Desvendando os estilos de pilotagem

Há quem diga que, entre os 24 pilotos do grid, há 24 estilos de pilotagem diferentes. Mas é possível encontrar alguns mais proeminentes, seja pela limpeza ou pela agressividade. Neste vídeo de 2006 Martin Brundle explica, na prática, o que diferencia a pilotagem de Button, Alonso, Schumacher e Raikkonen.

O ex-piloto reconhece que a tocada limpa de Button depende bastante do carro, chama o estilo “quadradão” de Alonso de “feio, mas eficaz” e considera a pilotagem traseira de Schumacher e Raikkonen “arriscada”.

E quem diria que veríamos estes quatro pilotos juntos na pista novamente? A última vez foi justamente na temporada 2006, última antes da primeira aposentadoria de Schumacher, que voltou em 2010, quando Kimi foi para o WRC. E pensar que outros dois que viriam a ser campeões, um mais extremo que a dupla Schumacher/Raikkonen, e outro em algum lugar entre Alonso e Button, não passavam de promessas…

É interessante ver como o regulamento mudou várias vezes – estes carros tinham até controle de tração -, os pneus são completamente diferentes, mas os estilos continuam na mesma linha de mais de cinco anos atrás.

15 comentários sobre “Desvendando os estilos de pilotagem

    1. Sim, ele favorece os estilos que reduzem o movimento lateral do pneu – ainda que isso não dependa exclusivamente da tocada, tem muito a ver com o carro e também com o acerto. Basicamente, favorece a gama de estilos de Alonso a Button (acredito que Vettel esteja entre os dois, pois ele joga o carro desse jeito “quadrado” do Alonso, mas de forma um pouco mais tênue). Escrevi sobre isso de forma mais detalhada aqui: http://www.totalrace.com.br/blog/juliannecerasoli/2011/12/09/os-segredos-para-se-domar-os-pirelli/

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      1. Legal Julianne,

        bem legal… e na sua opinião, que acompanha os pilotos de perto, acha que é possível um piloto se adpatar a isso? mudar o seu estilo? eu sinceramente acho improvável, vide Button que até 2008 era considerado com um piloto mediano, mas que a partir de 2009, com as mudanças nas regras, e principalmente em 2011, com a mudança dos pneus, graças a seu estilo se tornou um dos melhores do grid…

        t+

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      2. Até certo ponto, o grande piloto teria de se adaptar, mas não é simples. E também não veremos, por exemplo, o Hamilton guiando como o Button. Ele pode atenuar seus movimentos de volante constantes e as traseiradas que marcaram seu estilo agressivo (e tem feito isso), mas nunca será um piloto exatamente suave e nunca se sentirá confortável com um carro que não tenha a traseira levemente solta.
        Nesse vídeo do Brundle, por exemplo, o Alonso está usando os Michelin, que eram perfeitos para seu estilo. Quando foi para a McLaren, de Bridgestone, penou metade da temporada até se adaptar (assim como o Kimi). Se você pegar um vídeo onboard dele de 2007 a 2010, verá uma tocada menos “quadrada” que essa de 2006.
        Ou seja, o piloto pode se adaptar, mas não me lembro de alguém que tenha revolucionado completamente seu estilo. Isso faz com que aquele que é naturalmente mais adaptável leve certa vantagem. Ajudei?

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  1. Eu acho que os atuais pneus não favorecem o schumacher, eles se degradam muito rápido, ele não pode pilotar normalmente, se não os pnues viram poeira em poucas voltas.

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    1. Na minha opinião,eu acho isso o que você fala é uma meia verdade,Bernardo.Porque na época da Michelin contra Bridgestone,os Bridgestone se davam melhores em cima da Michelin em temperaturas mais frias ou com pneus de chuva forte e o Michelin era melhores em temperaturas mais altas ou quando estavam de pneus intermediarios(o Burti já até escreveu essa diferença entre os Bridgestone e Michelin da época em uma de suas colunas na Quatro Rodas),mostrando que os Bridgestone da Ferrari de Schumacher tinham uma composição mais macia em relação aos Michelin.
      O problema é que em 2010 com os pneus extra duraveis da Bridgestone ele fez até pior em 2011.

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  2. Julianne, muito legal esse post. Sabe dizer se nos testes que o Lucas di Grasi vem fazendo para a Pirelli ele testa diferentes formas de pilotagem, alternando a maneira de fazer as curvas ou os testes não levam isso em consideração?

    abraços

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    1. Não saberia lhe garantir isso, mas acredito que não. Ao desenvolver os pneus, sua função é que eles estejam “no ponto” entre a alta degradação pedida pela FIA e a segurança, não favorecer estilo x ou y. Isso é consequência. E temos de lembrar que o carro também tem uma boa parcela nessa adaptabilidade.

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  3. Como vc classificaria o estilo de “Nigel Massa”? E num momento de nostalgia, os de Senna, Prost, e Piquet? Como avaliaria distintamente esses três gênios?

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  4. Olá, Julianne!

    Acredito que o equipamento influi em parte no estilo de pilotagem adotada pelo piloto.

    Alonso foi campeão com uma Benetton que tinha o amortecedor de massa no bico, que lhe permitia atacar as zebras com agressividade e maior velocidade. Deve ter sido nessa época que ele aprendeu esse estilo de pilotagem.

    Já o Schumacher foi campeão com a Ferrari usando pneus estriados que propositalmente tinham menor aderência devido às estrias e se não me engano ainda havia o controle de tração que lhe permitia aceleração total no meio da curva sem perder o carro.

    O Button por sua vez só havia andado em carros ruins como Honda e Williams já decadente, então tinha que dirigir com suavidade para não perder o carro nas curvas por falta de recursos técnicos do carro.

    Sem desconsiderar claro, que o piloto também tem uma influência pessoal no desenvolvimento e ajuste do carro ao seu gosto.

    Abs.

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  5. Muitas pessoas falam sobre a “fragilidade” dos Pirelli atrapalhar o espetáculo, mas penso de outra forma, afinal não apenas acelerando, atacando loucamente, o bom piloto, além é claro de contar com um bom carro/equipe, deve ter além da perícia, a capacidade fundamental da adaptabilidade, destacando-se dos demais. Nesse caso, o pneu é um tempero a mais, mão um obstáculo como alguns dizem!

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