F1 Drops do GP da França e o chocolate da McLaren - Julianne Cerasoli Skip to content

Drops do GP da França e o chocolate da McLaren

Era um desastre anunciado: é justo dizer que em algum momento todos que estiveram no GP da França ficaram presos em um engarrafamento nos arredores ou até mesmo dentro da pista. Ao longo do final de semana, a polícia local foi modificando o esquema de trânsito para dar mais fluidez, mas mesmo assim as filas eram enormes. Há apenas dois acessos principais para o circuito, de mão dupla, e foram vendidos 65 mil ingressos para o domingo – e inclusive na sexta-feira havia muito mais gente na pista do que o normal.

 

A resposta de Chase Carey ao problema foi péssima: “Pelo menos quer dizer que estamos populares”. Bom, não vão ficar por muito tempo quando se paga caro pelo ingresso para chegar até a perder atividade de pista. Isso, e também as críticas ao layout do circuito geraram a discussão se não seria melhor ir para outro lugar, até mesmo voltar para Magny Cours. A questão é que há dinheiro e interesse na França para um GP, mas nenhum autódromo que comporte a F1 atual.

 

Além de um esquema diferente para o trânsito, discutiu-se também a possibilidade de alterar a pista, que tem dezenas de configurações distintas. Quando a questão foi levantada na reunião de pilotos e o problema dos custos foi levantado, Vettel se opôs: “Eles não têm problema de dinheiro aqui se cobram 80 euros por um sanduíche no hotel da pista!”

 

Falando em Vettel, vi o momento em que ele, logo que saiu do carro, foi se explicar com Bottas. O finlandês manteve-se de capacete, só deu de ombros e basicamente deixou o alemão falando sozinho. O curioso foi que Verstappen, Hamilton e até Alonso aproveitaram a situação para alfinetar Vettel – Max foi irônico e advogou em causa própria, pedindo que a mídia passasse a pressionar Seb da mesma forma que fez com ele, Hamilton disse que ele se safou e que deveria ter recebido punição mais forte e Alonso falou aos italianos que o piloto que tomou sua vaga na Ferrari arriscou demais na primeira volta para alguém que está lutando o campeonato.

 

A coletiva dos chefes de equipe teve uma extensa discussão sobre premiar seus funcionários com um chocolate com cara de sapo. Tudo começou com uma matéria do jornalista Jonathan McEvoy, do tabloide inglês Daily Mail, sobre o clima ruim que Eric Boullier tem na McLaren, e como ele teria tentado “comprar” seus funcionários com o tal chocolate, chamado Freddo.

 

O jornalista acabou sendo banido do motorhome da McLaren por conta da matéria, mas Boullier não conseguiu escapar dos questionamentos porque estava escalado para a coletiva. O francês até tentou colocar Zak Brown no seu lugar, mas foi avisado que isso não passaria a melhor das mensagens para a imprensa.

 

O fato é que Boullier está sob intensa pressão, como já coloquei por aqui, e aumenta a especulação de que ele não chega a Spa no comando da McLaren.

 

O mercado de pilotos também está começando a se agitar – ou pelo menos o mercado de boatos. Nesta fase, é muito comum alguns jornalistas serem usados para passar as mensagens que os times querem. Tanto que veio do Bild via Marko a tal proposta da McLaren para Ricciardo, por exemplo. E na imprensa italiana também ganha força que Raikkonen está fora e Leclerc, dentro da Scuderia em 2019. Mas será que não é exatamente o que a Ferrari quer para tirar mais de seu piloto? Sempre é bom ver de onde vem e questionar as informações.

 

O que posso dizer é que Ricciardo e Horner deram a entender que a renovação está próxima. Ele falou em assinar na semana que vem ou na próxima, porque quer resolver logo. E seu chefe falou que seria muito surpreendente se ele desistisse de uma equipe com a qual está ganhando.

 

Mas a renovação seria por quanto tempo? Ricciardo é o primeiro a reconhecer que todos estão tentando dar uma de Hamilton e acertar quem vai levar vantagem em 2021. “Se bem que o Lewis diz que não, mas eu acho mesmo é que ele deu sorte”.

16 Comments

  1. Ju, como fica agora? O Alonso pediu para a McLaren romper com a Honda e agora deve deixar a equipe? E ficou provado que a culpa não era do motor.

  2. Ju, qual é o clima da Mclaren com o Alonso ?
    segunda passagem, 2° vez que há uma conturbação tão grande. Boullier que tanto defendia Alonso parece estar com a corda no pescoço e etc. Alonso infernizou a mclaren pra trocar pela renault, e agora se ele sair, como a mclaren fica ?

    Complexo essa novela …

    Nessa corrida ficou claro que o piloto patinho feio da F1 atual é o Bottas. Pneu estourado em Baku quando poderia ter vencido. Atropelado pelo Vettel na França … Foda hein.

