F1 Menos confetes, mais títulos - Julianne Cerasoli Skip to content

Menos confetes, mais títulos

alonso

Fernando Alonso completa mais um ano de vida hoje, seu 33º, vangloriado por mais uma série de elogios vindos de gente do paddock, de jornalistas, esportistas de outras modalidades e fãs após outra performance irretocável no GP da Hungria. Mas colecionar comentários positivos, por mais que sejam orgulhosamente exibidos em sua conta do twitter, não dá ao piloto pontos no campeonato ou lhe garante títulos. E ninguém sabe disso mais do que o próprio espanhol.

É impressionante a capacidade de Alonso de andar bem sob as mais variadas condições. Houve poucos momentos em sua carreira em que parecia não conseguir se adaptar rapidamente, como na mudança dos pneus Michelin para os Bridgestone no começo de 2007, ou, voltando ainda mais no tempo, na primeira metade de 2004.

Fora isso, o espanhol foi campeão com os V10 e V8 em tempos de testes fartos e muito desenvolvimento, disputou título até a última prova com motores restritos e aerodinâmica dominante, com e sem reabastecimento, com pneus de pouco ou alto desgaste, etc. Com uma tocada agressiva, mas ao mesmo tempo uma inteligência incomum para gerir corridas, e muita  constância, por mais que não tenha a simpatia de muitos por questões extra-pista, Alonso já pode ser considerado um dos melhores da história da Fórmula 1.

Não é uma questão de andar mais que a máquina, pois isso não é Fórmula 1. Em qualquer corrida de carros, o que o piloto pode fazer está limitado pelo que seu equipamento é capaz – e na categoria máxima do automobilismo isso é ainda mais claro porque há construtores distintos. Portanto, o que podemos dizer de Alonso é que, especialmente nestes últimos anos na Ferrari, mais maduro, o limite tem sido consistentemente o carro, e não ele.

Os números estão aí para comprovar isso. Nesta temporada, o melhor resultado do único piloto a pontuar nas 11 provas até aqui é um segundo lugar. Seu pior, um nono. Na média, quinto. Por outro lado, na maioria dos GPs, a Ferrari, carro cujas reações, algo reconhecido pelos próprios engenheiros da equipe, são difíceis de prever, esteve atrás de Mercedes, Red Bull e Williams. Junto do time italiano, dependendo da pista, estão Force India e McLaren. Ou seja, quando um dos seis pilotos que deveriam estar na sua frente tem qualquer contratempo, Alonso se certifica de que é sempre ele quem vai se aproveitar. Na atual situação, não pode fazer mais do que isso.

Mas esta é uma situação que o aniversariante do dia não tem mais tempo de manter. Há quem garanta que o espanhol estaria livre de seu contrato se a Ferrari não ficar no top 3 do campeonato de construtores – e a chance disso acontecer é bastante significativa. E o bicampeão, que tomou algumas decisões equivocadas na carreira, teria outra escolha difícil. Apostar que a Ferrari pode aprender com os erros e evoluir seu motor em 2015? Jogar as fichas na parceria da McLaren com a Honda, ainda que o time inglês esteja mal das pernas já há algum tempo? Ou tentar alguma equipe com o motor Mercedes, indo para a Williams ou esperando até 2016 pela possível vaga de Hamilton?

47 Comments

  1. Realmente Alonso vive um dilema. Na minha opinião o melhor seria ele permanecer na Ferrari, já que a equipe que há muito tempo não é mais inovadora, pelo menos no quesito Ctrl C + Ctrl V ela manda bem, e pode fazer um bom carro para 2015.

    Lembrando que Alonso teve possibilidade de disputar o título de 2010 e 2012 pela Ferrari, com reais chances de vencer.

    Apostar as fichas numa Mclaren Honda pode ser arriscado e demorado para colher frutos.

    Williams tem contrato com o Massa por mais dois anos e acho que a equipe manterá sua dupla de pilotos atual.

    Então o negócio e trabalhar e tentar trazer a Ferrari de volta ao rumo, mas é uma pena ver um talento desse tamanho sendo limitado por carros bons e medianos, enquanto Red Bull e agora Mercedes produzem carros fantásticos.

