F1 O dia do fico - Julianne Cerasoli Skip to content

O dia do fico

Motor Racing - Formula One World Championship - Malaysian Grand Prix - Race Day - Sepang, Malaysia

Quem é que ganhou a corrida mesmo? Sim, Lewis Hamilton teve um final de semana dos sonhos e sequer pareceu forçar muito para colocar mais de 17s no próprio companheiro de equipe, que em momento algum da corrida teve ritmo para assustá-lo. Mas o clima azedo na Williams ao final da prova (não estou na Malásia, mas conto com o testemunho do Ico para dizer isso) roubou a cena de um GP que parece predestinado a rebeldias.

Analisando racionalmente, a Williams esteve correta em avisar Felipe Massa de que Valtteri Bottas vinha mais rápido. Primeiro, porque era verdade, e segundo, porque havia a possibilidade real de superar Button. Mais correta ainda seria a postura indicada por Rod Nelson de que a intenção era dar a Bottas um prazo para ele fazer a ultrapassagem. Se não o fizesse, devolveria o sétimo lugar a Massa.

É sempre difícil gerir uma corrida quando seus dois pilotos estão correndo juntos, como aconteceu com a Williams no início da prova. Sentindo-se mais rápido, mas não o suficiente para passar – com dois carros iguais, as armas para defender e atacar são as mesmas – Bottas fez uma prova bastante inteligente, alargando seu primeiro stint ao máximo para fazer a terceira parada o mais tarde possível e voar no final. Foi assim que o finlandês saiu do box no 44º giro 5s6 atrás de Massa, que parara duas voltas antes, e chegou no brasileiro três voltas depois.

Quando veio a ordem, menos de três segundos separavam Button, Massa e Bottas. A prioridade da equipe, claro, é maximizar seu resultado e, naquele momento, era o finlandês que demonstrava ter mais chances de obter isso.

Mas havia um ser humano dentro daquele carro da Williams. No final de uma corrida extenuante e com uma marca inquestionável na memória das diversas vezes em que se sentiu deixado de lado na Ferrari, Massa não quis saber de lógica nenhuma. Teve de ouvir por quatro anos que se tornou capacho quando levou aquela ultrapassagem oportunista de Alonso na entrada do box na China e não deixaria que a história se repetisse.

A Williams sabia de tudo isso quando o contratou. E Massa sempre destacou o quanto o respeito com que foi tratado desde o primeiro momento no time lhe era importante. Portanto, como parece que o brasileiro e Bottas ainda se encontrarão bastante pelas pistas por aí, seria inteligente a equipe levar isso em consideração daqui em diante.

No mais, em mais uma corrida morna, a novidade do gráfico com o consumo de combustível foi um alento. Mas ainda é pouco para compreender o que realmente está acontecendo na pista.

53 Comments

  1. Já vi esse filme… Massa vai ser campeão. O carro é a segunda força do grid. O Bottas não é páreo. Etc, etc.

    O correto é: Bottas anda tanto ou mais que o massa, a Williams pode até ser a segunda força, mas então, o que falta é piloto. massa não vai ser campeão. massa ainda vai ouvir de novo que o Bottas está mais rápido. massa é ruim pra caramba de chuva. Qual de nós não lembra dele em Silverstone, de Ferrari não sei em qual ano??

    Ainda bem que eu não criei nenhuma expectativa. Eu já conhecia o funcionário…

    • A Williams o que tem é o mesmo motor Mercedes e que trabalhou bastante no carro no ano passado. Assim que chegaram com muita vantagem na primavera, porém a chuva resalta muito as falhas de qualquer projeto. Não é uma caranga tão bem nascida, lembrem que foi do mesmo pessoal das dragas recentes, não se iludam, tem mais chumbo embaixo da Asa do que imaginam. Já veremos onde estarão depois do verão.
      Sobre o Massa… Bah!! “Piaste tarde Passarinho”. Mas deixem o cara fazer o que possa. A culpa é dos ufanistas da Bobo…

