Observando as características do RB6, do F10 e do MP4-25, podemos fazer algumas previsões para as 4 – ou 3 – últimas provas, lembrando que fatores como chuva (Japão e Brasil), a condição da pista da Coreia e falhas individuais podem fazer tudo mudar rapidamente.
Red Bull
Prós | Contras |
Excepcional em curvas de média a alta velocidade | Problemas de confiabilidade do carro (foram 3 no final de semana de Monza, além da questão dos freios em Cingapura) |
Funciona melhor em pistas de alto downforce | Muito dependente da aerodinâmica, o que ficou evidente quando a flexão das asas diminuiu |
Durabilidade do motor Renault | Falta de potência do motor Renault |
Constância de Webber | Imprevisibilidade de Vettel |
Carro cuida bem dos pneus, permitindo estratégias ousadas como nas últimas 2 etapas | Ter 2 pilotos lutando pelo campeonato |
Ritmo na classificação | Largadas |
Ferrari
Prós | Contras |
Não é um carro com grandes fraquezas, nem grandes qualidades. É pau pra toda obra | Alonso terá que fazer 3 provas nos motores que foram usados em Spa e Monza e não pode ter mais quebras |
Motor com boa aceleração e velocidade final | Não funciona bem no pneu duro |
Estabilidade e precisão na freada | Largadas de Alonso não têm sido nada espetaculares |
Ótima tração na saída de curvas lentas | Pitwall já cometeu erros bobos neste ano |
Não perderam tanto quando a Red Bull aerodinamicamente com os testes das asas | Uma peça experimental no câmbio causou 2 quebras em Cingapura |
Têm um claro nº 1 na equipe |
McLaren
Prós | Contras |
O melhor motor do grid em potência e durabilidade | Problemas de estabilidade em superfícies onduladas |
Boas decisões estratégicas, especialmente em corridas na chuva | Falta de downforce, não parece ter o mesmo desempenho das rivais com o difusor-escapamento |
Boas largadas | 2 pilotos lutando pelo campeonato |
O melhor duto aerodinâmico | Parece degradar mais os pneus |
Essa metade final do campeonato teve 2 reviravoltas técnicas. A 1ª, quando Ferrari (em Valência) e McLaren (nos treinos de Silverstone) introduziram o difusor-escapamento da Red Bull. Os italianos acertaram o complicado sistema logo de cara e, depois de 2 corridas tumultuadas por outros fatores, firmaram-se como a 2ª força em pistas de todos os tipos. Já a McLaren, mesmo mostrando uma melhora em Spa, ainda não parece ter achado a chave para fazê-lo funcionar – o time levou a Cingapura um novo assoalho que, devido a questões de confiabilidade, só deve estrear em Suzuka.
A 2ª virada foram os testes no assoalho para determinar o quanto fletiam. Depois de muita reclamação da McLaren, as 3 equipes passaram por provas mais rigorosas na FIA, o que parece ter recortado um pouco mais a vantagem da Red Bull, cujo carro, devido à menor potência do motor, é mais aero-dependente.
Cansado de fazer as poles e perder pontos, o time austríaco parece ter apostado em melhorar seu ritmo em corrida, que cresceu muito desde a Alemanha e proporcionou algumas ótimas recuperações – Webber na Hungria, em Spa e em Cingapura e Vettel em Monza – enquanto a McLaren parece ter priorizado a classificação: ficou a 0.181s da Red Bull no sábado em Cingapura e, lá pela volta 16 já tomava 1s por volta, o que denuncia desgaste excessivo de pneus. Já a Ferrari parece mais equilibrada, pelo menos nas mãos de Alonso, que teve menos problemas com aquecimento de pneus que Massa por todo o ano.
Pista por pista
Tendo tudo isso em vista, dá para fazer algumas apostas para as últimas provas, todas elas com níveis de downforce médio para alto:
Suzuka (pneus duros/macios): dá para apostar numa McLaren mais forte que em Cingapura, no mesmo nível ou até um pouco melhor que a Ferrari, mas é território Red Bull, com várias curvas em 4ª e 5ª marchas. É esperada uma dobradinha.
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Coreia (duros/macios): Se a prova acontecer, parece outra pista favorável à Red Bull, principalmente no 2º setor, que se assemelha bastante à Hungria. Não é muito claro quem seria a 2ª força: algumas freadas fortes podem beneficiar a Ferrari, mas o fato de serem usados os pneus duros impõe uma dificuldade a mais aos italianos.
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Interlagos (médios/super macios): Deve ser a melhor pista até o fim do ano para a McLaren, devido à grande subida antes da reta dos boxes, em que a combinação motor Mercedes + duto aerodinâmico deve falar alto. No miolo, Red Bull e Ferrari levam vantagem – e serão usados os pneus favoritos do F10. Deve ser a batalha mais próxima das 4.
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Abu Dhabi (médios/super macios): com os pneus super macios, retas seguidas por freadas fortes e curvas de baixa, que demandam boa tração, a Ferrari aparece bem para a última prova do ano. É uma combinação que beneficia a Red Bull em relação à McLaren.
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7 Comments
Bela análise, me parece que a Mclaren joga todas suas fichas no pacote aerodinâmico em Suzuka e somente os 25 pontos da vitória interessam.
Bom, pra mim, levando em considerações todas as quatro pistas restantes, a RBR tem tudo para ser a campeã de 2010… Pilotos e Construtores.
Seria bem legal se o WEBBER fosse campeão…
Em 2008…
O BUTTON campeão em 2009?! Nunca!…
E foi.
Em 2009
O WEBBER campeão em 2010?! Nunca!…
…
* Sem contar que isso daria um ânimo a mais para o Barrichello. *
Tem tudo para ser o fim de semana da Red Bull, a quantidade de curva de média e alta velocidade contam a favor dos energéticos.
Porém, temos os fatores Vettel e a fraca estratégia de corrida da equipe.
Qualquer chuvinha coloca o time em parafuso. Ao menos em comparação com a equipe do Button.
Para mim irá ser o primeiro teste da “versátil” Ferrari num território dos Bulls.
E quanto a Mclaren, espero que acertem a mão com o carro, pois de pilotos eles estão muito bem.
É isso, cada equipe irá tentar incorporar as vantagens de seus concorrentes em suas máquinas. Como é normalmente ao longo do campeonato.
Depois das últimas provas, não sei se podemos falar mal dos estrategistas da Red Bull. Eles salvaram vários pontos, mas é claro que o Button é o melhor no “chove não molha”, ou changing conditions para os ingleses.
Cingapura já era um território Red Bull, mas o fato de ter feito a pole foi 80% da corrida do Alonso lá. Em Suzuka, não dá pra segurar um carro mais rápido a corrida toda.
Concordo sobre a McLaren. Eles claramente pontuaram mais que o carro permitia com a combinação piloto + estratégia.
Não acho que seja necessário ganhar, mas eles precisam ficar à frente de pelo menos um dos concorrentes. É uma pista bem melhor pra eles que Cingapura, então não é nada impossível.
De toda forma, o GP de Abu Dhabi só vai servir para cumprir tabela. Será uma corrida chata em uma pista chata, pior do que Cingapura.
Até lá, espero ver Mark Webber ter conquistado o caneco.
Se alguém tiver ganho até lá, claro que será ele. Tenho certeza de que a corrida será chata, mas acho que a decisão será lá. Bernie vai adorar que seja.