    • Duas curiosidades acerca desde polêmico corredor:

      *Alguém aí tem idéia de quando ocorreu o último abandono de Fernando Alonso num GP?
      Pois é. A última vez que Alonso abandonou uma corrida por quebra de equipamento foi em Sepang, no longínquo GP da Malásia em 2010!!!!!!!

      São mais de QUATRO ANOS sem um abandono por quebra. Houve sim algumas cagadas do próprio, como na Malásia em 2012, quando na primeira curva ele enfiou o bico da ferrari dentro do motor do RB8 de Vettel e na volta seguinte estraçalhou a asa debaixo do carro na reta, e teve o abandono no Japão no mesmo ano quando Raikkonen botou ele pra fora também na primeira curva.

      E ele teve um contratempo na asa móvel em algum GP do início do campeonato de 2013 mas foi só também.

      Agora, quem se interessar pode pesquisar e ver se os outros pilotos do grid tiveram a mesma sorte. Contabilizar os abandonos de Vettel, Raikkonen, Webber, Massa, Hamilton, Rosberg, Button, Schummacher no mesmo período de quatro anos. Por quebras. São muitos. Só pra citar um exemplo, Hamilton abandonou duas somente esse ano e Vettel três. Só esse ano.

      Não é incrivel?

      Certa vez Prost disse que a Ferrari era um caminhão. Ele estava errado. Na verdade a Ferrari é um tanque de guerra, incrivelmente inquebrável e resistente (com Alonso).

      *E outra coisa também: depois de 2004, quando Alonso entrou nas disputas pra valer, somente em 2007 ele não teve tratamento preferencial na equipe. Não foi prejudicado como Piquet na Williams, mas não foi favorecido como em todos os outros anos. O resultado daquela temporada foi bem expressivo e fala por si só. E de lá pra cá…

      E pra terminar, já que estamos falando do Alonso, a imagem pública que ele próprio divulga incessantemente no instagram e no twitter com magos, duendes, samurais e sei-lá mais o que, dão um bom indicativo da necessidade de auto afirmação que o espanhol ainda tem, mesmo depois de todos esses anos. Essa insegurança escancarada nas redes sociais contradiz muitas opiniões superestimadas, por especialistas ou pela plebe rude, da qual faço parte.

      Abs a todos.

      • concordo com você.

  2. Eu discordo Alonso em 2010 não foi campeão por culpa dele. tinha um carro excelente e uma redbul com problemas para administrar seus pilotos e confiabilidade, Alonso corria sozinho com toda ferrari pra ele tendo Massa como escudeiro com um carro veloz e confiável perdeu porque não ultrapassou na pista. Vettel foi o piloto de 2010. os outros anos vettel deitou e rolou na crista da onda. o marketing é muito estranho nem sempre o que a mídia diz ser o melhor é realmente o melhor tem muitas variáveis. isso em todos os esportes com excessão atletismo.

    • Alonso é um monstro, quem não gosta do espanhol é mesmo por questões extra pista, porque na pista ele é o melhor, o cara foi competitivo em todos os regulamentos da FIA desde que estreiou na Minardi. Sem falar em todas as gerações que ele enfrentou, aposentou o Shumacher e continuou no topo, lutou com Hakinnen, Button, Hamilton, Vettel, Ricciardo e agora os precoces Kvyat e Magnussen. Vale lembrar que desde 2009 a Ferrari não faz um carro que preste, que possa lutar com seus dois pilotos pelo mundial de construtores, realmente faz muita falta os testes para a scuderia… O que temos visto é sempre uma atuação soberba do Alonso, muito superior aos companheiros de equipe, Massa e agora o Kimi. Pra quem gosta de corridas, é de encher os olhos!

      • Isso de aposentar Schumacher é falácia. Schumacher não teve carro em 2005 e em 2006 anunciou a aposentadoria QUANDO ERA LÍDER DO CAMPEONATO. Ele queria aposentar campeão, o motor estourou, etc, mas já estava planejado.