  2. BRAVO, grande Lewis! Vitória convincente, veloz, sem ramerrames, restabelecendo a verdade e trucidando Rosberg. Julianne, o “pássaro selvagem” (copyright você mesma) saiu do “cativeiro” e voou alto! E o Touro está de volta, trazendo novamente Vettel domando-o com a energia de sempre. Leiam a entrevista de Marko no site oficial da F 1, dizendo que eles JÁ têm o melhor chassi; o “tantinho” que falta é com a Renault, e que esperam estar tinindo na fase europeia. Antes de o campeonato ter início, disse aqui em meus pitacos que acredito que o título de 2014 será discutido entre Hamilton e Vettel. E continuo acreditando, desde que os “cabos de vela” do carro de Hamilton sejam sempre bem fixados, afinal Lewis e Sebastian são os dois pilotos mais rápidos e de maior habilidade natural do grid. Se puderem expressar seus talentos em toda a sua plenitude, a luta será entre os dois, dentro dessa premissa. E o tenaz toureiro espanhol continuará levando chifradas, em mais uma temporada. Vai precisar empunhar um vermelho mais forte para tentar conter o Touro (que já mostrou ser mesmo de raça) e o seu peão tetracampeão – e, claro, Lewis.

    Kobayashi sempre proporcionando bons momentos, agora de Caterham. Gostaria que tivesse pelo menos um motor Honda, no ano que vem.

    Não gostei da ordem da Red Bull mandando Ricciardo aliviar. Também não gostei do “faster than you” estilizado da Williams. Sou de opinião de que, independentemente de quem sejam os pilotos, posições têm que ser ganhas ou mantidas no braço e não através de ordens de rádio, principalmente em inícios de campeonato. Essa é a essência do bom automobilismo. Esse tipo de ordem ou pedido diminui ambos os pilotos que estejam envolvidos, vira mancha, inclusive para a equipe que o praticar. Mas não posso pretender acreditar em Papai Noel, sei que os intere$$es envolvidos são muitos, mas há limites. Quanto a Massa, pode-se objetar que deveria ter tido a atitude de hoje lá atrás, com Alonso, mas nunca é tarde para coisa alguma e, se tivesse deixado Bottas passar, teria sido terrível para o seu lado psicológico, mais uma vez. E se Bottas – com DRS e dois retões – não conseguia passar Massa, como conseguiria passar Button? Não existe isso de 100% de certeza. . . Para alguém já traumatizado como Massa, fiado só amanhã. Mas Bottas é “bota”, e ainda vai crescer.

    Por último, um absurdo essa punição de perda de 10 posições para Ricciardo no Bahrein! Por acaso foi ele quem trocou as rodas de seu próprio carro? Estão exigindo dele uma paciência bíblica. A F 1 está com um regulamento cada vez mais surrealista. Poderiam criar uma punição para a equipe em si, não para o piloto, que é sempre vítima nessas circunstâncias, inclusive da perda de sua própria posição na corrida. Dizem que as corridas de F 1 estão perdendo público. Com esse tipo de coisa só ficam mesmo os viciados (como eu, mas estou revoltado).

    • Muito bem falado. Concordado em tudo!

    • è isso aucam quando a redbul chegar na mercedes vamos ver disputas memoráveis entre Vettel e Hamiltom pilotos feito da mesma matéria prima. torço muito para acontecer. quanto a willams vamos ver as próximas corridas
      nessa o bottas tinha mais rítimo que felipe era mais rápido mas não teve competencia para passar ou faltou coragem especialmente no início da corrida quando massa reclamou que bottas estava atacando.

    • Grande Aucam!! É tua a festa hoje, heim. Mas a melhor ordem de equipe não se deixou escutar. E foi a que deu a Lotus ao Groja. “Heim franchute, o Tagarella tá chegando. Não passa nem fudendo”, hehehehehe. Sim Sr, A Lotus já asomou o primeiro no Q2, e tivessem chegado os dois no final, mas o Maldanado só não é mais sortudo do que o Ricciardo. Para eles tá de bom tamanho, e o desenvolvimento continua. (I Believe)

      • É, Bruz, vamos torcer por uma recuperação da Lotus, pois seus pilotos são duas usinas de adrenalina, hahahaha, podem adicionar pimenta a esse campeonato ecológico, e você sabe que eu nãoaprecio “pilotagens de espera”, pilotagens só de resultados (às custas do infortúnio de quem “se mata” lá na frente). O que me empolga são as tocadas que privilegiam – ANTES DE TUDO – a essência da Fórmula 1, aquilo que ela TEM DE TER de mais sagrado, mais eletrizante e mais empolgante: a EXTREMA VELOCIDADE sem trégua, apoiada em três pilares: o ímpeto, a coragem, o arrojo. Isso é correr! E sim, hahahaha, do ponto de vista de torcedor, corrida com Hamilton na frente SEMPRE é corrida boa!!!

  3. Julianne,

    Na transmissão apareceu a informação de que a Williams era uma das equipes que mais havia economizado combustível até aquele momento nos dois carros e o Massa até sendo mais econômico do que o Bottas. Será que eles foram muitos cautelosos no consumo e por isso não conseguiram ultrapassar o Button?

