Os pilotos da Red Bull evitaram em falar sobre domínio depois do treino e Webber garantiu que os novos testes de flexibilidade no assoalho não atrapalharam o desempenho do carro. Mas o fato é que Vettel foi os melhor, principalmente nos stints de pneus macios, tanto o curto, quanto o longo.
O alemão fez um treino muito melhor que o líder do campeonato, mesma realidade da McLaren, em que Button foi superior em todas as saídas. É possível que quem está atrás no campeonato esteja atacando mais. Comparando com os demais, os prateados tiveram um rendimento inferior com ambos os compostos de pneu, mas Hamilton afirmou que a diferença não é tão grande e espera recuperar o terreno amanhã. Já Button disse confiar no ritmo de corrida, mas admite que está preocupado com o tráfego na classificação.
Na Ferrari, não sabem se usarão o duto aerodinâmico, mas Alonso se mostrou confiante. Tem motivos: suas saídas com pneu duro foram até melhores que as de Vettel e vinha bem com o composto macio quando parou na pista. O espanhol acredita estar a alguns décimos das Red Bull, mas acha que dá para chegar.
A vantagem da Red Bull é principalmente no 3º setor – justamente aquele que Alonso não completou com pneus moles. Já a situação da McLaren parece mais complicada.
1º setor | 2º setor | 3º setor | |
Red Bull | 29.005 | 41.423 | 36.192 |
Ferrari | 28.957 | 41.599 | 36.51 |
McLaren | 29.085 | 41.709 | 36.729 |
A soma dos melhores setores de cada piloto também leva a crer que a situação não é tão fácil quanto parece para a Red Bull:
Pos. | Nº | Piloto | Carro | Melhor volta | Dif. | Dif. para a melhor volta |
1 | 5 | Sebastian Vettel | Red Bull-Renault | 1’46.620 | 0.040 | |
2 | 8 | Fernando Alonso | Ferrari | 1’47.066 | 0.446 | 0.652 |
3 | 6 | Mark Webber | Red Bull-Renault | 1’47.215 | 0.595 | 0.072 |
4 | 2 | Lewis Hamilton | McLaren-Mercedes | 1’47.595 | 0.975 | 0.223 |
5 | 1 | Jenson Button | McLaren-Mercedes | 1’47.611 | 0.991 | 0.079 |
6 | 9 | Rubens Barrichello | Williams-Cosworth | 1’47.945 | 1.325 | 0.357 |
7 | 7 | Felipe Massa | Ferrari | 1’48.100 | 1.480 | 0.241 |
Pelo que vimos hoje, é uma volta longa e traiçoeira e aquela vantagem da Red Bull na Hungria já não existe. A classificação promete.
McLaren
Stints | Button | Hamilton |
1 | Irregular, melhor em 1.49 (4) | Entre 1.50 alto e 1.52 (6) |
2 | Irregular, melhor em 1.48 (4) | Entre 1.48 médio e 1.49 (5) |
3 | 1ª tentativa com pneu macio (3), melhor na 1ª volta | 1ª tentativa com pneu macio (4), melhor na 2ª volta |
4 | Com macios usados: muito regular em 1.53 (10) | Entre 1.52 baixo e 1.54 (9) |
* entre parênteses: número de voltas da saída/stint
Melhores voltas
Button | Hamilton |
1:47.690 na 1ª volta de 3 | 1:47.818 na 2ª volta de 4 |
Red Bull
Stint | Vettel | Webber |
1 | Rodando em 1.48 (7) | Entre 1.50 baixo e 1.51 médio (9) |
2 | Entre 1.46 e 1.47 alto, com pneus macios; melhor na 4ª (5) | Tempos irregulares, com pneus macios; melhor na 5ª (6) |
3 | Com pneus macios usados, de 1.53 a 1.51, cain 1:47.287 do regularmente (13) | Com pneus macios usados, rodando em 1.53 (7) |
Melhores voltas
Vettel | Webber |
1:46.660 na 4ª volta de 5 | 1:47.287na 5ª volta de 6 |
Ferrari
Stint | Massa | Alonso |
1 | Entre 1.49 e 1.52 (9) | Entre 1.48 e 1.50 (8) |
2 | Rodando em 1.49 (6) | Irregular, com 2 voltas em 1.47 (7) |
3 | Com pneus macios, fez a melhor na 1ª, depois deu voltas altas (6) | Com pneus macios, apenas chegou a aquecer e abandonou o treino quando vinha em volta rápida (1) |
4 | Rodando em 1.52 alto (3) |
Melhores voltas
Massa | Alonso |
1:48.341 na 1ª volta de 6 | 1:47.718 na 5ª volta de 7 |
3 Comments
Muito boas essas estatisticas. O Vettel não é tão forte no primeiro setor mesmo, o tempo foi totalmente arrumado nos dois últimos. Toda hora se ouvia que Alonso era o mais rápido no primeiro setor, se bem o Button ficou ali na frente do Alonso ainda.
excelentes números. vettel está sobrando mesmo. quando ele faz treinos livres assim, é certeza que ele vai conquistar a pole.
mclaren deve estar preocupada com o seu homem errado sendo mais rápido.
massa precisa tirar muito mais do carro, senão não vai cumprir sua função de escudeiro.
a pole parece que tem dono mesmo, mas como o daniel disse no post abaixo, isso nem de longe decide a corrida. E se chover – Button disse que não chove mais, Vettel tem certeza que sim – pelo tanto que a pista demorou pra secar hoje, vai ser um caos.