        No mais, Alonso realmente é um cara muito completo. Se Vettel e Hamilton são fantásticos em volta lançada, Alonso é bom em tudo. Não me lembro de algum outro piloto assim, bom em tudo – em volta lançada, ritmo de corrida, acerto, visão de corrida, estratégia, chuva, ultrapassagem, largada. Ele não é excepcional em nada disso, mas não é fraco em nada.

        • Esqueceu de mencionar SORTE também!

        • Discordo. Alonso não é bom em tudo. Ele é um piloto experiente e talentoso. Porém, um piloto que usa demasiadamente, POLÍTICA, dentro da equipe e joga sujo como ele joga é pq tem limitações sim. Portanto, vamos colocar a memória para funcionar e bom senso também. Ordem de equipe para ganhar corrida , pelo q sei não é nenhuma prova de talento

          • Rick, a equipe deu a ordem, sim, mas deu porque ele estava na frente do companheiro no campeonato. Foi realmente sujo, e o Massa devia não ter acatado. Sem essa ordem, Alonso chegaria a Abu Dhabi 8 pontos na frente do Vettel, e não 15. Mas justiça foi feita, havia um Petrov no caminho e tudo terminou de forma linda.

            Torço contra o espanhol, mas não há como negar que ele é um piloto completo.

    • “…por mais que não tenha a simpatia de muitos por questões extra-pista, Alonso já pode ser considerado um dos melhores da história da Fórmula 1.”

      Essa frase do post da Ju é perfeita! Acredito que muito das críticas a pilotagem do espanhol é pela antipatia dos fãs pelo histórico que envolve Alonso. O caso da espionagem com Nigel Stepney, o crashgate e o fato de ter acabado com as carreiras de Piquet e Massa podem talvez ter potencializado essa antipatia por parte do público daqui.

      Quando falam que em 2010 ele perdeu o campeonato por não ter conseguido as ultrapassagens na pista de Abu Dhabi, esquecem o quanto era difícil ultrapassar naquela temporada com os pneus de pedra da Bridgestone e sem DRS. Na minha opinião houve um erro na estratégia da Ferrari ao marcar Webber e esquecer o Vettel.

      Esse mesmo Vettel que apesar de todas as qualidades, sofre para se adaptar ao carro de 2014 com menos downforce, e o resultado é 43 pontos atrás do Ricciardo e poderia ser até mais se não fosse o fluxômetro na primeira prova da temporada.

      Kimi também tido por muitos como um fora de série, tb sofre para se adaptar a esse difícil carro da Ferrari e o resultado é 88 pontos atrás de Alonso na tabela e 11 a 0 em corrida.

      Na verdade, estou começandoa rever meus conceitos e achar que existe uma hierarquia na F1 em que Alonso e Hamilton figuram um degrau acima do que Vettel, Kimi, Rosberg etc

      • Vettel está sofrendo para se adaptar, sim, mas não se esqueça das várias quebras. Abandonou na Austrália (se ficasse, porém, seria punido), em Mônaco (na frente do Ricciardo) e na Áustria. Foi melhor o GP inteiro no Canadá e na Inglaterra, mas ficou atrás do Ricciardo por erros estratégicos. Teve problema nos treinos do Bahrain com o câmbio.

        Creio que esses 43 pontos são ilusórios. Ricciardo está melhor pelo começo de ano melhor, mas hoje vejo os dois no mesmo ritmo.

        Aliás, palmas para o programa de pilotos da Red Bull.

      • Caro Alex tenho um grande respeito por seus comentários, mas Kimi foi muito melhor do que Hamilton em 2012 mesmo pilotando o quarto melhor carro e ano passado a Lotus passava por problemas financeiros e Kimi foi desprestigiado no final por anunciar sua saída e só não batel Hamilton por não ter participado das duas ultimas corridas e a Lotus era o quarta força então eu não vejo onde Hamilton esta um degrau acima.

      • Caro Alex como respeito muito seus comentários me sinto até , digamos honrado em não concordar com você . Apesar de considerar Hamilton um talento extraordinário se eu construísse um carro e fosse escolher meus dois pilotos PARA GANHAR o campeonato , Alonso e Vettel estariam na frente disparados . Se eu quisesse dar prioritariamente dar espetáculos uma vaga seria de Hamilton . abraços grande .