    • Ricardo, poderíamos estar diante do primeiro caso visível de uma escolha errada de relações nesse câmbio fixo de 8 marchas?

    • O Bottas deu uma explicação bem legal sobre isso na entrevista dele hoje: essa é uma característica do carro porque eles não têm muita pressão aerodinâmica (consequentemente, têm pouco drag e andam bem na reta), então os outros carros, mais equilibrados, conseguem despejar potência nas saídas de curva mais cedo e acabam gastando mais combustível.

      • Ju, bom dia!
        Sei que você ainda não é uma engenheira, mas me que você tem boas fontes por ai! Hahaha!

        Me diga, o que poderia ser feito pra aumentar essa pressão aerodinâmica! Já comentaram sobre alguma solução, uma nova asa seria o suficiente ou só redesenhando toda a traseira?

        Beijos e até o próximo post!

        • Dá para encontrar tempo em ambas as áreas. Mas o Felipe disse nesse final de semana que pode ser que peças novas só cheguem na China.

          • Obrigado Ju. Beijo!

  4. Corridinha modorrenta mesmo. Dava para assistir só o começo, dormir e acordar e assistir as voltas finais. Aí sim seria uma corrida interessante.

    Por causa disso o assunto da corrida ficou mesmo para as ordens de equipe. Legal o gráfico do consumo de combustível e fica uma dúvida, será que o “fluxômetro” da Williams está com um calibre conservador?

  5. Algumas pequenas coisas que consigo enxergar nessas duas corridas: 1- As coisas se delinearão verdadeiramente após o GP da Espanha 2- hehe, a Ferrari parece empresa estatal brasileira, pois possui uma montanha de recursos,e um monte de técnicos meia boca! Falta gerenciamento, soberba sobra..às vezes penso que a scuderia viveu e vive dos ‘grandes’ pilotos que por lá passam e passaram, pois como equipe, parece aquelas empresas familiares onde o QI indica, não a capacidade… 3 a RBR mesmo sem andar na pré temporada, já ultrapassou a Ferrari e Mclren em desenvolvimento. Newey é gênio!!! 4 caro aucam, Rosberg pode não ser genial como Hamilton ou Vettel, mas com esse foguete nas mãos, pode contrabalancear suas deficiências, algo como pilotos medianos como Button, Hill, Jacques Villeneuve já fizeram. Com sua consistência e regularidade, pode dificultar a vida de ambos 4 pra terminar, o silêncio inquietante das pistas…nessas horas compartilho do ponto de vista sincero de Vettel, mediante o ‘politicamente correto’ Button, ora, está uma merda…me parece uma propaganda enganosa, algo como ir ao show de uma banda de rock e faltar o ‘solo da guitarra’, F-1 parece agora: Falta 1 som!!!

    • Caro Wagner, em condições normais de temperatura e pressão Rosberg – que é muito bom piloto, reconheço – não está à altura dos três grandes ALO/VET/HAM (a ordem fica à escolha do cliente, rsrsr). Por isso que acho que a Mercedes tem que fixar bem os “cabos de vela” do carro de Hamilton, pois Rosberg a meu ver não conseguiria resistir a Vettel em igualdade de condições. A Ferrari deve, sim, e urgentemente, um carro para Alonso. A Red Bull – leia-se Vettel – vai chegar na Mercedes na Europa, Marko está esbanjando confiança.
      No mais, amigo, a F 1 verde vai “salvar” o mundo!!!
      Meu abraço.

  6. Se o Massa quer competição e uma briga justa na pista que ela seja durante toda a corrida. Ele não passou ninguém e ainda travou o Bottas mais de uma vez na corrida. Se quer brigar na pista, não chora no rádio como fez no começo da corrida que o Bottas estava tentando ultrapassar ele. E diferente do Massa o Bottas respeitou a decisão por mais que certamente não tivesse a mesma opinião que a equipe. Massa já acabou para F1 e não é de agora, tá fazendo hora extra a várias temporadas já. Está longe de ser um piloto com algum diferencial. Pelo contrário, talvez seja um dos mais limitados do grid. Sinceramente nunca vi no Massa algo justificasse ter uma vaga em uma equipe top ainda o tempo que pilotou por uma.

    • O Massa fez várias ultrapassagens, inclusive 3 na largada!!!

