F1 Sinal amarelo na Ferrari - Julianne Cerasoli Skip to content

Sinal amarelo na Ferrari

Quando a Ferrari terminou a última corrida de 2009 nas 12ª e 16ª posições, poucos apostavam que eles liderariam os campeonatos de pilotos – ainda mais com Massa à frente -e construtores no início de 2010. Mas o sinal de alerta está piscando. Chegando na quarta prova do ano, Alonso utilizará seu quarto motor e Felipe, o terceiro. A maioria da concorrência está no segundo.

Esse é o meio de transporte mais confiável para Alonso em 2010

O regulamento permite o uso de oito motores durante a temporada. A partir do nono, o piloto perde dez posições no grid a cada nova unidade. Foi o drama vivido por Vettel ano passado, fatal na luta pelo título.

Foram três motores Ferrari quebrados na Malásia, somando o de Alonso a ambos Sauber. É fato que as primeiras provas são disputadas em locais mais quentes e duros com os propulsores, mas foram especialmente letais para os italianos.

Levando em consideração a situação de Alonso, são cinco motores à disposição para 16 etapas, basicamente um a cada três provas. Isso significa reduzir tempo de pista e baixar as rotações quando possível. Mas em pistas em que o motor fala alto, como Spa e Monza, é praticamente suicídio.

Publicado em 05.04

2 Comments

  1. talvez 2 motores por corrida seria melhor. apesar de estar no regulamento, essa regra joga grande parte do peso da disputa para fora da pista. foi-se o reabastecimento, fica esse limite excessivo. ponto para a artificialidade.

    • Além do que, se os motores não tivessem que durar tanto, os fabricantes poderiam arriscar mais visando performance e as quebras seriam mais comuns. Muito da emoção dos anos 80 se devia a carros rápidos, mas que não terminavam corridas. Conseguir o equilíbrio entre velocidade e durabilidade sempre foi o grande enigma do automobilismo, e regras como essa do congelamento dos motores prejudicam isso.


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adicione o texto do seu título aqui