        • Não me lembro de ter lido coisa tão desconcertante, um eufemismo para não dizer outra coisa.
          Alguém já viu alguma equipe jumenta o suficiente para contratar um piloto para dar shows e não ganhar os campeonatos de construtores e pilotos?

          • Poxa amigo , como você é polido hein ?

      • Alex meu amigo respeito muito seus comentários mas acho vettel acima de hamilton e quando vettel tiver 33 anos de experiência como já te Alonso vettel estará em outro patamar acima ou igual a Alonso…. essa é apenas a 1° temporada dificil de vettel e ele tb teve vários problemas etc… mas a corrida de Alonso domingo pra mim ele teve mas sorte do que de fato uma baita pilotagem e os erros dos outros ajudou muito Ricardo a ganhar, alguns exemplos na minha visão Hamilton no ultimo stint deveria usar o macio teria chegado mas rápido no Alonso passaria Alonso e iria embora e Ricardo num alcançaria mas ele …hamiltom perdeu tempo demais atrás de vettel ate vettel rodar tentando segurar a merceds de hemilton e isso ajudou Ricardo no tempo final a corrida …a estratégia de rosberg ele ganharia se Hamilton tivesse obedecido a equipe a mercedes venceria mas Hamilton esta certo quem quiser assar q passe… e Ricardo na 1° estrada do sefety teve sorte de fikar com pista livre …se rosberg bottas vettel e Alonso tivensem entrado juntos igual as demais rosberg venceria a corrida …como diz aucam corridas são corridas …estranhei Hamilton num passar Alonso mas depois entendi se ele tenta passar e bate com Alonso rosberg ficaria em 3 e ele nada preferiu manter o 3 lugar mas seguro pro campeonato ,em fim pra mim melhor piloto hoje Alonso pela esperinca já adquirida mas talento, vettel muito talento e muito a aprender ainda e Hamilton um show men a parte e kimi é constante basta tem um carro equilibrado…em fim um abraço e viva a formula 1 e parabéns julianne belíssima matéria como sempre seu blg é 10

        • Como pode o Vettel ser melhor do que o Hamilton se ele esta tomando uma verdadeira sura de um novato Hamilton ao contrario já derrotou alonso e esta perdendo com uma pequena diferença para Rosberg mas não se esqueçam que rosberg é um grande piloto osso duro de roer Schumy provou isso, vettel não passa de um piloto mediano que só vence com o melhor carro com vantagem absurda a concorência e tendo a equipe trabalhando a favor dele, cade você Coyote seus comentário estão fazendo falta agora.

          • so ganha com super carro toro rosso é super carro? a red bull 2010 era um super carro? a red bull 2012 era um super carro? a red bull não teve um carro tão potente em relação as demais como a mercedes tem esse ano e mesmo assim os caras dasercedes já perderam duas e uma sem ter quebras etc…Hamilton se perde esse titulo pra rosberg ele vai cair de produção e vai pedir arrego na mclarem que faz tudo pra ele como diz Alonso rsrsss Hamilton tem q ganhar esse e mais 2 pra empatar com vettel e se vc me dizer quem foi o campeão ser ter o melhor carro nos últimos 20 acho q só o kimi em 2007 por conta da briga Hamilton x alonso

          • Ricciardo não é novato, ele está na F1 desde 2011.

            Hamilton, quando derrotou Alonso, era novato. Mas o próprio Hamilton já perdeu para o Button (e na soma dos 3 anos, Button pontuou mais) e bateu Rosberg por pouco ano passado, sendo que este ano está perdendo.

            Vettel sempre surrou os companheiros, ocorre que este ano encontrou um cara tão bom quanto ele ou melhor. Nenhum de nós sabe até onde Ricciardo pode chegar.

    • Parabéns pelo comentário você disse tudo, eu não tenho nada contra o Alonso mas não aguento ver tanta bajulação por parte da midia.

      • Palavra é essa bajulação. A mídia estranhamente alimenta o ego de Alonso. Inclusive a brasileira Em 2010, Vettel deu uma aula À Fernando Alonso de como virar o jogo num campeonato.Mas a mídia prefere bajular Alonso

        • Se Alonso fosse tão bom seria tri em 2007, não teria feito aquela cagada na McLaren e seria tetra em 2008 no lugar de Hamilton.