  7. A Red Bull é sem dúvida o melhor carro, além de ser o mais bonito, nada de nariz aspirador de pó, tamanduá ou fálico. É o carro que gera mais downforce sem dúvida e vai desafiar a Mercedes em algumas pistas. Se puderem usar toda potência do Renault, o Vettel entra na briga, porque o Ricciardo parece ser azarado.

    Pelo gráfico do consumo o Vettel era o líder sempre, o que significa que a Red Bull pode até ter obedecido a medida da FIA para a a vazão do combustível, para evitar problemas, mas mantém a coisa perto do limite.

    • Se olharmos o speed trap da classificação, quando todos estão com o DRS ativado, fica claro que a RBR “abusa” das asas e por isso tem tanta pressão aerodinâmica. Logo, tem mais arrasto e por isso consome mais combustível.
      A velocidade máxima que Vettel atingiu (288,5) é mais de 10Km/h a menos que o Hamilton chegou (299,5).
      Porém, se vc observar os melhores tempos por setor verá que Ham foi mais rápido inclusive no S2, setor de mais pressão aerodinâmica.
      Em pistas como a de Monâco e Cingapura, a Mercedes tb estará com asas gigantes e a diferença provavelmente se manterá a favor de Stuttgart, pois o motor Mercedes parece entregar mais torque.
      Estou curioso para ver a quantos Km por hora chegarão os carros no final da longuíssima reta oposta na China, uma vez que os carros já entram nela de sexta marcha (dado de 2013). Com a asa aberta, deve passar dos 370 Km/h.

  8. Na realidade, a F-1 vem sendo tolhida em sua essência gradualmente. Ora limitação de motores, ora a diminuição de erros, que faziam parte da disputa e a tornava indefinida, com toda essa ‘eletrônica’ embarcada nos carros, tornando-os à prova de falhas, ora esse blá blá blá dos engenheiros ditando para os pilotos o que fazer e o que não fazer(leave me alone), enfim, muita interferência externa em algo que deveria se resolver dentro da pista. Sendo saudosista e puritano, por isso dou mais valor a pilotagem de um Prost por exemplo, que era genial apenas com um rádio chiando e uma plaquinha rústica, mas fazia sua corrida cerebral com um hodômetro e feeling. A F-1 é degustada por nos com olhos e ouvidos. Um atrativo visual era o fundo dos carros batendo no asfalto e voando fagulhas para todos os lados, inesquecível, ou os pneus destracionando nas largadas, e agora a falta de berro, é pra entristecer!!! Quando uma categoria top se preocupa com consumo de combustível, é pra se preocupar!!! Ambiente? Produzam motores a hidrogênio! Economia? Ponham os pilotos pra correr de Honda Biz, kkkk. A categoria vai de mal a pior…vida longa a Bernie…

  9. Sem nada a acrescentar ao que a articulista e os colegas disseram. Mas tem uma coisa que não posso deixar passar batido. O Ricciardo é extremamente prejudicado por uma c@%&$# da equipe, sem ter culpa nenhuma e o punido é ele? E punido 2 vezes? Nesta e na próxima corrida?
    Alguém por favor me esclareça isso pra eu não começar a achar que enlouqueci.

    • Roberto Tramarim

      Está no Regulamento Esportivo

      23.12 – If a car is deemed to have been released in an unsafe condition during a race the driver concerned will receive a ten grid place penalty at the driver’s next Event. However, if any car released in an unsafe condition is able to resume the race a penalty under Article 16.3(c) will also be imposed on the driver concerned.

      Basicamente diz que se o carro é liberado em condição insegura o piloto receberá penalty de 10 posições no grid na proxima corrida, além disso, também será punido durante a corrida.

      • Grato pela informação Alex. Como eu disse na outra corrida, se está na regra, então eu não discuto a punição.

        Mas a regra eu discuto, e essas regras novas são uma estupidez. Prever punição dupla pra um piloto que não teve culpa nenhuma de um incidente que só o prejudicou é o cúmulo. Puna a equipe com multa, perda de pontos no campeonato, mas estragar(mais ainda) a temporada de um piloto é de lascar.

  10. Oi Ju,

    O Felipe agiu certo, tivesse ele feito isso na Ferrari, ainda que sofresse outras represália na equipe, sua moral na própria Fórmula 1 teria sido vista com outros olhos.

    Ah, mas pode ser demitido, perder o salário que ganha, dirão alguns. Tudo bem, perde. Mas no esporte é diferente de sentar na mesa de um escritório ou em qualquer outro ambiente e exercer a profissão. No esporte está acima de tudo (pelo menos no ímpeto dos atletas de verdade) a ambição, o egoísmo, o desejo de vencer, de ser o melhor.

