Nº | Piloto | Motores usados |
01 | Jenson Button | 7 |
02 | Lewis Hamilton | 7 |
03 | Michael Schumacher | 7 |
04 | Nico Rosberg | 7 |
05 | Sebastian Vettel | 7 |
06 | Mark Webber | 6 |
07 | Felipe Massa | 8 |
08 | Fernando Alonso | 8 |
09 | Rubens Barrichello | 6 |
10 | Nico Hülkenberg | 7 |
11 | Robert Kubica | 6 |
12 | Vitaly Pertrov | 6 |
14 | Adrian Sutil | 7 |
15 | Vitantonio Liuzzi | 7 |
16 | Sébastien Buemi | 7 |
17 | Jaime Alguersuari | 7 |
18 | Jarno Trulli | 7 |
19 | Heikki Kovalainen | 7 |
20 | Karun Chandhok | 7 |
21 | Bruno Senna | 7 |
22 | Pedro De La Rosa | 9 |
23 | Kamui Kobayashi | 7 |
24 | Timo Glock | 7 |
25 | Lucas Di Grassi | 7 |
A Ferrari garante que seu plano, desde as duas quebras que Alonso teve no começo da temporada (a última, na China), era estrear o 8º motor na Itália e que não precisarão de outro propulsor – o que lhes levaria à perda de 10 posições no grid – nas cinco corridas que restam. Dois desses propulsores só fizeram uma corrida (o de Spa e o de Monza) e devem ser revezados até o final do ano. Nos treinos livres, os mais antigos devem dar conta.
Webber foi o único dos ponteiros que fez a 2ª corrida com o mesmo motor em Monza, o que certamente é uma desvantagem, e mesmo assim fez a 2ª volta mais rápida da prova.
3 Comments
Isso pode fazer grande diferença na reta final e Webber foi o que menos motor usou, Alonso vai precisar contar com a sorte, ou azar dos outros. Perder 10 posições não vai ser bom para qualquer um dos ponteiros. A RBR foi inteligente em usar o mesmo motor em Monza no carro do Webber, nessa corrida eles não tinham muita chance, completaram a corrida com motor velho e economizaram um motor novo para ser usado mais pra frente. A Formula 1 de hoje tem muito mais detalhes que nos anos 80/90, para o piloto esta mais difícil…antigamente o piloto economizava motor apenas em uma corrida, na seguinte tinha motor novo! Hoje mesmo com motor novo o piloto economiza pensando no próximo GP, isso é muito comum em final de corrida…
É mesmo. Acho que o esporte ficou mais complexo e, por não compreender isso, as pessoas falam que era melhor naquela época, era mais difícil…
Mesmo com o motor “velho”, Webber passou Kubica (com o mesmo motor, mas novo) e Hulkenberg (de Cosworth novo) com facilidade na Curva Grande. Aliás, o carro dele estava andando mais de reta que o do Vettel. Vai entender!
é uma incógnita que guardo comigo, afinal, mesmo tendo que poupar, e andar rápido, a construção, o mapeamento, de alguma forma, “ajudam” os pilotos, não tirando seus méritos, mas pelo que parece, a engenharia faz muita diferença.