F1 10 Curiosidades de Singapura- Julianne Cerasoli Skip to content

10 curiosidades de Singapura que você não sabia

Entre as curiosidades de Singapura tem multa para quem não dá descarga e tática polêmica para ganhar território.

1 – Chicletes são proibidos em Singapura

Não é permitido importar ou produzir chiclete em Singapura sob pena inclusive de prisão. O governo percebeu que vários atrasos no transporte público ocorriam devido a chicletes colocados nos sensores dos trens. Além disso, foi calculado o custo de se limpar os restos de chicletes nos espaços públicos.

2 – Não dar descarga e jogar lixo na rua são infrações sérias

Oferenda do Hungry Ghost Festival
Foto: Julianne Cerasoli

Quem não dar desgarga em banheiro público pode receber multa de 150 dólares de Singapura, equivalente a mais de 500 reais. E jogar lixo na rua pode render multa de 300 dólares. Isso se for um lixo pequeno. Se for uma garrafa, por exemplo, a pena é ter que usar uma roupa verde chamativa e limpar uma determinada área.

3 – Mas isso não vale para uma certa época do ano…

As ruas são limpíssimas a não ser durante o Hungry Ghost Festival, quando as ruas ficam cheias de oferendas. Trata-se de uma tradição chinesa de deixar oferendas para almas que estão na Terra no 15º dia do sétimo mês do calendário lunar, entre agosto e setembro. 

4 – País tem crescido com solo comprado dos vizinhos

Toda a área em que fica o Gardens By the Bay, um dos pontos turísticos mais famosos de Singapura, por exemplo, foi feita com areia comprada em países vizinhos, principalmente Malásia e Indonésia. É um negócio comercialmente atrativo para estes países, muito mais pobres que Singapura, mas que está afetando o meio-ambiente nestes lugares. 

Saiba mais sobre outras sedes da F1: 10 curiosidades da Arábia Saudita

5 – O povo de Singapura anda rápido

A média de velocidade dos habitantes de Singapura é de 6.15km/h, o que é 32% acima da média mundial.

6 – O nome do país foi um “erro”

Singapura significa a cidade do leão, em sânscrito, e vem da visão de um príncipe de Sumatra, que acreditou ter avistado um animal do tipo na ilha. Provavelmente, era um tigre, mas o nome ficou. Hoje, o símbolo da cidade-estado é um Merlion, uma mistura entre o leão e um peixe, fazendo alusão à importante atividade pesqueira nas ilhas.  

7 – Singapura tem quatro línguas oficiais e uma extraoficial

Várias sinalizações na cidade estão escritas em inglês, mandarim, malaio e tamil (língua falada em parte da Índia e Sri Lanka). Mas existe uma língua não oficial conhecida como Singlish. O inglês é falado por lá por conta da colonização britânica, e a língua se transformou com algumas expressões locais.

Saiba mais sobre outras sedes da F1: Curiosidades de Baku
Detalhe do Gardens by the Bay
Foto: Julianne Cerasol

8 – Singapura tem a maior proporção de proprietários de casas

O sonho da casa própria é realidade para 92% da população de Singapura. Isso é possível por conta de um extenso programa de subsídio governamental: cerca de 80% da população vive em casas pagas em parte pelo governo. Isso tem reflexo no patrimônio das pessoas: uma em cada 6 tem mais de um milhão de dólares.

9 – Roda gigante mudou de lado

Quando a roda gigante que fica ao lado do paddock da Fórmula 1 foi inaugurada, em 2008, ela girava no sentido anti-horário. Pouco tempo depois, o sentido foi invertido após o aconselhamento de especialistas em Feng Shui. Girando no sentido horário, ela “mexe” a água, e água em movimento é sinônimo de prosperidade.

10 – Singapura nunca esteve abaixo dos 19ºC

A temperatura mais baixa já registrada em Singapura foi de 19.4ºC dia 31 de janeiro de 1934. A temperatura média por lá fica entre 23 e 33 graus ao longo do ano. Há tempestades em 40% dos dias. E a umidade relativa do ar fica entre 70 e 80%.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adicione o texto do seu título aqui