    Faz sentido a equipe querer extrair o máximo para o Mundial de Construtores, mas vamos que: 1) Massa cedesse a ultrapassagem para Bottas e este terminasse à frente de Button. Quem estaria com a moral elevada na Williams? Bottas. O mundo desabaria novamente na cabeça de Felipe como desabou nos quatro anos que correu com Alonso.

    2) E se Massa dá passagem para Bottas, este tenta, não consegue e ainda se recusa a devolver a posição para o brasileiro? Novamente o prejudicado seria Felipe Massa. Quem garante que Bottas devolveria?

    Schumacher não quis nem saber se valia apenas um ponto no GP de Mônaco de 2005 e ultrapassou Barrichello. Piloto tem que ter ambição, garra, gana, é isso que a gente sempre quis ver, como Vettel fez com Webber na mesma Malásia ano passado.

    A cúpula da Williams pode até ficar zangada com a atitude de Massa, mas no íntimo de cada um deles eu aposto que ficou a sensação de que é isso que a equipe espera de um grande piloto.

    Um abraço!

  11. Massa teve seus motivos pra não facilitar a vida de Bottas quando o companheiro estava mais rápido, mas agora o finlandês pode dar o troco quando Felipe estiver atrás mais rápido, sem cortesias na pista.

    Resumido, o clima azedou entre os pilotos da Williams, se Massa vai ser repreendido pela equipe, não sei. Reutemann na segunda corrida em 81 não acatou ordens da Williams, no final foi boicotado no time.

    Por outro lado, se Bottas realmente estava mais rápido devia ter ido pra cima de Felipe, mas ele percebeu que a coisa não estava fácil e preferiu não arriscar(ordens da Williams?). Felipe não fez nada de errado, é normal um companheiro reclamar que esta mais rápido pra ganhar posição no “grito”, mas o fato é que Bottas não conseguiu passar o brasileiro, como iria passar Button? Se Massa não conseguiu passar o inglês, acho que seria a mesma coisa para Bottas.

    O finlandês não precisa se aborrecer, tem 14 pontos contra 6 de Felipe, saiu no lucro em duas corridas. Só que acabou qualquer chance de camaradagem entre os pilotos, se Massa precisar lá na frente…vai ficar na mão! Em 2010 Rosberg estava em uma briga intensa com Kubica no mundial de pilotos, no GP Brasil, Schumacher facilitou uma ultrapassagem ao companheiro, foram dois pontinhos a mais para Nico. No final, Rosberg acabou ficando a frente de Kubica no mundial. Esses dois pontinhos naquele GP Brasil faziam muita diferença, Schumacher foi camarada visando o melhor para a equipe.

    Williams tem que avisar os pilotos, a briga vai ser na pista, mas sem jogar carro pra cima do outro!!! Colocou do lado, tente evitar ser ultrapassado, mas sem jogar carro em cima do companheiro. Se acontecer e um dos carros abandonar, aí sim tem que haver esporro.

    “Bottas esta mais rápido, ok, ele que coloque do lado e passe, não vou fechar a porta”

    “Rod Nelson de que a intenção era dar a Bottas um prazo para ele fazer a ultrapassagem. Se não o fizesse, devolveria o sétimo lugar a Massa”. Se avisaram pelo rádio aos dois pilotos, então Massa pisou na bola, aí ele pode ser repreendido. É muito complicado, se o brasuca facilita as coisas e Bottas passa Button, Felipe vai atacar: “Só passou Button porque eu facilitei”, só que o finlandês acabou atrás do brasileiro. Nessa quem esta certo é Felipe, fez sua corrida e defendeu a posição de forma limpa…

    Agora, o Massa não pode ficar com mimimi por Bottas ter atacado ele no começou da prova, corrida tem disputa e que vença o melhor. Deixem os caras disputar posição na pista, Vettel e Ricciardo tiveram uma grande disputar no início de prova, mas o alemão se impôs tomou posição de volta. Não teve mimimi pelo rádio e a disputa foi limpa, isso é que o torcedor quer ver. Ricciardo poderia até jogar o carro em cima de Vettel(estou defendendo a posição), mas isso seria uma loucura! Daniel deu espaço para Vettel e a disputa foi limpa, da mesma forma que o alemão fez quando foi ultrapassado. Mercedes também precisa avisar seus pilotos “temos equipamento pra conseguir pódios e vitórias, estamos brigando por títulos. A disputa vai ser na pista, que fique bem claro é ordem direta, não joguem o carro em cima do companheiro de equipe”.

