F1 O que esperar da F-1 em 2017: Sauber - Julianne Cerasoli Skip to content

O que esperar da F-1 em 2017: Sauber

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O que fez em 2016: indefinições financeiras no início do ano deixaram o time correndo atrás do prejuízo por todo o ano.

O que muda para 2017: suíços foram se reforçando ao longo de 2016 e contam com um piloto considerado talentoso, mas que teve de ser salvo por Wolff para não ficar a pé.

Meta: pontuar

Em teoria, a matemática da Sauber era simples: se economizarmos no motor, usando uma unidade de potência antiga da Ferrari, podemos investir mais na aerodinâmica, que ganhará importância com o novo regulamento. Além disso, ganhamos tempo, porque já que nosso projeto atrasou devido à situação econômica ruim até meados de 2016, chegando até ao atraso de salários, é melhor usar um equipamento com o qual já temos intimidade.

A equação dos suíços só esqueceu de alguns “detalhes”: a Ferrari, como as demais fornecedoras de motores, fez uma revisão completa em seu equipamento e há quem diga que sua unidade de potência de 2017 tem nada menos que 40cv a mais. Mesmo que o número soe exagerado, como não há motivos para acreditar que o carro em si tenha algo de especial em relação a seus rivais, o cenário não é nada favorável. Ainda mais quando várias curvas se tornarão efetivamente retas com o aumento do downforce e da aderência mecânica e o arrasto também será maior, mantendo – ou até aumentando, de acordo com alguns – a importância da potência e da capacidade do motor recuperar energia.

Isso sem falar na liberação do desenvolvimento ao longo do ano, que deve ir aumentando o abismo de uma forma até mais forte do que aconteceu com a Toro Rosso ano passado: usando o motor Ferrari de 2015, o time era figura fácil no top 10 na primeira metade do campeonato. Na segunda, pontuou apenas três vezes.

Mas e o dinheiro a mais, não poderia ajudar? A equipe começou a se fortalecer ano passado, especialmente com a chegada de Jorg Zander, mas o carro continuou bem mais simples até que seus rivais diretos, como a Haas. Isso faz sentido porque uma equipe pequena tem menos motivo$ para arriscar, mas também impede grandes ambições.

Em comum com os norte-americanos, a Sauber cometeu muitos erros operacionais ano passado e talvez esteja aí a chave para tentar aproveitar alguma chance que surgir para pontuar.

Chances essas que têm mais possibilidade de surgir nas mãos de Wehrlein. Com um carro pior em 2016, foi o alemão quem aproveitou para entrar no Q2 quando deu e até para pontuar. Marcus Ericsson, por sua vez, vem dando sinais de evolução desde a segunda metade 2015, mas ainda erra muito.

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5 Comments

  1. Ju, sei que não é o assunto, gostaria de saber quais os prováveis motivos de à RBR querer tanto retirar as barbatanas de tubarão e asas em T? É difícil acreditar que seria só por estética.

  2. Segundo li, as asas e a barbatana não dã
    o ganhos significativos de desempenho, mas acabam com a estética. Seriam esses os motivos.
    Não entendo como uma equipe que existe a 30 anos na F1 consegue errar tanto em suas decisões, por essas e outras que a Sauber nunca saiu da lanterna\meio de pelotão, enquanto isso a Haas dá show de como comandar uma equipe e já sonha até com pódio nesse segundo ano! Claire Williams mostrou como que se reestrutura uma organização pra lutar na frente e o que dizer do trabalho duro e decisões acertadas da Force India que esse ano sonha em ser “a campeã do resto”?
    Grande abraço e ótimas análises (como sempre) Julianne!
    Abraços pros meninos e beijos pras meninas!

  3. Julianne, bom dia.
    Pergunta: a Sauber pode “mexer” no motor Ferrari modelo 2016 em busca de melhorias, tal como a Red Bull fez com a Ilmor em cima das unidades Renault?
    Sobre os suíços, devem fechar o grid na lanterna sempre, não parecem ter achado nenhum “pulo do gato” nos primeiros testes e o orçamento, mesmo um pouco melhor que ano passado, ainda é bastante limitado para permitir qualquer ousadia. A diferença de motores será gritante desde o começo e vai piorando a cada trimestre… tomara que eu esteja muito equivocado, mas vai ser penoso assistir as corridas da Sauber.

    Abs, parabens pelas analises!

    • Os motores estão liberados em diversas áreas, mas levando em consideração que eles optaram por esses motores para focar os recursos no carro, não sei até que ponto investiriam nisso.


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