    Essa batida do Vettel no Bottas me lembrou o mesmo caso do Vettel e do Hamilton no México ano passado. Tá começando a ficar difícil de acreditar que ele fez isso sem querer …

    • O que é isso meu chapa!!! Vettel pode estar pressionado, perdendo as estribeira, até pilotando mal. Mas não enlouqueceu. Batida proposital na primeira volta no *companheiro* do rival no campeonato???!!! Pra mim isso é cabelo em casca de ovo!

      • Provavelmente não é isso, mas parece ultimamente que o Vettel não tem tido alto controle com sua afobação em largadas. Claro que isso não ofusca o talento do cara, mas que de certa forma parece estranho, parece.

        Nesse caso, é super compreensível, pelo fato da pressão aerodinâmica, pneus frios, freios frios, etc. Mas … hahahahahahaha

  3. Ju, sera que Kimi teria animo para mais uma temporada?

  4. A McLaren precisa agir como o Sergio Marchionne, fazer uma limpa e promover a prata da casa, o Whitmarsh pode ter colocado lenha na fogueira de vaidades do time. Os caras tem dinheiro, tecnologia e profissionais de ponta, obvio que tem umas peças que não estão encaixando, a saída do Ron Dennis deixou a galera com as rédeas soltas.

  5. O negócio é que a McLaren viu que fez besteira ao chutar a Honda, e que a Williams é logo ali do lado.
    Questiona-se: e os patrocínios que Zak Brown iria arrumar?

    • Zak he slicky willy…. smooooooth talker. Boa lembranca, onde esta o tutu? Essa turma da McLaren atual… uh la la.

      Saudades do Tio Ronzo!

  6. Se me lembro bem o Bottas acertou o Kimi ano passado e sequer foi punido. E ele não aceitou as desculpas de um colega que assumiu o erro e foi pedir desculpas ? Não me parece uma postura decente. Acho que Kimi fica mais um ano e se aposenta. Max está calmo mas logo apronta das suas e não existe comparação do erro de Vettel com os dele.
    Vettel errou e assumiu e eu já perdi as contas do tanto de besteira que o Max fez e se acha certo. O Alonso vai torcer até o final dos tempos para que a Ferrari nunca mais ganhe um título mundial. Grande piloto , péssimo profissional.

    • Escreveu tudo sobre o Max Daniela!
      O que me chama a atenção na postura dele, e me deixa em duvida se ele será esse campeão que todos clamam, e justamente isso, se achar sempre certo.
      Essa postura me lembra muito a de um outro piloto com muito menos talento que Max, mas com postura bem parecida:
      Pastor Maldonado.
      Grande abraço!

    • É, acho que o Bottas começa a mostrar sinais que sente a pressão…

    • Pois é, Daniela, achei muito estranha essa postura do Bottas. Ano passado em Baku, ele bateu em Kimi na primeira volta, ninguém clamou por punição alguma, e nenhum procurou o outro depois da prova (é inegável que ninguém espera isso de Kimi, mas poderia esperar do Bottas). Vettel reconheceu o erro, imediatamente o procurou para se explicar, mas pelo visto não foi compreendido. Por mais que estivesse de cabeça quente, não me parece a postura correta. Mas ele é um cara tranquilo e talvez reconheça mais tarde que nem todos têm a postura que Seb tem. O pessoal do Roda com Roda até disse que o Vettel “deu de ombros” ao ocorrido, baseando numa manchete do site da FIA, claramente intencionada para vender notícias e buscar o maior número de acessos. Acho melhor que eles busquem melhores fontes.

      Sobre a declaração de Max, eu só posso lamentar o lixo humano que ele está se virando. No dia em que ele tiver 4 títulos mundiais, 54 poles e 50 vitórias, podemos conversar. Por enquanto, ele não é nada. E Seb sabe reconhecer seus erros e não ameaça dar “cabeçadas” em ninguém. E olha que teve gente que achou a declaração “sensacional”! (refiro-me ao Fernando Campos, do Roda com Roda). Olha a visão de mundo dessa gente!

      Esperar o quê do Alonso? Tem gente que tem pena dele. Eu não tenho: foi ele que se colocou nessa situação. Ele saiu da Mclaren em 2007 e da Ferrari sobretudo pelos seus jogos políticos e clima ruim que cria dentro das equipes. Ele fez de tudo para que a Mclaren se livrasse da Honda. A situação agora é pior: a equipe agora paga pelos motores Renault (a Honda bancava para que a Mclaren corresse com eles) e só se afunda. É a dura realidade de quem dizia em voz alta que “tinha o segundo melhor chassi da Fórmula-1”. E olha como o mundo dá voltas: o projeto da Mclaren na Indy pode depender da… Honda. Honda que foi tão achincalhada por eles. No mais, ele sempre vai torcer contra a Ferrari (assim como teve que engolir seco o título de Hamilton em 2008, cumprimentando-o a contragosto), então nem espero nada diferente.