    Quem ganha é a Formula Um…

  12. Massa fez o certo e por hora, ambos os pilotos estão disputando em pé de igualdade.

    Bottas não teve a atitude. Era chegar e passar, já que tinha carro e condição. Depois, discutia com a equipe se fez ou não certo.

    E a Williams errou. Os caras são pilotos profissionais e pedir para que abram para o companheiro em começo de campeonato e com a situação extremamente indefinida na tabela é comprar uma desarmonia desnecessária.

    Tudo bem que ela pensou nos construtores, mas, convenhamos, ao mesmo tempo que havia uma McLaren na frente, levando mais pontos, havia outra atrás dos dois pilotos da Williams, levando menos pontos que eles.

    Entretanto, acho que no final foi bom acontecer logo no começo, assim, todos na equipe sentam e definem a situação como deve ser daqui pra frente.

  13. Julianne, nesse momento, como vc acha que está a relação de forças da F1? Para mim é a seguinte:

    Merc>RBR>Ferrari>Mclaren>Williams>Force India>STR

    A Williams ainda terá a chance de fazer uma boa corrida semana que vem no Bahrein (horário ótimo finalmente), mas acredito que eles estão ficando para trás.

    A questão é só saber que hora a Red Bull irá disputar pau a pau com as Mercedes em condições normais.

    • Não vejo Ferrari/McLaren/Williams com clareza. Essas classificações na chuva atrapalham a avaliação. Uma coisa que achei interessante foi a McLaren chegando com vários updates e perdendo terreno em relação à Austrália. Isso aconteceu inúmeras vezes nos últimos anos. E posso apostar que Vettel leva o GP da Espanha?

      • Olha, tô com vc, dá pra apostar no Vettel sim na Espanha. E realmente os updates da Mclaren parecem que não surtiram o o efeito desejado

  14. Olha, se o Massa levar essa “fúria” para as próximas corridas contra os demais pilotos, daí fica mais sólida a campanha de reverter o tipo de piloto “carregador de piano” que um dos colegas citou anteriormente. Pra cima do companheiro de equipe 1 vez basta. Porém, já vi que tá faltando pro Massa aquela ‘leitura de corrida” que o Alonso é famoso. Pois se assim fosse, era capaz do Bottas ter conseguido êxito sobre o Button. Mas lógico, com o modo como o engº falou para o Massa sobre quão veloz estava Valtteri até eu ficaria puto.

  15. “a novidade do gráfico com o consumo de combustível foi um alento”
    Comuequeé!! hehehehehe Não acredito que alguiem que goste de automovilismo possa gostar desse esperpento. pofavoh!! justamente isso é o que esta violando os principios da categoría passando a ser a famosa gincana de “Quem faz com menos”, hahahahaha
    Sim Aucam, a F1 vai salvar o mundo. Só o consumo do trasporte de avião de toda a tranqueirada em voo de europa até Asia, gasta mais gasopa que todos os carros em toda a temporada, nem que dizer do que menicionou o tio Bernie, sobre quanto gastam na europa as equipes com seus luxuosos motorhomes. hahahahaha, devería ter uma gincana a ver quem mais gasta, e colocar o gráfico na tela da TV.
    Não Juliana, nada de alento. Para algúns de nos a coisa foi uma punhalada mesmo. Vai perguntar ao coitado de Ricciardo.
    Nem o desenvolvimento dos motores 1.0 Flex vai salvar ao mundo, nem o combustivel sólido do petroleo é tão daninho como querem fazer ver. De fato, podería deixar um longo lengalenga sobre os beneficios do consumo de petroleo nos últimos cem anos, mas seria muita biología e quimica. So deixo a seguinte questão. Quanto tem aumentado o nivel de CO2 na atmosfera por todo esse carburante queimado??. Muita gente diz que é horroroso mais ninguem fala de cifras. Ai fica isso.

    • Regulamento surrealista, filigranas desnecessárias levando resultados pra depender de decisão judicial, comissários pra lá de chatos, falta de trilha sonora nos motores, recuperadores de energia diretos da granja, a F 1 virou um churrasco de soja, amigo Bruz.

    • Refiro-me à maior facilidade em compreender a corrida com esses novos gráficos, Bruz.