    • Perfeito. Você disse tudo e mais um pouco. Não entendo pq a maioria dos jornalistas de esporte a motor não tem a coragem de dizer a verdade como você fez com maestria

    • como vc eh torcedor do Vettel vai ser difícil vc admitir as qualidades q todos os especialistas indicam. O Alonso pode ser campeão ganhando 13 GPS e vc vai dizer q eh o carro etc enquanto na Red Bull eh Vettel q consegue ser o melhor sem ter bom carro. Para mim um bom indicativo de quanto um piloto eh melhor q outro eh imaginar um piloto com o carro de outro. Teria Vettel ganhado um campeonato dos 4 q ganhou tendo uma Ferrari nas mãos ? Alonso teria perdido um dos 4 campeonatos com Red Bull? vettel teria ganho GPS e conseguido tantos pontos com a Ferrari nos últimos 5 anos como faz Alonso. Acho q sua temporada deste ano responde…

      • Alonso perdeu em 2010 para Vettel mesmo estando em desvatagem na última corrida. Não sou torcedor de Vettel ,só não sou baba ovo de Alonso.Alonso tem talento? Claro q tem. Contudo, tomou um pau de Hamilton que era na época estreante. Além disso ficou , em 2007, ficou atrás de Kimi( que tinha uma Ferrari fraca) e também ficou atrás de Hamilton, um estreante. E aí?Cadê um o gênio?? Aquele q precisa de ordem de equipepra vencer corrida? Aquele que precisa de uma coisa suja como o Cingapuragate pra vencer corrida???. Com toda certeza você é um torcedor de Alonso fanático pra apagar isso da sua memória

        • Paus do Hamilton? Eles terminaram o campeonato com a mesma quantidade de pontos tendo a McLaren assumidamente trabalhando só para Hamilton no fim do campeonato conforme dito por Ron Dennis no gp da China. Neste ano a Ferrari nao era nada fraca visto o desempenho de kimi nos últimos GPs ganhando 3 com extrema facilidade. Tem certeza q eu sou o fanatico q esquece fatos. Kkkk.

      • Alonso foi campeao na Ferrari?

  3. Vá para onde o Adrian Newey for…

    • Para o turismo, kkk

  4. Concordo que o Alonso é o melhor piloto desde Schumacher, mas um grande campeão também se faz nos bastidores, e nesse quesito Alonso se mete mais em polêmicas (espionagem, Nelsinho gate) do que trabalha para algo mais construtivo, como ir para um time campeão ou mesmo montar um time campeão (como o próprio Schumacher fez). Alonso é um cara cujo caráter já foi questionado por conta do seu eventual envolvimento nos escândalos, e isso pode dificultar uma mudança de time. Porque ele tem dificuldade de conseguir lugar numa RedBull ou numa Mercedes?

  5. Alonso é o melhor piloto da Fórmula-1, mas nunca conseguirei admirá-lo. Nunca torcerei por ele. Não me agrada seu modis operandi de trabalhar, e é por isso que eu acho que ele nunca sairá da Ferrari. Nenhuma equipe aceitará trabalhar para um piloto quase exclusivamente. Minimizar o trabalho dos outros (a vítima agora é Vettel, mas já foi Hamilton) é outra coisa que não o deixará mais veloz, mas ele acha que jogos psicológicos funcionam sempre. Ele faria muito melhor se estivesse disposto a resolver apenas seus problemas com a Ferrari.

    • concordo plenamente, realmente é um dos melhores do grid, mas é insuportavelmente chato e com caráter duvidoso… sinto até um prazer sádico ao vê-lo se dar mal…

      • O Alonso é aquela historia,gosto de ve-lo correr mas nunca torço por ele. Mas o cara é bom,é inegavel. Acho o Vettel superior ainda,porem o espanhol é seu rival mais forte.

