o Felipe. Quando voltou encontrou um companheiro de equipe melhor e centralizador. E o “faster than you” ajudou a diminuir a confiança do Massa. Considero um bom piloto, mas inconstante e fraco na chuva. Acho que isso é que falta para que ele seja mais completo e tivesse mais oportunidades de brigar por títulos.
Infelizmente para nós brasileiros, ou você ganha ou não presta.
O Massa andava bem naqueles carros de 2006 a 2008. Eles tinham uma grande asa traseira e uma dianteira menor. Isso poderia explicar uma perda de rendimento em razão do estilo do Felipe, mas de qualquer forma revelaria uma limitação a um tipo de regulamento, assim como os pneus que não precisavam ser tão cuidados antigamente.
JuCera, eu fiquei meio perdido com essas ‘super punições’ da McLaren.
Quando ultrapassa o número de componentes permitido pelo regulamento a equipe é punida. Como a McLaren trocou vários componentes, tomou 25 posições. Largou lá atrás e não dá pra pagar as 25.
Na próxima corrida está tudo zerado ou isso vai acumulando?
Você já explicou. Só que agora, na prática, fiquei meio assim…
Me ajudaí…..
A punição que não pode ser paga na classificação vai para a corrida. O Button pagou, o Alonso não teve tempo. Mas de qualquer forma zera para a próxima.
Sobrando 1 a 5 posições: time penalty de 5s.
Sobrando de 6 a 10: time penalty de 10s.
Sobrando de 11 a 20: drive through
Sobrando mais de 20: stop and go
E o Raikkonen pediu uma F1 mais perigosa. A resposta veio com uma McLaren passando a centímetros da cabeça dele. Será que ficou satisfeito, hehehe?
Parabéns ao Massa. P3. Enfim o pódio!!! Vejam este vídeo, bons tempos da Formula 1. Carros barulhentos, bonitos e perigosos… e um Alonso mais do que atrevido!!! kkk
https://www.youtube.com/watch?v=y2tv9Rq2zdk
Sempre achei Massa um bom piloto, não fora de série, mas escrachar o cara como muitos fazem de forma desrespeitosa acho absurdo! Sobre o fator psicológico do faster than you, vejo exagero, pois nenhum piloto fraco psicologicamente permanece tanto tempo na categoria…no meu ponto de vista, mesmo não sendo top, o brasileiro tem uma característica notável, que o “aproxima” dos maiores vencedores deste esporte, que e vender de forma dura, mas leal a posição, adimiro essa qualidade de Felipe.
Olá Ju!
Seu blog é simplesmente sensacional. Te acho uma das melhores blogueiras, com seguidores sensatos e matérias sempre boas.
Espero que seu trabalho continue assim tão bom. Gostaria de uma analise, caso Kimi saia da Ferrari, que será a melhor opção à Williams?
Primeiramente, muito obrigada pelos elogios. Com o desempenho do último um ano e meio, Raikkonen não vem aparecendo como opção para nenhuma equipe. Inclusive, ele vem dizendo que, se não renovar com a Ferrari, deve deixar a categoria.