      • Nem tanto Ju, veja a boa questão que levantaram por ai: % do que?? De 100 Kg de combustivel que botaram todas?? Ou será que algumas fazem cálculos torcendo para chuva e arriscabam com menos gasopa??.
        Isso pelo tamanho das discrepancias. Por ex, a williams consumia menos %. Os caras estavam economisando ou tinham mais combustivel que as outras?. Até onde eu sei, a regra não diz que tem que carregar os 100 Kg de combustivel. e segundo li no Ico, 10 Kg a mais no tanque te da uma desvantagem de 0,3 seg. Então, de nada servía a tabelinha se não sabemos quanto carrega cada um, e fica apenas em outra dado enigmático e chato. Que sería muito diferente se revelacem quantos kilos ainda sobram em cada tanque.
        Mas não é meu motivo te discordar. Simplesmente é mostrar meu desacordo com certas novas regras, como o fluxometro, a caixa premontada para toda a temporada, e outras varias restrições que limitan performance e arrojo, estou contra o imperio da FIA com punições draconianas. Posso aceitar motores menores e menos combustivel, mas deixa que os caras se viren para conseguir a linha de potencia máxima e confiabilidade (seguro os motores roncaríam), baixa a 6 marchas e que os pilotos se virem para conseguir a melhor relação para cada pista. Se quizerem uma F1 mais economica, limiten tanto sensores e tanta telemetría junto com um batalhão de pessoal técnico que seguramente custa mais caro que meia duzia de motores e caixas. Hoje eu vi a corrida desde a volta 27 e nem fiz questão de ver o repeteco. Olha que quem escreve ja considerou dia de F1 sagrado.
        Por outro lado, deixa eu te cumprimentar pelo belo texto onde você chamou a atenção primeiro sobre a parte psicológica do Massa nesse asunto tão dolorido. De tudo o que eu li você foi a mais clara e direta ao ponto que interessava.

        • A regra impõe o limite de 100kg da largada à bandeirada. Se a equipe acredita que vai gastar os 100kg na corrida, coloca um pouco mais para as voltas até chegar no grid/volta de apresentação/volta após o final da prova/amostra para a FIA. Todos chegam no final com o mínimo de reserva possível, então a informação não é tão inútil assim.

          Una isso ao fato de que, quando estão economizando mais combustível, os carros ficam com aquela luz vermelha na traseira piscando para avisar os demais de que podem estar mais lentos, e você vai montando o quebra-cabeça.

          • Legal, Ju. Essa informação é nova, da luz piscando quando o carro em modo econômico. Mais uma coisa para se observar na corrida. Abs.

          • A grosso modo também dá para ter uma noção de quantos quilos um carro está mais pesado do que outro. Apesar que pelo gráfico não tinha diferenças significativas que justificassem tempos relevantes de volta de um carro para outro.

        • Concordo. E a Ju acertou em cheio o evento que destruiu o Massa na Ferrari. Nao o ‘Fernando is faster then you…’ mas aquela ultrapassagem pela grama na entrada dos boxes.

  16. Julianne,

    Uma curiosidade…

    Nas transmissões internacionais que você acompanha, os narradores/comentaristas elogiam o projetista da Mercedes (duas poles e duas vitórias em duas corridas) ou apenas “imitam” o Reginaldo Leme, cujo mesmo só sabe falar no “gênio Adrian Newey”?

    • Na Espanha, só se fala do Newey também. Na Inglaterra, não se individualiza tanto o sucesso de uma equipe.

  17. Julianne,
    Não entendo, o Massa saiu do seu último pit voando, virando em 1.44.897, num ritmo muito mais forte que o do Button. O piloto da McLaren virava em 1.46.534. Na volta 46 ele consegue passar mas toma o x. E de repente seu ritmo sumiu. Ele teve algum problema? O Bottas estava a cerca de 5s atrás e chegou em ambos de repente. Confesso que esperava mais das duas Williams.

    • Ele chegou tão rápido justamente por causa da briga, pois naquela volta ganhou 3s sobre os dois. O ritmo do Massa não piorou muito, só caiu um pouco porque ele tinha chegado próximo – essa volta de 1min44 aconteceu quando ele estava 3s atrás do Button.

  18. Oi Julianne. tudo bom ?? Gostaria de saber se vcs vao fazer uma avaliaçao do desempenho do Hamilton na corrida. Que mesmo sendo rápido, consumia menos combustível que o companheiro (conforme gráfico consumo de combustível), gasto de pneus, estratégia de corrida etc. Aquelas avaliaçoes com bons cometários e observaçoes que vcs sempre fazem após cada GP.

    Abrçs

  19. Jú, o que acha de também ter um placar de volta mais rapida em cada etapa, confrontando companheiros da mesma equipe?