  6. Pela dupla que está criando o carro de 2015 e usando o novo tunel de vento e pelas modificações sendo feitas na fabrica pelo James Allyson e pelo Mattiacci.
    Aparentemente Alonso deve ficar na Ferrari. O unico pé atrás que eu vejo é a Ferrari não ter ainda encontrado um cabeça para comandar o desenvolvimento do motor. Isso que tá preocupando.
    Eu acho que a Mclaren está na mesma situação da Ferrari.
    Eles tem um carro mal nascido que estão tentando melhorar mas tá dificil.
    O carro de 2015 está sendo trabalhado por um projetista que era braço direito do Adrian Newey na Red Bull. Vão usar um motor novo que é uma incognita mas que pelo passado do fabricante promete ser algo muito bom.
    Então eu imagino que Alonso está na situação trocar seis por meia duzia, porem a metodologia de trabalho dos ingleses eu considero mais eficiente que a dos italianos.

    • Bem observado em relação a Mclaren, mas em outras temporadas a esta altura do campeonato eles já estariam brigando com as melhores equipes. Esse ano parece que o orçamento está apertado e não estão conseguindo atualizações relevantes para o carro.

      Por outro lado a Williams de forma surpreendente, está conseguindo evoluir o FW36 e nesse ponto a Claire Williams fala com razão em relação ao Massa além é claro de Smedley e Symonds, terem trazido para Grove a mentalidade de equipe grande novamente.

      • O Ron Dennis disse que pra esse ano eles tem sim um orçamento garantido e eu acredito que a Honda tambem injetou um belo caminhão de dinheiro. Por isso eles não estão muito preocupados em conseguir um patrocinador maior.
        Quanto a Williams, ela conseguiu nesta temporada um bom gerenciamento de recursos. O Smedley está fazendo um trabalho genial e o Pat Symonds fez um carro “basico” mas que não tem muitos defeitos.
        Por isso que eu digo que a mentalidade de trabalho dos ingleses surge mais resultados. Os italianos são muito enrolados.

  7. Acho engraçado quando dizem que ele “só tem dois títulos”. Ok, pelo tempo que ele corre e sua capacidade, era pra ter conseguido mais, óbvio.

    Realmente, depois de Schumacher ficou parecendo que é muito pouco ser duas vezes campeão mundial…

  8. pra mim ele perdeu o titulo de 2010 pq passou a corrida todinha atrás do petrov e num passou na pista mesmo tendo o carro melhor e em 2012 a ferrari num era tão ruim assim não como falam…e vettel teve a sorte de campeão do lado dele naquela rodada e ninguém bater nele e a corrida acabar ali …a questão de Alonso é assim se num chega entre os 5 prmeiros o carro num foi bem nessa pista mas ele num tira leite de pedra? e quando as ciscustancias são favoraveis como domingo é emdeuzado como o rei …ele é bom sim o melhor da atualidade mas tb um dos mas experientes ….agora pergunto se ele sair da Ferrari e for um hamiltom ou vettel pra Ferrari e fizer a Ferrari campeã como schumi fez levando um time junto com o piloto seá q a reptação de Alonso diminuiria?

  9. Pô eu perdi a corrida foi uma pena alguem poderia me passar um link que eu pudesse ver a reprise completa da corrida pode ser em inglês ou português.

  10. Fala rapaziada, em especial ao Vidrado, Marcelo, Chrystian, que discordaram do meu ponto de vista em relação a Alonso e Hamilton estarem um degrauzinho acima de Vettel: Que bom que vcs discordam e tem opinião própria, só assim temos debate.

    Eu me agarro ao argumento que a Ju destacou no post em relação a adaptabilidade do Alonso e em relação ao Hamilton a sua agressividade de nunca se conformar em ficar atrás de um adversário, para elevar o patamar desses dois acima de Vettel, Kimi, Rosberg, Button, Massa etc, todos excelentes pilotos também.

    Mas é sempre aquela questão quando o assunto é discutir quem é o melhor, cada um vai achar argumentos para municiar seu piloto predileto.

    O que vale mesmo no final do dia é que graças a esses pilotos, temos tido o privilégio de assistir grandes corridas, entra regra, sai regra. Dessas onze corridas até agora, sete foram excelentes, sendo Bahrein e Hungria antológicas.

    Quando em uma temporada tivemos GP da Espanha e da Hungria tão movimentado como esses?