      Quanto à batida e a punição em si, é lógico que ninguém espera isso de um piloto tão acima da média, mas às vezes acontece. Batidas ocorrem desde que duas pessoas decidiram pilotar dois carros para decidir quem era o mais rápido. Muitos reclamaram da punição: achei de bom tamanho. Ele prejudicou a corrida do Bottas, mas também prejudicou a sua. Se Vettel arranjou ritmo na pista a ponto de cumprir a punição e deixar a impressão de que ela pareceu inócua, méritos dele: foi ele que construiu a vantagem na pista. Foi injusto ele chegar à frente do Bottas? Não acho, cada um faz o melhor de si com as armas que tem. E Vettel fez o melhor que pôde dado as circunstâncias que ele mesmo provocou; já outros pilotos, depois de um revés como esse, costumam se abater na própria corrida.

  7. Olá Julianne!
    Adoro os drops do Paddock, uma das melhores colunas do blog, mas também qual coluna deste blog não é boa? Todas são ótimas!
    Agora que já rasguei os elogios vamos lá:
    Sorte nada, a Hamilton falta habilidade para ler as questões de pista dentro do carro, mas fora do cockpit é tão bom quanto Vettel em ler o mercado de pilotos. Vamos lembrar que ambos de forma corretíssima o declínio de McLaren/RedBull e a ascensão de MMercedes/Ferrari. Não à toa disputaram o título temporada passada e disputam nessa.
    Bem diferente de Alonso, que lê muito bem a corrida de dentro do cockpit e muito mal o mercado de pilotos fora do carro. Não à toa pegou em sequência duas equipes em descenso (vindo a pilotar uma Ferrada e posteriormente uma McLata) e não disputa um título desde 2013 ou 22012.
    Sobre a McLaren:
    Já li tanto sobre isso, até mesmo a afirmação de um profissional (em uma dessas matérias sobre o chocolate) que teria dito que “os diretores não sabem o que fazer para melhorar o carro e badicamente nos pede para fazer o seu trabalho”
    Nessa afirmação ele se referia ao fato de pedirem a alguns funcionários fazerem modelos de madeira, caso tivessem ideia de como melhorar o carro. Esse assunto também foi levantado ou foi ofuscado pelos chocolates Ju? Esse parece ser mais relevante, uma vez que mostraria o quanto a equipe está perdida com o carro. Até deram a desculpa do túnel de vento, mas particurlamente não acredito muito.
    Todos sabem que a McLaren é a vitrine do McLaren Group, uma empresa de tecnologia e com a equipe no fundão, a empresa perde um milhão!
    Por isso eles teimavam em culpar a Honda e agora insistem em culpar o túnel, não por não reconhecer os erros do chassi, mas por ao reconhecer a equipe incompetente que tem, eles perdem grana. Canto essa pedra desde os tempos de Honda, impossível eles saberem se possuem o melhor chassi, se o carro não anda não há como testar o chassi.
    E para encerrar uma última pergunta, há algo pessoal entre Vettel e Bottas? O cara foi lá se explicar e ficou falando sozinho, falta de educação né. E de fora, parece que o Vettel é o mais educado e comedido nesse ponto, sempre vai se desculpar das &%*#%@$ que faz, tanto que uma das broncas dele com o Kvyat parece ter sido essa, o russo nem falar com ele foi, depois de brincar de tiro ao alvo com a Ferrari do Vettel. Na segunda ele reclamou direto com o chefe do cara e todos sabemos o final.
    Grande abraço a todos!

    • Amigão, com todo respeito…
      Mas eu parei de ler quando você diz que ao Hamilton falta habilidade de ler uma corrida…
      O cara ganha 65 GP’s…
      Imagina se soubesse fazer tais análises…
      Já teria ganhado uns 120 GP’s!!!
      Poxa, menos né?!?!

      • Eu entendo o que o Nato quis dizer e vou dar exemplos.

        No Bahrein, o Hamilton perguntava toda hora ao engenheiro se ele deveria acelerar ou poupar pneus porque a Ferrari deixou a Mercedes na dúvida se pararia novamente ou não.

        Em Mônaco, Hamilton insistiu com a equipe que deveria parar de novo. A equipe evitou que ele cometesse essa besteira: ele voltaria com pneus novos, mas de nada isso adiantaria em Mônaco; não passaria ninguém e ainda perderia as posições devido à parada.

        Ele é sensacional quando tem o carro na mão (e principalmente quando sai na pole), mas um defeito dele é exatamente esse que o Nato falou. Nesse quesito, Alonso é o melhor de todos, mas sabemos que não está em uma equipe de ponta por outros motivos.

  8. Boullier descobriu a velha maxima que quando o seu padrinho sai da empresa, voce esta ferrado. Ronzo saiu faz tempo, Boullier ate que durou bastante sem o responsavel pela contratacao.

    Welcome to hell.


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adicione o texto do seu título aqui