O GP da Hungria representou o renascimento da McLaren, algo que já vinha se desenhando desde os upgrades do GP da Alemanha. O carro, que já gastou demais e esquentou de menos os pneus durante a temporada, parece ter entrado novamente nos eixos depois de perder terreno após ser a máquina dominante do início do ano.
Mas também parece haver um ingrediente da volta do próprio Lewis Hamilton, que roubou a cena neste final de semana dentro e fora das pistas. A impressão de fora é de que o inglês é um pássaro selvagem criado em cativeiro, muito em função da busca pela formação de um campeão perfeito, na qual ele mesmo embarcou, e hoje vive uma época de descobertas. Agora, Lewis oscila nas entrevistas entre momentos de “quero ser mito” e uma sinceridade e leveza quase infantis.
Uma mudança marcante na maneira como se expressa aconteceu há cerca de duas semanas, quando deu a impressão de que reassumiu seu twitter. Quem seguia o “Lewis 4 Real” sabe que às vezes era até difícil entender sua linguagem de gangsta. Quando passou a ter sua carreira controlada por Simon Fuller, virou @LewisHamilton e “seus” tweets passaram a ser burocráticos.
Desde o GP da Alemanha, no entanto, passou a postar fotos, dicas de músicas e dar detalhes de seus finais de semana, sempre com um toque de autoajuda. Neste sábado, Hamilton pediu para que seus seguidores mandassem fotos com caretas. “Ganhei a noite. Vi todas as fotos. Por um momento, nos conectamos por nossas risadas. Energia positiva!”. Pela manhã, já havia dado seu recado: “A vida é uma bênção, todo o dia que acordamos deveríamos sorrir com a intenção de iniciar o dia positivamente.”
Suas declarações durante o final de semana seguiram na mesma linha. Na quinta-feira, o grande tema de sua entrevista foram as críticas feitas por Sebastian Vettel após sentir-se atrapalhado pelo inglês, que era retardatário no GP da Alemanha.
“Não importa se sou primeiro ou último, sou um piloto e corro onde estiver. Mesmo se não tiver chance alguma de somar pontos, sou pago para andar forte o tempo todo. Sei o que a equipe espera de mim. Se desistisse e ficasse passeando na pista, acredito que seria demitido”.
Na sexta-feira, após liderar as duas sessões do dia, mostrou-se contente com o carro, postura incomum para a dupla da McLaren.
“Foi uma sexta-feira positiva sem nenhum problema e o carro me parece muito bom. Adoro a pista de Hungaroring, é um circuito antigo adorável, com curvas desafiadoras, subidas e decidas, muito bom de se pilotar”.
O final de semana perfeito continuou no sábado, quando Hamilton dominou completamente a sessão de classificação e sobrou para fazer a pole.
“Tudo funcionou perfeitamente. A equipe fez um ótimo trabalho pra preparar o carro e as atualizações funcionaram bem. Fui capaz de colocar o carro em lugares que antes não estava conseguindo”
Chegado o domingo, era difícil encontrar alguém no paddock que duvidava que a corrida não seria um passeio no parque para Hamilton. De fato, mesmo com a proximidade de Raikkonen, o inglês não pareceu estar seriamente ameaçado em nenhum momento. E o que se viu foi mais uma daquelas atuações controladas que quebram a cara daqueles que só veem agressividade na tocada do piloto da McLaren.
“Embora ainda um pouco atrás dos líderes do campeonato, agora estou muito bem posicionado para montar um ataque contra eles nas nove corridas restantes da temporada”
Não dá para cravar o que vai acontecer quando toda essa energia positiva evaporar, como vimos acontecer notadamente em 2011. Enquanto isso, Lewis dita a trilha sonora. Como diria uma das músicas que o inglês ouve antes de entrar na pista: “você não entenderia de onde eu sou e o que eu faço”.
8 Comments
Para mim o que lewis faz fora das pistas não me interessa.Se o cara ouve jazz, bolero , rock ,música clássica, reggae ou funk não é problema meu.O importante é se sentir bem com suas escolhas.Esse ano hamilton está tendo uma ótima temporada,muito regular e coerente na sua pilotagem.Só não está melhor posicionado no campeonato devido a irregularidade da Mclaren e algumas situações de falta de sorte.
Julianne,
Parabéns! Mais uma análise brilhante e, sobretudo, sensível – sobre o magnífico piloto que é Lewis Hamilton. “Pássaro selvagem criado em cativeiro”: você definiu como ninguém o instinto indomável de Hamilton. É triste, mas ainda vejo por aí muitos e muitos comentários menosprezando não apenas Lewis, mas Vettel também. Para muitas pessoas, não adiantaria Vettel ou Hamilton serem 10 vezes campeões mundiais, nunca seriam reconhecidos. Francamente, não entendem de automobilismo. Pois eu, como amante de corridas de automóveis há muitas e muitas décadas, me impressiono muito com as páginas que Hamilton, Alonso e Vettel vem escrevendo na história da F 1, repletas de emoção, arrojo, extrema velocidade e precocidade.
Hamilton é um grande piloto, mas discordo do discurso corredor 100%… me lembro que na Hungria, reclamou de ter sido atrapalhado por uma HRT, portanto, ser atrapalhado por uma carroça, ou por um foguete prateado, dá na mesma quando se está disputando vitórias…seria mais sensato e verdadeiro se assumisse que estava ajudando Button, mas o politicamente correto não deixaria, fora isso, imagino que o personagem verdadeiro da Hungria foi Raikkonen, pois se imaginarmos a volta à categoria, não possuir uma equipe tão estruturada quanto à Mclaren, e mesmo sem vencer, estar à apenas um ponto de Hamilton, não é para qualquer um.
Quem está mais rápido tem sempre o direito de ultrapassar e foi o que aconteceu na Alemanha ,já quem está mais lento(HRT) se for retardatário deve respeitar as bandeiras azuis e sair do caminho.A regra é simples.
E pra complementar o que o Thiago Basílio citou, jogo de equipe é válido também pelas regras. É claro que se representasse algum ganho para a Mclaren o Hamilton tinha mais que ajudar… Quem paga o salário dele? Quem dá o carro pra ele brilhar?!?!?! Ele estava mais rápido e ainda por cima poderia dar ganho para a Mclaren, ajudando o Button… Queria ver qual ser humano iria dizer por rádio, mal galera, sou retardatário e vou sair do caminho… hehehehe…
Thiago e Américo, discordo. Se Hamilton era tão rápido, por quê não passou e abriu? Por quê ficou comboiando Alonso? Hamilton deveria ter recebido bandeira azul, afinal, mesmo mais rápido, era “retardatário”. O fato de ser retardatário, não implica em ser mais lento, apenas uma circunstância da corrida…o jogo de estar uma volta atrás e bloquear os adiversários, não é jogo de equipe, mas jogo sujo, como fez Coulthard com Shumacher em Spa. O jogo lícito, está quando os companheiros estão na mesma volta, como muito fizeram Senna/Berger; Alonso/ Fisichella, enfim, há uma diferença entre estar na mesma volta, e aí sim, justifica-se a briga, e estar uma volta atrás…esse é o significado da bandeira azul.
Esse vídeo mostra o jogo de equipe mais limpo e explícito que já vi! Observem aos 2 minutos e 30 segundos, legal e limpo!
http://www.youtube.com/watch?v=0s11bgioUDE&feature=related
Até a página 2…