    • Fazia algo do tipo no início do blog, mas se mesmo na classificação há variáveis, nas corridas elas se multiplicam. Os companheiros podem estar com pneus diferentes, fazer suas melhores voltas em momentos diferentes, ou ficarem presos no tráfego. Enfim, não seria muito justo e mereceria muitos asteriscos.

  20. Acho estranho o Bottas afirmar que passaria pelo Button, se ele estava tão mais rápido e não conseguiu passar nem pelo Massa que teoricamente estava mais lento que o Button, acho impossível ele passar pelo inglês.
    Agora vem o Barhein, onde a Williams deve ter um bom desempenho, espero essa atualização na parte traseira da Williams, o carro parece bom, mas muito nervoso na traseira, se resolverem esse problema eles entram na briga la na frente com toda certeza!!!

  21. Se o Bottas precisava da ajuda dos boxes para passar o Massa, como é que ele conseguiria passar o Button?! Ficou claro que se não deixasse, não passaria. Alguém acha que o Button deixaria o Bottas passar sem lutar?

  22. Massa foi contratado como 1º piloto da Willians e o Bottas era o aprendiz. Nesta 2ª corrida qual era o cenário? Bottas com 10 pontos e Massa sem nenhum por causa do Koba. O Engenheiro Chefe da Equipe nesta corrida era o Rod Nelson. Quem é esse cara? É o Engenheiro de Testes da Equipe. Gente !!! e que era o Piloto de testes da equipe em 2012? O Bottas. E quantos treinos de sexta ele fez? 17 treinos substituindo o Bruno Senna. Em 2013 foi promovido no lugar do Senna. Portanto ele tem 3 anos de relacionamento próximo com o Rod Nelson. E quem vai ser o Engenheiro Chefe a partir do Bahrein? O Rob Smedley homem de confiança do Massa. Então o GP da Malásia era a última oportunidade de Bottas e Rod Nelson tentarem abalar o moral do Massa. A frase foi proposital e tinha um objetivo claro. Desmoralizar o Massa e no mínimo promover o Bottas a situação de igualdade dentro da equipe.
    Mas Massa teve atitude de piloto de verdade e acabou saindo por cima nessa história toda. Ainda estão tentando vender o Bottas como um piloto com mesmo potencial que o Massa. Mas ele ainda está muito longe disso. E o Massa agora com seu homem de confiança na chefia dos engenheiros não vai mais ser alvo de armadilhas como essa e o seu talento vai prevalecer sobre o Sapattinho.

    • Vejo bastante sentido no seu comentário, também acho que o Smedley vai favorecer o Massa no time até por estar “devendo esta pedra” pra ele. Se o Massa tivesse aberto o caminho perderia sua pouca moral de vez.
      Mas o Bottas agora viu que se quiser alguma coisa vai ter que ser na pista e no braço. Massa está certíssimo, corre pela carreira dele e a Williams perdeu uma ótima oportunidade de ficar quieta, muito feio para uma equipe com tanta tradição e carisma.

  23. A Williams não tem um carro tão bom quanto estavam pregando. Mas ainda assim ela está mostrando bons resultados e precisa maximizar isso agora porque no decorrer do ano é fato que ficarão mais pra trás. Acho incrível como não rola uma conversa sobre este tipo de situação antes das corridas, seria tão simples deixar as coisas acertadas antes, evitaria até o rádio.

    O problema é que o Bottas é rápido e talvez mais do que o Massa, então não adianta o Massa peitar o companheiro e a equipe se continuar segurando o finlandês atrás dele. De agora em diante ele precisa sistematicamente andar na frente do companheiro e pelo menos com 02 carros entre eles.

    • Fernando, O Bottas é rápido. Mas não é mais rápido do que o Massa. Em todos os testes da pré-temporada o Massa foi bem mais rápido do que o Bottas. Nas duas corridas classificou na frente do Botas. Na Malásia o Speed Trap mostrou que o carro mais rápido foi o do Massa cerca de 4 km/h mais veloz do que o segundo (O Bottas). Por fim, a melhor volta da corrida do Massa foi mais rápida do que a do Bottas. Mas no momento em que o Massa estava preso atrás do Buton o Bottas com pista livre realmente estava mais rápido (é lógico). Porém quando o Massa foi avisado de que o Bottas seria maisr ápido do que ele o Massa respondeu acelerando e o Bottas em momento algum emparelhou com o Massa. Portanto, o Massa é realmente mais veloz que o Sapatinho. Lembrem-se o Massa em classificações rivalizava com o Alonso.


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