    Abraço a todos e viva a discussão saudável!

    • amigo Alex eu apenas vejo que vettel pelo q já fez num tem como esta atrás de Hamilton…lembrem Alonso tinha o melhor carro em 2007 um foguete e perdeu pra Hamilton dentro da equipe e conseguirão a façanha de eles dois perderem pra kimi o titulo…vettel quando teve o melhor carro venceu 4 e Alonso perdeu e Hamilton em 2008 ganhou no apaga das almas na ultima curva em fim minha torcida é pra que Hamilton e rosberg batam numa corrida e Ricardo ganhe a corrida e a red bull em equipe faça Ricardo diminuar a vantagem ate o fim …imagina Ricardo ganhado um titulo certo da mercedes? a mercedes teria q escolhe um piloto pra favorecer e ai qual seria? em fim amigo apenas acho q vettel quando estiver a idade e experiência q Alonso tem hoje agente compara bem pq vettel esta tendo apenas a 1° temporada difícil e já estão achaando que ele num é tudo isso como falaram de Alonso 2007 e olha o q Alonso é hoje vamos dar tempo ao tempo e terá varias temporadas ainda pra gente saborear
      e debater saudavelmente coisa q tem uns q leva pra outro lado o espaço aqui é digno de bons amantes do esporte e o respeito é fundamental um abraço e ate mais por ai

      • Idade só diminui os reflexos na maioria dos seres humanos, não acho que vettel melhore depois dos 30.

        • Alonso mesmo já disse que com 33 esta no auge da forma física e da dando muito trabalho aos demais pela experiência q tem reflexos com 35 não são os mesmos de vc com 20 anos concordo, mas tb acho q pra quem vive a vida inteira correndo dentro de carros super rápidos se acustuma e num faz tanta diferença assim não

          • Concordo com você Schumacher mesmo com 43 anos e ter voltado depois de três anos com regulamento diferente deu muito trabalho a rosberg inclusive o superou com sobra na segunda metade de 2012 e o batel na classificação naquele ano, eu achava que Schumacher estava fora de forma mas agora vejo as dificuldades que Hamilton tem passado com Rosberg isso prova que Schumacher ainda estava em alto nivel, duvido que schumy ou rosberg estariam levando essa surra do Ricciardo agora como Tiãozinho esta tomando, ate Vergne batel Ricciardo.

  11. Os números fazem parte de nossa vida desde tenra idade, podem quantificar situações concretas, mas talento, pilotagem não é algo concreto, e em minha humilde opinião, após Senna, dentro da pista, Alonso é o piloto mais completo que já vi correr. Em seu local de trabalho não é perfeito em todos quesitos, mas bom na totalidade, o suficiente para colocá-lo entre os melhores da história da F-1. Alonso já fez corridas memoráveis, tal qual Hamilton, Vettel e Raikkonen, os fatos concretos estão gravados, e contra isso não há argumentos. Não estamos julgando caráter, erros, como em um tribunal, pois seres humanos erram, e o espanhol não é nenhum criminoso, apenas uma pessoa susceptível a erros, como nós…mas a maestria de sua pilotagem fala por si, e não há patrocínio que resolva entre o cockpit e o volante!

  12. acrescente-se: “…os fatos concretos ‘os não concretos’ estão gravados…”

  13. Alonso realmente impressiona sobre tudo pelo fato dele conseguir calcular cada parte da corrida,da largada ate a ultima volta. Acho que seu principal ponto fraco esta nos bastidores,ele não sabe motivar as pessoas que o cercam como fazia Schumacher por exemplo,um cara que chegava ao exagero de saber se alguem na equipe estava com problemas financeiros para não pensar em outra coisa a não ser desenvolver o carro. Alonso teve varias decisões erradas na carreira ,e agora a essa altura sabe que o tempo esta se esgotando. Ficar na Ferrari e torcer para que finalmente consigam corrigir os problemas desses ultimas temporadas ou arriscar aos 34 anos e começar do zero com a Honda,tendo que correr atras de uma Mercedes em grande fase? Sem duvida alguma não era isso que o talentoso espanhol imaginava passar nesse momento da carreira.


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adicione o texto do seu título aqui