F1 Tudo por um simples rodízio de pneus - Julianne Cerasoli Skip to content

Tudo por um simples rodízio de pneus

Repare na letra R, de right (direita), pintada no traseiro esquerdo da Mercedes

Então a Pirelli resolveu alterar apenas a construção dos pneus, deixando os compostos intactos, o que significa que nada vai mudar na prática? Nada é tão simples assim na F-1. E é por isso que a briga em torno dos pneus, que estreiam nos treinos livres do GP do Canadá, parece longe de acabar.

Primeiramente, temos de entender as regras. O regulamento impede que a fornecedora de pneus mude seu produto durante a temporada a não ser que conte com o apoio unânime das equipes. Outra brecha é alegar questões de segurança, algo de que a Pirelli não lançou mão, pois os italianos temiam um desgaste para a marca.

Desgaste que já havia ocorrido com os quatro pneus dechapados nos GPs do Bahrein e da Espanha, sendo dois durante a corrida, com Felipe Massa. Apesar dos especialistas garantirem que  é mais seguro a borracha se desintegrar, mas o pneu continuar inflado, do que uma explosão, isso não cai bem.

Resumindo: a Pirelli está mudando o pneu por uma questão de imagem, mesmo motivo que a impede de alegar motivos de segurança para fazê-lo. Tendo de contar com a aprovação de todas as equipes, encontra-se em uma encruzilhada.

Isso porque esta alteração no pneu não é tão sutil quanto se está tentando vender. Ela não será no composto em si, e portanto não deve interferir na questão do desgaste, mas tirará a vantagem de algumas equipes, que descobriram um segredo para tirar mais performance da borracha: o rodízio dos pneus.

Com a adoção de uma nova construção em 2013, a Pirelli passou a determinar os lados corretos para os pneus. Algumas equipes descobriram que invertendo o pneu direito com o esquerdo e fazendo algumas modificações no acerto do carro, conseguiam um desempenho melhor. Isso funciona apenas nos pneus traseiros.

A Mercedes foi a última das que efetuaram essa troca com sucesso, começando justamente no GP que venceu com propriedade, em Mônaco.

O problema de retornar à construção de 2012, usando kevlar no lugar da banda de aço atual, é que os pneus são iguais, sem diferenciação de direita e esquerda, e a vantagem do rodízio será perdida. O impacto que isso terá, além de outras consequências da mudança, como a perda de velocidade em contorno de curva e o tipo diferente de deformação, será colocado à prova na sexta-feira no Canadá. E quem sentir que perdeu terreno vai fazer de tudo para impedir a estreia oficial da novidade na Grã-Bretanha.

14 Comments

  1. JU,VC É FERA PARABÉNS.

  2. Ou seja, Pirelli era feliz em 2012 e não sabia. Fica a lição: “If it ain’t broke, DON’T fix it.”

  3. uau!!! desde quando “descobriram” esse rodizio? todas as equipes já usam esse artificio?

    • Há quem tenha começado a estudar isso logo depois da primeira experiência com o pneu novo, no GP do Brasil do ano passado.
      Não tenho a informação de quais equipes estão fazendo isso, pois não é obrigatório escrever R e L nos pneus. O certo é que não são todos. Não é algo fácil.

  4. Deixe-me perguntar: a Ferrari já usava da artimanha ao ter seus pneus “dechapados”? Caso já usavam os pneus de forma invertida, a Pirelli pode muito bem caracterizar como um mau uso de seu produto e descartar uma eventual mudança, afinal o pneu direito deve ter sido construído para ser usado no lado direito. Parabéns pelo artigo.

    • Faz sentido, Mateus. Mas a Mercedes também teve um pneu dechapado antes de começar a usar o rodízio, no Bahrein com Hamilton.

      • E independente da Mercedes também ter tido o problema a imagem da Pirelli não vai melhorar frente grande parte do público, principalmente o casual, apenas por ela alegar mau uso.

        Acho que pode até piorar…

        By the way… mais um excelente post ;D

  5. Acho q. ninguem vai conseguir treinar com os pneu novos, pois a previsao é de chuva o dia inteiro…kkkk. Quero só ver como vai ser…kkkk
    Vms ver se esta estreia oficial na Grã-Bretanha vai sair.
    Mais uma vez parabéns Julianne.

  6. Julianne Cerasoli,
    deixa de ser venenosa! essa característica dos jornalistas e candidato a jornalistas brasileiros é de irritar. Será que vocês precisam disso para sobreviver? Isso está longe de ser um artigo interessante. A Pirelli introduziu, a pedido do chefão da F1, mudanças na F1. Todas as mudanças geram insatisfação entre aqueles que estão mais acomodados ou tiveram dificuldades de se adequar. Porque umas equipes se deram melhor do que outras? É isso que os jornalistas de nível que tem argumentos tem que investigar.

  7. A verdade é que a Pirelli entrou numa fria ao atender Mr Berniacca e sua fórmula Mario Kart (The Show must go on), agora ela tem que se virar para sair dessa e os interesses em jogo são enormes. Na minha opinião a culpa é do Berniacca.

  8. Boa gata ,concordo com vc !!

  9. Parabéns Julianne, eu nunca tinha ouvido falar nisso. Será que não é o tipo de abordagem que a emissora oficial deveria nos trazer??


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